39% Dos Brasileiros acham paulistanos “EgoÍstas”

Datafolha mostra que para 39% dos brasileiros, “os paulistanos se julgam melhores que os demais brasileiros”, ante 30% em dezembro de 2003; dados mostram também que 20% dos brasileiros de fora de São Paulo acreditam que os paulistanos têm inveja do resto do país; antes, percentual era de 16%; também caiu percentual dos que acham que os paulistanos trabalham mais; levantamento foi feito com 2.896 pessoas nos dias 2 e 3 de dezembro em todo o país, exceto na capital paulista

Do: Brasil247

Pesquisa do Datafolha divulgada nesta segunda-feira, 22, mostra que para 39% dos brasileiros, “os paulistanos se julgam melhores que os demais brasileiros”. Em dezembro de 2003, quando essa pesquisa foi realizada pela primeira vez, eram 30% os brasileiros que concordavam totalmente com essa afirmação.

O levantamento, publicado pela Folha de S. Paulo, foi feito com 2.896 pessoas nos dias 2 e 3 de dezembro em todo o país, exceto na capital paulista. Margem de erro é de 2%.

A partir de seis afirmações elaboradas pelo Datafolha, os pesquisadores perguntaram aos entrevistados se concordavam ou discordavam, total ou parcialmente, de cada uma.

Segundo os dados, 20% dos brasileiros de fora de São Paulo acreditam que os paulistanos têm inveja do resto do país. Em 2003, o percentual era de 16%.

Por outro lado, a ideia de que os demais brasileiros invejariam os paulistanos caiu. Na primeira pesquisa, 13% concordavam totalmente que “os brasileiros têm inveja dos paulistanos”. São 10% agora.

“Os paulistanos trabalham mais do que os demais brasileiros”, sentença habitualmente propagada pelos paulistanos, foi posta à prova pelo restante do país. 20% dos entrevistados concordaram totalmente. Há 11 anos, eram 25%.

Ainda segunda a pesquisa, 46% dos brasileiros concordam plenamente que “os paulistanos se importam mais com seus problemas do que com os problemas dos outros”. O percentual anterior era de 42%.

No Nordeste, a deterioração da imagem dos paulistanos fica mais acentuada. Segundo os dados do Datafolha, ao todo, 67% dos nordestinos acreditam que os paulistanos se julgam melhores que o restante dos brasileiros (51% concordam totalmente com a afirmação, 17% concordam em parte).

Para 48% dos nordestinos, os moradores de São Paulo têm inveja dos compatriotas; e 76% concordam que “os paulistanos se importam mais com seus problemas”.

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

“Questões levantadas nas lutas dos anos 1960 permanecem atualíssimas”

A importância da luta dos estudantes na França, e...

Normalização do estado de exceção

A desigualdade dificulta a percepção de que todos merecem...

Brasil dá visto de permanência a vítimas de terremoto no Haiti

    O Conselho Nacional de Imigração (CNIg), ligado ao Ministério...

Parabéns, imprensa: é fascismo

O Brasil vive um momento delicado, política e economicamente...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=