A linda e desconhecida África, em São Paulo

Festival Afreaka: encontros entre Brasil e África Contemporânea

Do Negrobelchior

Por Douglas Belchior

Uma iniciativa multidisciplinar que visa romper os estereótipos presentes da África no Brasil, evocando o seu lado inovador, proativo e artístico e promovendo o diálogo de representantes da cultura de raízes afro-brasileiras com artistas e intelectuais contemporâneos do continente africano. Realizado em parceria com a Biblioteca Mário de Andrade, principal biblioteca pública de São Paulo e sede das atividades, o “Festival Afreaka: encontros entre Brasil e África Contemporânea” acontece entre os dias 9 e 27 de junho e oferece o melhor das artes visuais e gráficas, literatura e ciências humanas do mundo africano.

Alexandre-Keto-4-quênia-samburu-

A programação, que será inteiramente gratuita, conta com três instalações expográficas fixas. A Exposição Protagonistas Africanos vestirá a Biblioteca Mário de Andrade, oferecendo ao público um mergulho nas expressões contemporâneas que abordam sustentabilidade, artes e sabedorias complexas do continente negro. Ainda, a mostra Mulheres Africanas, da artista plástica Surama Caggiano, traz composições em mosaico de belas mulheres negras, que estimulam o povo brasileiro a ir ao encontro de sua origem em África. No terceiro andar, o visitante poderá presenciar o encontro explosivo de cores e contrastes, onde as lentes africanas e afro-brasileiras se unem trazendo a sensibilidade e inovação artística na fotografia.

 

Seis workshops inéditos serão o destaque da programação variada: renomados artistas e intelectuais promoverão encontros para discutir e compartilhar experiências sobre HUBs e inovação, performance multimídia, moda afro futurística, mídia alternativa, arte digital e cabelo como instrumento político. Ainda, duas palestras e quatro mesas de debates trazem grandes nomes africanos e brasileiros das artes contemporâneas para pensar novas formas de discussão sobre a produção cultural e o protagonismo negro. Cinema e grafitti não ficarão de fora da agenda, preenchendo o festival com cores e imagens.

manifesto6

Com uma abordagem inovadora, o Festival Afreaka nasce para colaborar com a promoção da cultura de forma ampla por meio de obras e artistas capazes de sensibilizar e dialogar com o público, incitando uma reflexão mais profunda sobre uma das principais regiões de origem da população brasileira. Ao estimular a ruptura de estereótipos, o evento traz à tona um debate relevante sobre a importância da multiplicidade de versões, revelando um continente ilustrado de forma inédita, criando um valoroso produto cultural e trazendo aos olhos um tema que merece registro.

O evento é inspirado na proposta do coletivo Afreaka, que se apresenta como uma plataforma de mídia, educação e produção cultural, que comunica para desenvolver e quebrar velhos pensamentos estereotipados acerca de África e tudo que envolve sua história e cultura. Pensando de maneira horizontal, o projeto se estabelece como alternativa sólida para os que desejam ir de encontro com suas origens.

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO

Onde: Biblioteca Mário de Andrade, R. da Consolação, 94 – Centro, São Paulo.

Quando: Do dia 9 a 27 de Junho

Quanto: GRATUITO, com retirada de senha uma hora antes do início de cada evento

+ sobre o tema

Fórum da Noite dos Tambores: Encontro de Ritmo, Educação e Ancestralidade

Reunindo ritmo e ancestralidade, no dia 01 de dezembro,...

Afrofuturismo e uma plataforma web de voo artístico

“Dúdús” em iorubá significa “escuros, negros, pretos”, explica o...

Morre o primeiro técnico negro a ganhar um título de basquete na Liga Universitária dos EUA

John Thompson foi uma figura lendária no basquete universitário...

Milton Nascimento grava com Jason Mraz

O cantor Jason Mraz, mais conhecido como autor da...

para lembrar

Na Nigéria, bonecas ‘Rainhas da África’ desbancam a Barbie em vendas

Com a economia da Nigéria em ascensão e mais...

Angola brilha na Mercedes-Benz Fashion Week Africa

Mais de 30 estilistas africanos de 15 países, incluindo...

Em defesa de Romero Britto

por Paulo Vieira Pessoas bacanas de minha relação, dois atributos...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...
-+=