VIII Jornada Internacional de Mulheres Escritoras.

A Jornada das mulheres escritoras acontece dias 28 e 29 de agosto, na cidade de São José do Rio Preto,  tem como objetivo reunir escritoras e escritores de diversos países e propiciar ao público – leitores, pesquisadores, críticos e interessados em geral – um espaço para o diálogo e a troca cultural sobre literatura.

Por Mônica Aguiar , do Mulher Negra

 O evento contará com as presenças para além de Angola,  Panamá, Chile, Paraguai, México, Portugal e do Brasil escritoras do Rio de Janeiro, da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo.

 

Na abertura do evento acontecerá apresentação da Tássia Camargo, com poemas de Cecília Meirelles e homenagem à escritora Chilena Pia Barros .

 

A Jornada Internacional de Mulheres Escritoras é um evento anual que reúne na cidade do Estado de São Paulo escritoras de vários países com o objectivo de criar mecanismos que possam viabilizar uma melhor e mais eficaz comunicação entre as redes de escritoras e divulgar a escrita literária e os trabalhos críticos de mulheres tradutoras, pesquisadoras, jornalistas e educadoras.

 

A Escritora Ngonguita Diogo tem presença

 Confirmada no Encontro 

images
Durante o evento,  a escritora angolana vai apresentar palestra com  tema “O papel das mulheres na cultura angolana” e promoverá em suas obras literárias  autógrafos.

Ngonguita Diogo, pseudónimo literário de Etelvina da Conceição Alfredo Diogo, nasceu no dia 4 de Maio de 1963 em Cazengo (Ndalatando), Kwanza Norte, e começou a escrever artisticamente em 2004.

É membro do Movimento Lev’arte de Angola e tem públicos os livros “No Mbinda o Ouro é Sangue” (2010) reeditado no Brasil, “Weza a Princesa” (2010) reeditado em Portugal, “Sinay” (2011) reeditado no Brasil, “A Minha Baratinha” (2011), “Acudam Maria do Rangel” (2013) e “Da alma ao Corpo” (2014).

Tem ainda editado um CD de poemas intitulado “E Assim Virei Maria” e publicou poemas no suplemento “Vida e Cultura” do Jornal de Angola, assim como nos semanários O Independente e Agora.

Dias 28 e 29 de Agosto 

Inscrições no local.

Locais: Sala de Uso Múltiplo e Teatro SESC RIO PRETO

+ sobre o tema

Câmara aprova o projeto da criação da Secretaria da Mulher em Goiania

Na manhã dessa terça-feira, 22/11, aconteceu a última votação...

As 14 mulheres mais cruéis da história

Condessa se banhou em sangue de virgens, nazista usava...

Entrevista da Ministra Luiza Bairros ao jornal Fêmea

Assista e divulgue o vídeo com a entrevista da...

para lembrar

Jurema Werneck: Menin@s eu (não) vi!

Era a abertura do Encontro Iberoamericano do Ano Internacional...

A mulher negra zangada

Todo mundo conhece o esteriótipo da mulher negra zangada. Ela...

Curso “Feminismo e Filosofia” da UnB resgata pensadoras esquecidas pela academia

Atualmente, a disciplina, optativa para alunos de licenciatura em...
spot_imgspot_img

TSE realiza primeira sessão na história com duas ministras negras

O TSE realizou nesta quinta (9) a primeira sessão de sua história com participação de duas ministras negras e a quarta com mais ministras...

Em reunião com a ministra das Mulheres, movimentos denunciam casos de estupros e violência em abrigos para atingidos pelas enchentes no RS

Movimentos feministas participaram de uma reunião emergencial com a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, no final da tarde desta terça-feira (7), de forma online....

Documentário sobre Ruth de Souza reverencia todas as mulheres pretas

Num dia 8 feito hoje, Ruth de Souza estreava no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O ano era 1945. Num dia 12, feito...
-+=