Com show ‘Tarde’, Milton Nascimento revisita sua obra

Cantor mostra clássicos e músicas menos conhecidas durante apresentação

POR LEONARDO LICHOTE, do O Globo

A letra de “Tarde” completa o desejo de retorno da frase “Quero voltar” com o verso “Poder a saudade não ter”. Nesse sentido, a parceria do cantor com Márcio Borges (lançada em 1969) combina com a proposta do espetáculo batizado com o nome da canção, no qual Milton volta a clássicos da carreira num formato novo — baseado num duo de violões de sete cordas e contrabaixo acústico. O repertório do show — inicialmente marcado para 16 de dezembro, mas adiado por motivos de saúde para esta quinta, no Teatro Bradesco — também inclui músicas que o compositor e intérprete não cantava havia anos.

Milton explica que “Tarde” surgiu do desenvolvimento natural de trabalhos anteriores que já tinha feito com os violões dos irmãos Wilson e Beto Lopes — o contrabaixista Alexandre Ito completa a formação que o acompanha:

— Antes desse show ser intitulado “Tarde”, nome sugerido pelo jornalista e amigo Marcus Preto, a gente já tinha feito algumas experiências nesse formato. Junto com os irmãos Wilson (que também tocam viola caipira no show) e Beto Lopes, já tínhamos tocado uma vez no Espaço Tom Jobim e, depois, numa festa do Grammy Latino, na Miranda. E como nesses dois shows a aceitação do público foi bem bacana, decidimos seguir em frente e ver no que dava. Mas nada disso foi planejado com um objetivo específico, o show simplesmente aconteceu.

COMPONDO PARA DOIS DISCOS

A escolha do repertório — de sucessos como “Ponta de areia”, “San Vicente” e “Caçador de mim”, ao lado de menos conhecidas como “Idolatrada” e “Sueño con serpientes” (do cubano Silvio Rodrigues, que Milton gravou em 1980 num dueto com Mercedes Sosa) — segue a mesmo fluxo. Ou seja, pouco planejamento e muita intuição.

— São canções que se adaptaram muito bem nesse formato somente com violões sete cordas e o baixo de Alexandre Ito, que tem a característica de usar o arco em várias canções, como em “Idolatrada”, por exemplo, que eu não tocava havia muitos anos — detalha Milton. — Mas não há uma explicação, um motivo para retomar as canções. Elas é que vieram até a gente, “Sueño con serpientes”, “Cio da terra”, a própria “Tarde”… Tudo começou com a gente tocando sem preocupação de comercializar isso, é um encontro de amigos.

A criação dos arranjos, completa, segue a mesma lógica:

— Não costumo pensar em como o arranjo vai soar, que impacto ele vai causar etc. A gente vai tocando até chegar ao ponto crucial que nos deixe à vontade e, principalmente, feliz com a música. Só então a gente leva pro show. Nada é pensado de forma mecânica, se for assim não funciona.

 

O desejo de “poder a saudade não ter” não se revela somente no olhar renovado sobre a obra que produziu até aqui — uma história que inclui 40 álbuns, mais de 20 milhões de discos vendidos, cinco Grammys e a participação central na suave e contundente revolução do Clube da Esquina. Entre os novos projetos, além de um documentário sobre ele produzido pelo canal HBO e dirigido por Cleisson Vidal (com mais de 60 horas de filmagem feitas desde 2014), Milton tem escrito canções.

— Atualmente tenho dois projetos de discos sendo preparados sem muita pressa. Um deles já está todo gravado, e nesse eu escrevi umas sete letras para músicas de parceiros — diz o compositor. — Mas, como não tenho cobrança de gravadoras e tal, não sofro pressão nenhuma de lançá-los. Sendo assim, vai tudo no seu tempo.

“Tarde”

Onde: Teatro Bradesco — Av. das Américas, 3.900, Barra (4003-2051).

Quando: Amanhã, às 21h.

Quanto: De R$ 50 a R$ 200.

Classificação: Livre.

 

+ sobre o tema

Barça bate Milan, mas é Ronaldinho Gaúcho quem leva troféu para casa

Na volta ao Camp Nou, craque é ovacionado pela...

Literatura Africana Contemporânea

A literatura africana contemporânea não tem recebido, especialmente...

MODA E ARTE AFRO – Artes Visuais da Bahia

  Washinton José, o Yosh, é apontado como uma das...

A Natureza e seus significados entre adeptos das Religiões Afro-Brasileiras

  As religiões afro-brasileiras são reconhecidas como religiões de matriz...

para lembrar

Noites das lágrimas em África uma conversa com o escritor Marcelo Aratum

Para falar da minha experiência é nada mais que...

Serena Williams vence em Brisbane, mas torce o tornozelo esquerdo e abandona o torneio

A americana Serena Williams, que fazia estragos no WTA...

Nneka – Cantora nigeriana em uma viagem de reggae, rap, jazz, funk, trip hop, soul

Cantora nigeriana radicada na Alemanha lança segundo disco, "No...

Pelé atinge marca de 100 mil seguidores em apenas quatro horas no Twitter

Pouco mais de quatro horas depois de inaugurar sua...
spot_imgspot_img

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Milton Nascimento será homenageado pela Portela no carnaval de 2025

A Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba do país, vai homenagear o cantor e compositor Milton Nascimento no carnaval de 2025. A...

Somos o mundo

Faz quase 40 anos, uma ação entre artistas mudou a forma de celebridades e sociedade civil se relacionarem com agendas humanitárias urgentes. A ficha...
-+=