Com denúncia ao racismo, Kendrick Lamar chega como favorito ao Grammy

Enviado por / FonteDo Correio do Povo

Em meio a uma tormenta que sacode o Oscar pela ausência de minorias, o Grammy terá, como grande favorito na segunda-feira, o rapper Kendrick Lamar. Aos 28 anos, ele é considerado uma das personalidades mais relevantes da música em sua denúncia ao racismo da sociedade americana.

O artista irá à grande festa da indústria musical com 11 indicações por “To Pimp a Butterfly”, principalmente Álbum e Canção do ano. O cantor, nascido no subúrbio de Copton, em Los Angeles, berço do gangsta rap, é o segundo nome com mais indicações em um ano desde Michael Jackson, em 1982, com seu álbum, “Thriller”.

Em seu terceiro trabalho, Lamar deixou sons comerciais para trás para se concentrar em interlúdios lentos, nos quais se destacam os arranjos de jazz do saxofonista Kamasi Washington. Taylor Swift, com “1989”, e a banda canadense The Weeknd, com “Beauty Behind the Madness”, competirão cada um por sete gramofones dourados, entre eles o de Álbum e o de Gravação do ano.

Na categoria Melhor Álbum de World Music, Gilberto Gil concorre com “Gilbertos Samba Ao Vivo”. A cerimônia televisada pelos Grammy, em que serão entregues os prêmios mais importantes da indústria fonográfica, começará às 17h (23h de Brasília) desta segunda, no mítico estádio Staples Center, depois de duas horas de tapete vermelho.

Mais cedo, entre 12h30min e 15h30min (18h30min e 21h30min de Brasília), a Academia Fonográfica premiará cerca de 70 categorias em uma festa não transmitida pela TV no Teatro Nokia, que poderá ser acompanhada pelo siteLady Gaga protagonizará um dos momentos mais emocionantes da noite, com uma homenagem ao músico David Bowie, morto há apenas um mês.

Lionel Richie será ovacionado como Pessoa do Ano nesta edição da festa. Entre as atrações da noite, a britânica Adele voltará ao palco dos Grammy para interpretar uma canção de seu último álbum, “25”. Justin Bieber, Pitbull, Johnny Depp, Ellie Goulding e Tori Kelly também se apresentarão na noite.

+ sobre o tema

Ativista dos direitos civis nos EUA é acusada de fingir ser afro-americana

Uma ativista dos direitos civis americana, que dirige um...

Morre Mary Wilson, cofundadora do The Supremes, aos 76 anos

Mary Wilson, aclamada cantora e co-fundadora da banda The...

Harvard é processada por foto de escravo feita para provar inferioridade

A descendente de um escravo norte-americano entrou com um...

Movimento Negro denuncia racismo da justiça catarinense contra mãe quilombola

Ação do Ministério Público de Santa Catarina fez com...

para lembrar

Inova Capital – Programa de Apoio a Empreendedores Afro-Brasileiros

O evento Encontro inédito promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento...

Centro Cultural do Brasil fala sobre cinema africano

  O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília...

Nelson Mandela já consegue respirar sem dificuldades

O presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado desde quarta-feira (27)...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=