Qualificação do professor: Inscrições para cursos serão encerradas na segunda-feira

Professores de todo o país ainda têm tempo para se inscrever nos cursos de formação continuada disponíveis na Plataforma Freire. As pré-inscrições estarão abertas até segunda-feira, 8. Em seguida, os gestores municipais e estaduais terão prazo até o fim do mês para validar as inscrições. As aulas de alguns cursos devem ter início ainda neste semestre.

Os educadores, que devem lecionar em escolas públicas de educação básica, podem se candidatar em até três cursos de curta duração e especialização oferecidos pelo Ministério da Educação em parceria com universidades, escolas técnicas, estados e municípios. Estão abertas 354.952 vagas, distribuídas em 26 estados.

Os cursos foram propostos a partir de desafios indicados por gestores de 5.182 municípios, em outubro e novembro do ano passado, na própria Plataforma Freire. Cada desafio — baseado nas metas do Plano de Ações Articuladas (PAR) — gerou uma lista de cursos correspondentes que ajudam a sanar a dificuldade ou a alcançar o objetivo de cada rede de ensino.

Se o gestor, por exemplo, quis dar ênfase à alfabetização de crianças até oito anos de idade, os professores da rede têm, agora, acesso a cursos de ensino da língua portuguesa para os anos iniciais e de formação para mediadores de leitura. Caso ele tenha optado por garantir uma educação de qualidade nas escolas rurais, a opção para os professores do estado ou município, no sistema, são as inscrições em cursos de educação do campo e ambiental.

“Os desafios escolhidos pelos gestores foram identificados a partir do diálogo com as próprias escolas”, explica Marcelo Soares, diretor de políticas de formação, materiais didáticos e tecnologias da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. Segundo ele, a intenção do ministério é organizar a oferta de formação continuada, considerados o projeto político-pedagógico das escolas e a realidade das redes públicas de ensino.

Sistema — A Plataforma Freire é um sistema desenvolvido pelo MEC por meio do qual o professor se inscreve em cursos oferecidos pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Há cursos de formação inicial e continuada, presenciais e a distância, em diversas áreas.

Podem se inscrever professores com formação específica para o magistério no nível médio (técnico ou normal) e aqueles com licenciatura ou pedagogia. Os cursos de formação continuada têm carga horária entre 40 e 300 horas. Os educadores também podem se inscrever em cursos de especialização. São 22.426 vagas em 24 estados. Detalhes da oferta podem ser consultados na Plataforma Freire.

Fonte: Portal Mec

+ sobre o tema

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de...

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a...

Projeto SETA tem novo financiador e amplia trabalho aprofundando olhar interseccional

O Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista),...

para lembrar

Ex-catador de latinhas vai cursar ciências da computação em Harvard

Com a venda das latinhas, Ciswal dos Santos Nascimento,...

Metade dos brasileiros não completou o ensino fundamental, revela IBGE

Apesar do aumento de 15,1% do número de pessoas...

Faltam professores qualificados em cultura afro-brasileira, diz especialista

Lei determina o ensino da cultura afro em escolas...

É proibido dar risadas?

  Reflexões sobre a lei 10639/03 e a prática pedagógica...
spot_imgspot_img

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10...

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de energia, manejo ecologicamente correto na agricultura e prevenção à violência entre jovens nativos digitais. Essas...

Inscrições para ingresso de pessoas acima de 60 anos na UnB segue até 15 de maio; saiba como participar

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para Pessoas Idosas que desejam ingressar nos cursos de graduação da Universidade de Brasília (UnB) no período...
-+=