O que fazer quando eu recebo um trabalho crtl c + ctrl v? autoria, pirataria e plágio na era digital: desafios para a prática docente

Sérgio Paulino Abranches
(Universidade Federal de Pernambuco)

RESUMO

O artigo discute a autoria nos trabalhos acadêmicos, particularmente dos discentes, no contexto da cibercultura. O pressuposto é a configuração da ordem social, dinamizada pelas TICs, onde a produção da identidade e a do conhecimento passam por transformações paradigmáticas. Discute a relação educação e identidade, apresentando questões para a prática docente e a construção da proposta pedagógica na cibercultura.

PALAVRAS‐CHAVE: autoria, identidade e educação.

 

ABSTRACT

The article discusses the authorship in scholarly works, particularly the students, in the context of cyberculture. The assumption is the configuration of social order, streamlined by TICs, where the construction of identity and the knowledge go through changes paradigmatic. It discusses the relationship between education and identity, presenting issues for the practice of teachers and the construction of pedagogical proposal in cyberculture.

KEY WORDS: authorship, identity, education.

 

INTRODUÇÃO

Já não é mais estranho, nem episódico, professores reclamarem de trabalhos recebidos de seus alunos que não passam de simples cópias textuais de artigos disponíveis na internet. Esta situação já atinge os diferentes níveis de ensino, não sendo, portanto, exclusividade de nenhum professor ter que enfrentar esta situação. A pergunta é imediata: o que fazer? Diante de um quadro com poucas possibilidades e muita perplexidade, os professores vão elaborando suas práticas e dando respostas com caráter mais imediatista do que propriamente pedagógico.

Leia o PDF completo:

O que fazer quando eu recebo um trabalho crtl c + ctrl v? autoria, pirataria e plágio na era digital: desafios para a prática docente

Fonte: Educação Interativa e Mídia

+ sobre o tema

Prazo de inscrição no Enem é prorrogado para o dia 13 de junho

O Ministério da Educação anunciou neste sábado (7) a...

Leia: Pedagogias Hip-Hop e as culturas juvenis nas escolas

Com o objetivo de dialogar com estudantes e profissionais...

Enem: prazo para pedir atendimento especializado vai até 6 de junho

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino...

para lembrar

Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples

Quando usar vírgula? A vírgula é um dos elementos...

Preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar

Existe muito preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar...

Palavras de Origem Africana usadas em nosso vocabulário

Palavras de Origem Africana usadas em nosso vocabulário de A...
spot_imgspot_img

Estudantes têm até as 23h59 desta sexta para fazer a inscrição no Enem

O prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 termina às 23 horas e 59 minutos (no horário de Brasília)...

Festival LED: Projeto SETA participa de mesa dedicada ao debate sobre os valores civilizatórios afro-brasileiros e indígenas

No dia 14 de junho (sábado), a partir das 14h, o “Festival LED – Luz na Educação”, realizado no Museu do Amanhã, promoverá a...

Prazo de inscrição no Enem é prorrogado para o dia 13 de junho

O Ministério da Educação anunciou neste sábado (7) a prorrogação das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. Inicialmente programadas para...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.