Sérgio Paulino Abranches
(Universidade Federal de Pernambuco)
RESUMO
O artigo discute a autoria nos trabalhos acadêmicos, particularmente dos discentes, no contexto da cibercultura. O pressuposto é a configuração da ordem social, dinamizada pelas TICs, onde a produção da identidade e a do conhecimento passam por transformações paradigmáticas. Discute a relação educação e identidade, apresentando questões para a prática docente e a construção da proposta pedagógica na cibercultura.
PALAVRAS‐CHAVE: autoria, identidade e educação.
ABSTRACT
The article discusses the authorship in scholarly works, particularly the students, in the context of cyberculture. The assumption is the configuration of social order, streamlined by TICs, where the construction of identity and the knowledge go through changes paradigmatic. It discusses the relationship between education and identity, presenting issues for the practice of teachers and the construction of pedagogical proposal in cyberculture.
KEY WORDS: authorship, identity, education.
INTRODUÇÃO
Já não é mais estranho, nem episódico, professores reclamarem de trabalhos recebidos de seus alunos que não passam de simples cópias textuais de artigos disponíveis na internet. Esta situação já atinge os diferentes níveis de ensino, não sendo, portanto, exclusividade de nenhum professor ter que enfrentar esta situação. A pergunta é imediata: o que fazer? Diante de um quadro com poucas possibilidades e muita perplexidade, os professores vão elaborando suas práticas e dando respostas com caráter mais imediatista do que propriamente pedagógico.
Leia o PDF completo:
O que fazer quando eu recebo um trabalho crtl c + ctrl v? autoria, pirataria e plágio na era digital: desafios para a prática docente
Fonte: Educação Interativa e Mídia