O que fazer quando eu recebo um trabalho crtl c + ctrl v? autoria, pirataria e plágio na era digital: desafios para a prática docente

Sérgio Paulino Abranches
(Universidade Federal de Pernambuco)

RESUMO

O artigo discute a autoria nos trabalhos acadêmicos, particularmente dos discentes, no contexto da cibercultura. O pressuposto é a configuração da ordem social, dinamizada pelas TICs, onde a produção da identidade e a do conhecimento passam por transformações paradigmáticas. Discute a relação educação e identidade, apresentando questões para a prática docente e a construção da proposta pedagógica na cibercultura.

PALAVRAS‐CHAVE: autoria, identidade e educação.

 

ABSTRACT

The article discusses the authorship in scholarly works, particularly the students, in the context of cyberculture. The assumption is the configuration of social order, streamlined by TICs, where the construction of identity and the knowledge go through changes paradigmatic. It discusses the relationship between education and identity, presenting issues for the practice of teachers and the construction of pedagogical proposal in cyberculture.

KEY WORDS: authorship, identity, education.

 

INTRODUÇÃO

Já não é mais estranho, nem episódico, professores reclamarem de trabalhos recebidos de seus alunos que não passam de simples cópias textuais de artigos disponíveis na internet. Esta situação já atinge os diferentes níveis de ensino, não sendo, portanto, exclusividade de nenhum professor ter que enfrentar esta situação. A pergunta é imediata: o que fazer? Diante de um quadro com poucas possibilidades e muita perplexidade, os professores vão elaborando suas práticas e dando respostas com caráter mais imediatista do que propriamente pedagógico.

Leia o PDF completo:

O que fazer quando eu recebo um trabalho crtl c + ctrl v? autoria, pirataria e plágio na era digital: desafios para a prática docente

Fonte: Educação Interativa e Mídia

+ sobre o tema

para lembrar

São Paulo: Mudanças na carreira magisterial

Valor ao Mérito Fonte: Folha de São Paulo   Proposta da gestão...

Por conta de impasse, aluno pode perder vaga na universidade

Um impasse entre o Ministério da Educação (MEC) e...
spot_imgspot_img

Capoeira se torna disciplina pedagógica nas escolas de Belo Horizonte

A capoeira vai ser parte do currículo das escolas municipais de Belo Horizonte. Em 23 de setembro, foi sancionada a Lei Municipal 11.750/2024, de...

PUC recebe inscrições para mais de 40 formações gratuitas, 100% online, com certificado

A Pontifícia Universidade Católica – PUC, do Rio Grande do Sul, está recebendo inscrições para mais de 40 formações gratuitas, 100% online, com certificado....

Grupo Articulador intensifica ações em defesa de crianças negras e indígenas

Em mais uma etapa da jornada pela equidade racial na primeira infância, a Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ), Geledés – Instituto...
-+=