Estudantes reclamam que não conseguem se inscrever no ProUni

Os estudantes de quatro estados reclamam que não conseguem se inscrever,pela internet, na primeira fase do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os alunos que procuram as instituições do Acre, Amapá, Ceará e Mato Grosso do Sul não conseguem localizá-las desde a manhã deste sábado (6). Em outros casos, os estudantes relatam problemas para acessar o sistema com login e senha.

 

Segundo a assessoria do MEC, os quatro estados em questão apenas não aparecem na página de consulta pública, mas que os alunos que acessarem o sistema do ProUni, com login e senha, conseguem se inscrever normalmente. O ministério informou ainda que os responsáveis técnicos do site seguem avaliando o problema da listagem de estados e a dificuldade para fazer login.

 

Os alunos usarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscrever. A média mínima que o aluno deve ter para estar apto a concorrer é 400, considerando as quatro provas e a redação. Quem tirou zero na redação não poderá participar.

 

No total, são 165 mil bolsas disponíveis – 86 mil integrais e 79 mil parciais de 50% – em 1.399 instituições. A lista das instituições estará disponível no site após a abertura das inscrições, informou o MEC.

 

De acordo com o ministério, entre as informações que serão pedidas para acessar o programa estão o número de inscrição no Enem e o CPF.

 

Ao contrário do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que recebia inscrições até 23h59, o ProUni estará ativo ininterruptamente até o último dia da primeira etapa, que será encerrada no dia 10 e a lista de pré-selecionados sai no dia 13. As matrículas serão feitas entre os dias 17 e 26.

 

No dia 4 de março, uma segunda etapa de inscrições será aberta. Ela vai até o dia 7 e o resultado será divulgado no dia 10.

 

A central de atendimento do ministério funcionará durante todo o período de inscrições entre 8h e 20h pelo telefone 0800 616161. Há exceção nos últimos dias de inscrição da primeira e segunda etapas. Nesses dias (10/2 e 7/3), o atendimento será de 8h às 23h59.

 

Perfil dos candidatos

 

Podem concorrer a bolsas do ProUni alunos que não estejam ocupando outra vaga em instituição pública e que se encaixem nas faixas de renda determinadas pelo MEC. Para tentar uma bolsa integral, o candidato deve ter faixa de renda de até 1,5 salário mínimo por membro da família; no caso de bolsa parcial, essa faixa deve ser de até 3 salários mínimos por membro

Fonte: G1

+ sobre o tema

UFABC aprova disciplinas de “Afro-Etnomatemática” em seu currículo de licenciatura

Coletivo Negro Vozes e professores sensíveis ao tema propõem...

Intolerância: Professores da UFBA recebem ameaças de morte por pesquisa sobre gênero

Além dos docentes, uma aluna do mestrado também foi ameaçada...

Doutorando propõe em tese alternativas de resistência à visão eurocêntrica do ensino de Filosofia

Assim que começou a lecionar Filosofia em escolas, Luís...

para lembrar

Raça, gênero e sexualidade na educação popular

Mesa de debate do segundo dia da II Jornada...

Por uma Educação sem Racismo

Por uma Educação sem Racismo.
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=