Guest Post »

Enem terá novas inscrições em pleno carnaval

BRASÍLIA – Os alunos que não conseguiram nota suficiente para conquistar uma das 47,9 mil vagas em 51 universidades públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) terão que fazer a nova inscrição durante o carnaval. No dia 15 de fevereiro, segunda-feira de carnaval, começa a segunda fase de inscrições para preenchimento de vagas remanescentes. O prazo vai até o dia 20 deste mês. Segundo o MEC, quase 100% das vagas oferecidas foram preenchidas, sobrando apenas 233 para serem ocupadas pelo sistema de cotas que cada instituição adota.

 

Na segunda fase, serão ofertadas essas vagas não preenchidas e outras que eventualmente ficarem abertas por conta de desistência dos selecionados na primeira fase.

 

 

O MEC acredita que o sistema de seleção via Enem incentivou alunos de um estado a tentar vaga em outro. Segundo a secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari, os estudantes entenderam que, com a entrada de mais concorrentes no páreo, tinham que ir optando por cursos ou instituições fora de seus estados. Ao todo, 793 mil pessoas se inscreveram.

– Os alunos ganharam o Brasil. Eles perceberam que podem escolher outros lugares que não os deles. O potencial da mobilidade foi percebido – diz Maria Paula.

O MEC ainda não tem um balanço sobre o número de alunos que se matricularam em cidades diferentes das suas. No entanto, a secretária observou que a maioria escolheu cidades na mesma região que a sua. Outra vantagem apontada pela secretária é que os alunos, diferentemente do que acontece no vestibular, não têm que esperar um ano inteiro para tentar novamente, ao descobrirem que não atingiram a nota de corte do curso desejado. No Sisu, essa informação vai mudando conforme alunos com médias mais altas entram. A partir daí, é possível procurar a opção disponível que se adapta à nota.

Sobre os problemas registrados no 1 dia de inscrição, quando alunos do Sudeste tiveram dificuldades em acessar o site que hospeda o sistema, o MEC alega que foram pontuais e não afetaram o processo. No primeiro dia, somente 5% das inscrições foram feitas. No segundo, terceiro e quarto dias, a média foi de 20% e nos dois últimos, caiu para 15%.

– Temos segurança de que não houve prejuízo. Prova disso é que houve queda na inscrição nos últimos dias – diz Maria Paula.

Neste sábado, começam as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni), que este ano oferecerá 165 mil bolsas, 9 mil a mais do que em 2009. São 86 mil bolsas integrais (de 100%) e 79 mil parciais (que cobrem 50% da mensalidade). Os interessados terão até o dia 10 de fevereiro para se candidatar. A nota mínima necessária é uma média de 400 pontos nas cinco provas do Enem. O resultado sai no dia 13 de fevereiro e as matrículas poderão ser feitas entre os dias 17 e 23 de fevereiro. Atualmente, o programa tem 396 mil bolsistas ativos.

Para uma bolsa integral, o candidato tem que contar com renda de até 1,5 salário mínimo por membro familiar. O candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter estudado em escola particular como bolsista integral.

Fonte: O Globo

 

Related posts