Decreto prorroga execução do Programa Luz para Todos até o fim de 2011

Decreto publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial da União prorroga o prazo de execução do Programa Luz para Todos até 31 de dezembro de 2011. O objetivo é garantir a conclusão das ligações destinadas ao fornecimento de energia elétrica que tenham sido contratadas ou estejam em processo de contratação até 30 de outubro de 2010.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, é o responsável por prazos e metas em cada estado ou área de concessão

As metas e prazos serão definidos pelo Ministério de Minas e Energia em cada estado ou área de concessão, respeitada a data limite de 31 de dezembro de 2011.

O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica – Luz Para Todos – foi lançado em novembro de 2003 com o desafio de acabar com a exclusão elétrica no país. A meta de levar energia elétrica para mais de 10 milhões de pessoas do meio rural até o ano de 2008 foi atingida em maio de 2009.

Até a implantação do programa, o mapa da exclusão elétrica no país revelava que as famílias sem acesso à energia estavam majoritariamente nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano e nas camadas de baixa renda. Cerca de 90% dessas famílias tinham renda inferior a três salários mínimos e 80% viviam no meio rural.

O programa coordenado pelo Ministério de Minas e Energia é operacionalizado pela Eletrobras e executado pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural. O orçamento é composto por recursos federais dos fundos setoriais de energia – a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e a Reserva Global de Reversão (RGR) – e o restante é partilhado entre governos estaduais e as empresas de energia elétrica.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Marina cresce entre eleitores mais ricos

Por: BERNARDO MELLO FRANCO Candidata do PV herda votos de...

Mesmo avisada, prefeitura não tapa buraco

Por: ALENCAR IZIDORO e MARIANA BARROS   Gestão do...

Haddad convida Mano Brown para “conselhão” da Prefeitura

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT),...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=