Bebê se desenvolve no ovário da mãe e sobrevive a gravidez rara no PA

Um caso raro na medicina, que teve um final feliz, aconteceu no Pará. O olhar é de quem está descobrindo a vida, que já começou com uma história incrível pra contar.

Com sete meses de gravidez, Elizete procurou a Santa Casa de Belém porque estava com pressão alta. Ao fazer exames de pré-natal, a jovem surpreendeu os médicos: o bebê estava sendo gerado fora do útero, mas a ressonância só permitia saber que o feto se desenvolvera na região abdominal.

“Acreditava-se que poderia ser um útero didalfo, uma paciente com dois úteros. Mas o diagnóstico definitivo foi dado no momento da cirurgia, que é onde houve a surpresa. O feto encontrava-se dentro do ovário, no ovário direito da paciente”, conta Rômulo Muller, obstetra.

Elizete permaneceu internada, e após 37 semanas de gestação, Elias Gabriel veio ao mundo cheio de saúde. As gestações fora do útero ocorrem em 1% dos casos e são chamadas de ectópicas. Podem ser causadas, por exemplo, por doenças inflamatórias ou má formação do aparelho reprodutor.

Em vez de seguir para o útero, o óvulo fecundado percorre outro caminho. Em 95% dos casos, o embrião se desenvolve na tuba uterina, mas a gestação também pode ocorrer em outras partes da região abdominal.

A gravidez no ovário é considerada raríssima. Segundo os médicos, acontece um caso para cada dez mil partos. O que é ainda mais raro é a gestação ir adiante, porque geralmente os fetos não sobrevivem e a taxa de mortalidade entre as mães chega a ser 90 vezes maior do que em uma gestação normal.

Mas, apesar de tudo isso, Elizete e o pequeno Elias provam que existe esperança. O hospital recebeu a visita do guerreiro de dois meses de idade. “Agora, depois de tudo o que passou, a sensação é de vitória, de agradecimento. Porque a gente ter sobrevivido, passando por tudo o que passou, mas no final a recompensa de ter meu filho e cuidar dele”, diz a mãe.

 

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

para lembrar

Bolsa de estudo: Universidade espanhola oferece cursos com tudo pago para brasileiros

A Universidade de La Rioja, em La Rioja, Espanha,...

Para especialistas, relatório de senador desconstrói Plano Nacional de Educação

Votação do texto, que deveria ocorrer hoje na Comissão...

Meninos de comunidade carioca escrevem livro sobre educação sem violência

Eles fazem parte de um projeto de incentivo à...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=