Após ser chamado de ‘macaco’, atleta expulsa menina de 13 anos do estádio

Adam Goodes, que atua pelo Sydney Swans no futebol australiano, se diz ‘realmente triste’, mas revela pedido de desculpas da jovem e a exime da culpa

O jogador de futebol australiano Adam Goodes, que atua pelo Sydney Swans, denunciou na última sexta-feira uma ofensa racista de uma menina de apenas 13 anos no meio do jogo contra o Collingwood Magpies, em Melbourne. De origem aborígene, o atleta foi chamado de “macaco” pela torcedora e apontou aos seguranças do estádio a responsável pelo ato preconceituoso. Não demorou para que a garota fosse retirada das arquibancadas. De acordo com policiais da cidade australiana, a jovem foi ouvida por duas horas e acabou sendo liberada.

– Chegar na beira do campo e ouvir uma menina de 13 anos te chamar de macaco – e não é a primeira vez que me chamam de algo parecido – é um insulto – disse o jogador à rede de notícias australiana ABC.

Goodes, que deixou o gramado antes do fim da partida, conta que ficou profundamente magoado por ver o racismo através de uma menina tão nova. Mesmo triste, ele a eximiu da culpa.

– Aquilo me magoou profundamente. Quando me virei e vi aquele rosto jovem… Aquilo foi realmente triste. O racismo tem um rosto, e é o de uma menina de 13 anos. Mas não é culpa dela – disse o atleta ao jornal australiano “Melbourne Herald Sun”.

Mais tarde, o jogador Sydney Swans disse que recebeu um telefonema da torcedora com um pedido de desculpas. Goodes, de 33 anos, revelou ainda ter recebido um “apoio fantástico” depois do episódio.

– Acabei de receber a ligação de uma garotinha pedindo desculpas pelas suas atitudes. Vamos apoiá-la, por favor – afirmou na rede social – Não é uma caça às bruxas, não quero que as pessoas sigam esta jovem. Precisamos educar melhor a sociedade para que isto não aconteça novamente – completou o atleta.

O futebol australiano, também chamado de “aussie rules”, é um esporte largamente praticado na Austrália, sendo um dos mais populares do país, ao lado do rúgbi. A modalidade, que surgiu na cidade de Melbourne no século XIX, mistura características de futebol, futebol americano, futebol gaélico e rúgbi.

 

Austrália propõe mudar lei, mas aborígenes querem mudança real

Austrália terá o primeiro deputado aborígene de sua história

 

 

Fonte: Globo Esporte

+ sobre o tema

Contratações em tecnologia perpetuam exclusão social e dificultam diversidade

Um relatório conduzido pela McKinsey & Company, com mais...

O grande anjo negro: Sterling é capa de revista masculina e discute o racismo no futebol

Atacante do Manchester City também fala sobre importância de...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com...

Chacinas revelam monstro que habita em nós

O Rio de Janeiro é mais uma vez convidado...

para lembrar

Contra preconceito, jovens de Cascavel apagam pichações xenofóbicas da cidade

Contra preconceito, jovens de Cascavel apagam pichações xenofóbicas da...

O pensamento de Darcy Ribeiro sobre o negro brasileiro

Darcy Ribeiro foi um dos intelectuais que melhor entenderam...

Alunos da PUC Rio acusam professor de racismo e perseguição contra estudantes

O Diretório Central de Estudantes da Pontifícia Universidade Católica...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=