A diversidade como estratégia de RH – palestra de Hélio Santos

Fonte: Írohín

 

Incentivar e por em práticas políticas de promoção da diversidade foi tema de debate em São Paulo

 

A seccional paulista da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) e o Governo do Estado de São Paulo promoveram na manhã desta terça-feira, 27 de outubro, o debate “A diversidade como estratégia de RH”. No evento, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, também foi lançada a segunda edição do Selo Paulista da Diversidade.

Hélio Santos, presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade (IBD), falou sobre o tema dizendo que ações nessa área agregam valor para a organização. “O RH deve ser cada vez mais pró-ativo e menos reativo”. Para Santos, a diversidade deve acontecer em todas as cadeias do RH: recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, carreira, promoção e desligamento.

Segundo o presidente do IBD, a prática de ações que fomentam a diversidade dentro das organizações cria novos paradigmas, traz ao RH um compromisso com a contemporaneidade e promove o desenvolvimento de uma nova cultura. Para por em prática iniciativas com foco na diversidade, primeiro vem a sensibilização, que deve começar com a alta direção, seguido pelo diagnóstico (senso), pelo estabelecimento de metas, treinamento e controle.

Para apresentar o lado prático do tema foram convidados o vice-presidente da Renault para o MERCOSUL, Alain Tissier e o diretor de RH da Basf para a América do Sul, Wagner Brunini, que também ocupa o cargo de vice-presidente da ABRH-SP.

Basf

Para entender a complexidade de uma organização como a Basf, maior empresa química do mundo, basta olhar os números. Em âmbito global a companhia tem 97 mil funcionários, oito mil produtos, atua em 170 países, com produção em 40 deles, e teve faturamento de 62 bilhões de euros em 2008. Na América do Sul são 5,5 mil funcionários e cerca de 5% do faturamento mundial.

Segundo o diretor de RH, o grande desafio é vencer o ceticismo. “Nós formamos a melhor equipe na indústria por meio da diversidade”. Para trabalhar com o tema, a empresa atua em três pilares: plano de comunicação, que visa promover a diversidade e a inclusão, plano de conscientização e plano de mobilização, que define os papéis e as responsabilidades.

Os resultados aparecem nos números. O total de mulheres aumentou de 18%, em 2004, para 22% em 2008. O de negros passou de 4,1% para 5,9%, na mesma comparação. Os números de 2009, que ainda não foram finalizados, mostram que hoje a empresa está com: 20,5% de mulheres; 1,8% de mulheres negras; e 25% de funcionários com mais de 45 anos.

Renault

Há dez anos no Brasil, a empresa automobilística de origem francesa tem 4,5 mil colaboradores. Para o vice-presidente da companhia, o quadro de funcionários deve ser o espelho da sociedade. “Não se faz diversidade por beleza da arte. Se faz por ser estratégico para o negócio”. Tissier lembrou outros tipos de pluralidade importantes para uma organização, como a diversidade das experiências e a diversidade política.

Como exemplo, o executivo citou uma recém-criada diretoria na Renault mundial. Há dois meses essa nova área, comandada por uma mulher, reúne todas as políticas sociais da empresa, entre elas as de fomento a diversidade. Citando números, Tissier disse que na França há 20% de mulheres em cargos de gestão. Em contra partida, no Japão esse mesmo percentual é de 5%. No Brasil, a empresa aumentou, de 2005 a 2009, em 100% o número de funcionários portadores de alguma deficiência, passando de 100 para 200 colaboradores.

Selo Paulista da Diversidade


A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo é um instrumento de política pública para o mercado de trabalho. Instituído em 2007, o Selo objetiva destacar organizações públicas, privadas e da sociedade civil que desenvolvam programas, projetos e ações de promoção e valorização da diversidade em seus ambientes de trabalho. Na primeira edição foi concedido esse reconhecimento para 24 empresas, entre as quais Bradesco, Fleury, Nextel, Wal-Mart e Accenture. As inscrições para a próxima edição estarão abertas a partir de novembro

Matéria original

+ sobre o tema

Lei que amplia o Simples Nacional entra em vigor

A partir de agora, o que determinará se o...

O mercado de trabalho é machista e racista, diz dirigente da CTB

Se as mulheres recebem salários 26% menores que os...

O feminismo das poderosas atrapalha as mulheres comuns?

Atrizes que ganham milhões bradam por igualdade salarial com...

Mercado de trabalho perpetua desigualdade racial, avaliam especialistas

Mercado de trabalho perpetua desigualdade racial, avaliam especialistas Matéria...

para lembrar

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da afirmação indígena é o Rio Yrurí – rio que treme –, atual rio Madeira, e...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=