“A gente acaba confundindo” Vendedora acusou o menino de 13 anos de ter roubado um anel por causa da cor da pele

Mãe acusa vendedora de loja de racismo contra o filho adolescente, que é negro

Comerciante diz que vendedora acusou o menino de ter roubado um anel por causa da cor da pele

 

“Meu filho mais novo viu toda a cena e disse que a vendedora falou que ele e o irmão não poderiam sair da loja sem pagar, mas o anel já era dele”, diz Luciene

Uma mãe acusa uma vendedora de uma loja, em Laranjeiras, na Serra, de racismo. A comerciante Luciene Fraga, 37 anos, chegou a registrar um Boletim de Ocorrência (BO) no DPJ do bairro, no último sábado (09), após ver a cena do filho adotivo, que é negro, sendo segurado pela atendente pelos braços e acusado de roubar um anel da loja. No BO consta que o crime foi de injúria. 

Luciene conta que estava em Laranjeiras fazendo compras quando o filho L., 13 anos, pediu para ir comprar um brinquedo. “Eu dei R$ 20 e ele foi até a loja com o irmão de 9 anos. Eu estava um pouco mais distante, em outra loja. De repente, o irmão mais novo me chamou e disse que L. estava sendo acusado de roubar um anel”, conta a mãe.

“Quando eu cheguei na loja, uma vendedora segurava ele pelos braços. Ela o acusava de ter pego um anel. Ele ainda falava que tinha entrado com o anel, mas ela não quis saber”, lembra Luciene.

A mãe pediu para a vendedora mostrar um outro anel parecido, se a loja realmente vendia aquele tipo de anel. “Ela foi lá dentro e viu que realmente não tinha. Chamei a gerente, mas ela disse que ainda ia ver o que faria. Antes de ir, ainda ouvi a vendedora dizer: ‘acho que é por causa da cor dele. A gente acaba confundindo’”, conta a mãe.

O filho mais novo, que acompanhava o irmão, viu toda cena: “A vendedora disse pra nós que não poderíamos sair da loja sem pagar”. Luciene diz que o filho ficou traumatizado.

Loja: menino não foi chamado de negro

A reportagem procurou a loja. A gerente Priscila Santos negou que a vendedora tenha acusado o menino L. de roubar o anel por ser negro. “Tinha vários clientes na loja naquele momento. Eles viram que a vendedora não os chamou de ladrões, muito menos por serem negros”, conta.

A gerente conta, ainda, que os funcionários estranharam o fato de duas crianças estarem na loja, sozinhas e descalças. “A mãe se alterou. A gente até evitou falar muita coisa por isso. Falamos que nem aquele tipo de anel a gente tinha, então não tinha porque os acusarmos”, afirma Priscila.

O advogado e professor de Direito Penal da UVV, Rodrigo Aurélio Quintas Fernandes, explica que esse caso, especificamente, se classifica como crime de injúria, quando há ofensa ou xingamento quanto à raça, por exemplo. Já o racismo acontece quando a pessoa é proibida de entrar num local por causa da raça.

 

Fonte: Gazeta Online

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Mackenzie expulsa estudante que gravou vídeo armado e ameaçou matar negros

Pedro Baleotti, eleitor de Jair Bolsonaro, divulgou um vídeo...

Meninos vítimas de racismo em hipermercado reconhecem mais um segurança suspeito de agressão

Outro funcionário do Extra já havia sido reconhecido em...

Shopping de área nobre de SP quer apreender crianças de rua e entregar para PM

Estabelecimento no bairro de Higienópolis, uma das regiões mais...

Anulação de provas do Enem gera ataques de xenofobia

OAB-CE vai analisar os comentários para decidir sobre a...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=