A onda liberal chega aos diretórios e aos grêmios estudantis

O liberalismo ganha espaço dentro da política estudantil das universidades brasileiras

por Ruan de Sousa Gabriel e Tiago Aguiar no Época

 

Renato de Carvalho, Clarice Menin, Pedro Ivo e André Costa (da esq. para a dir.), da chapa Aliança pela Liberdade, eleita para comandar o DCE da UnB e apelidada por seus opositores de “chapa do papel higiênico” Foto: Jorge William/Agência O Globo

A direita atropelou Brasília. E foi antes de outubro — e com mais folga. Em junho, a Aliança pela Liberdade, chapa liberal da Universidade de Brasília (UnB), foi eleita para comandar o Diretório Central dos Estudantes (DCE) com uma diferença de 16 pontos percentuais sobre a segunda colocada, a chapa Unidade para Resistir, que reuniu quase todas as tendências esquerdistas do campus . A distância entre as duas chapas foi superior à registrada no segundo turno entre o presidente eleito Jair Bolsonaro (55%) e Fernando Haddad (45%).

Levando em conta que havia ainda outras duas chapas na disputa — o Movimento Reação Universitária, ainda mais à direita, mais próximo do bolsonarismo, e um grupo de militantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) —, não resta dúvida de que a Aliança atropelou. O grupo vencedor diz defender um “liberalismo raiz”. Desconfia da conversão tardia do presidente eleito Bolsonaro ao liberalismo e argumenta que não basta desregular o mercado para resolver os problemas do país. “A liberdade é una. Você não pode se dizer liberal na economia e agir como se o que acontece dentro da casa das pessoas fosse uma questão de segurança nacional”, disse a ÉPOCA André Costa, estudante de engenharia elétrica e presidente da Aliança, que já havia ocupado o DCE da UnB entre 2011 e 2016. “Apartidarismo: não respondemos a nenhum partido político, nossos interesses são os interesses dos estudantes. Pragmatismo: conseguir o melhor resultado possível. Pluralidade: ninguém pode ser censurado por pensar diferente”, disse Costa sobre o tripé que sustenta os ideais da chapa.

A Aliança não está só. Nos últimos anos, outros grupos de alunos autointitulados apartidários, pragmáticos e defensores da pluralidade de ideias têm se organizado nas universidades públicas para disputar do controle dos Centros Acadêmicos (CAs) e DCEs. Essas chapas de direita — que reúnem liberais, conservadores e libertários — querem desalojar a esquerda, que costuma ocupar essas entidades e tem um fraco por greves estudantis, ocupações e discussões sobre conjuntura política e a situação da classe trabalhadora nacional e internacional. De modo geral, os grupos de direita dizem não querer debater política no campus . Querem encontrar soluções para os problemas das universidades e pensar em alternativas para financiar o ensino e a pesquisa num tempo em que o orçamento universitário anda cada vez mais apertado. Para atingir seus objetivos, eles, obviamente, seguem a cartilha liberal. Sugerem parcerias com a iniciativa privada e — surpresa! — preferem não se associar a Bolsonaro. Costa, da Aliança, não declarou voto, mas contou que, entre seus companheiros liberais, “teve membro que votou no Bolsonaro e membro que votou no Haddad, mas a maioria anulou”.

Com várias vitórias eleitorais, contatos na política e 89 membros entre alunos e ex-alunos da UnB, a Aliança serve de inspiração para universitários direitistas país afora. A chapa brasiliense nasceu em 2008 e reuniu alunos descontentes com os métodos do movimento estudantil à esquerda, que ocupava a reitoria da UnB para pressionar a renúncia do reitor, Timothy Mulholland, acusado de improbidade administrativa. “Participei de minha primeira reunião da Aliança em 2011. Éramos eu e mais três pessoas. Nem acreditávamos que podíamos ganhar, mas queríamos ser uma voz diferente das demais”, contou o engenheiro civil Pedro Ivo, ex-aluno da UnB. Ivo foi eleito ao DCE em 2011, mas não teve a mesma sorte na corrida por uma vaga na Câmara Legislativa do Distrito Federal neste ano.

O pragmatismo da Aliança rendeu o apelido de “chapa do papel higiênico”. Os direitistas preferiam discutir infraestrutura universitária em vez de emancipação da classe trabalhadora. “A esquerda usa o espaço de representação dos estudantes para defender pautas externas à universidade”, disse Ivo. “Em minha época, eles falavam muito da extradição do Cesare Battisti (militante comunista italiano acusado de assassinatos políticos exilado no Brasil) e dos índios caiouás e não se preocupavam com o básico, que é papel higiênico e sabonete na universidade. A missão do DCE é falar de papel higiênico e sabonete antes de falar de Cesare Battisti. Para ser bem honesto, a gente gosta desse apelido.”

No poder, a “chapa do papel higiênico” se aproximou da iniciativa privada e da burocracia universitária. Nada de convocar os alunos para atos em frente à reitoria, nada de bandeiras de partidos. Graças a parcerias com empresas, o DCE liberal espalhou bicicletários pela UnB e instalou toldos em todos os pontos de ônibus, para proteger os alunos do sol inclemente do cerrado. Também inaugurou um ponto do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) no campus para facilitar o acesso dos estudantes a oportunidades de estágio. Uma das medidas mais controversas foi a parceria com a PM, que passou a fazer rondas na UnB — a esquerda universitária resiste até hoje à presença policial nos campi. Numa tentativa de conciliação, a Aliança conseguiu que a PM destacasse, para patrulhar o campus , policiais que fossem ex-alunos e conhecessem a rotina da UnB. Os liberais também investiram no que chamaram de “Democracia 2.0”: consultas virtuais à comunidade universitária, que era convidada a votar “Sim” ou “Não” sobre temas como cotas ou greve estudantil. A Aliança enfrentou oposição cerrada da esquerda, que sempre prefere assembleias a consultas virtuais e se opõe à aproximação da universidade com o setor privado. “Investimento privado na universidade é parecido com investimento privado em campanhas políticas, que tanto criticávamos. Quem paga a banda escolhe a música que ela vai tocar. Isso pode ferir a autonomia universitária de produção de conhecimento”, disse Ingrid Martins, que estudou Direito na UnB e integrou a chapa Unidade para Resistir, derrotada pela Aliança.

O que era uma esquisitice de Brasília logo se espalhou por outros lugares. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), a UFPR Livre se organizou em 2016 para se contrapor às ocupações de centenas de universidades e colégios secundários em protesto à PEC do Teto dos Gastos Públicos. Quem quiser participar da UFPR Livre precisa preencher um formulário on-line com nome, número de WhatsApp e perfil no Facebook, que será avaliado para conferir se a pessoa de fato está alinhada à cartilha liberal. Depois, é marcada uma entrevista por telefone ou Skype, em que o candidato precisa responder se é liberal, conservador ou libertário, contar um pouco de suas leituras e como pretende contribuir para a UFPR Livre. “Queremos disseminar ideias liberais no ambiente acadêmico, valores como liberdade individual, defesa da propriedade privada e do livre mercado, empreendedorismo e limitação do Estado”, disse Bruno Kaiser, estudante de ciências contábeis, fundador do grupo e candidato derrotado a deputado federal pelo Novo nas últimas eleições.

Na disputa pelo DCE no ano passado, a UFPR Livre contou com o auxílio financeiro de empresários curitibanos ligados ao Instituto Democracia e Liberdade (IDL). Terminou em terceiro lugar, atrás da esquerda e do movimento negro. O grupo é contrário ao projeto Escola sem Partido. Na realidade, é contra qualquer intervenção do Estado na educação. Defende que alunos ricos paguem para estudar nas universidades públicas, é contrário às cotas raciais e a favor das cotas sociais.

Kaiser também é cofundador e diretor financeiro da UniLivres, que está em fase de formalização jurídica e pretende ser uma entidade representativa dos universitários de direita em todo o Brasil. Ao contrário da União Nacional dos Estudantes (UNE), controlada há tempos pelo PCdoB, a UniLivres não pretende distribuir carteirinhas estudantis porque boa parte de seus membros liberais é contra a meia-entrada.

O apartidarismo é a principal bandeira da Chapa Zero, que disputou o DCE da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ostenta o slogan “Sem militante! De estudante para estudante”. “A Zero não é só uma chapa, é uma rede de contatos”, disse Elinei Alberioni Cenci, estudante de engenharia mecânica. Para ele, as universidades federais se inclinam para a esquerda e muita gente de direita fica isolada. “Nosso grupo não tem militante. O movimento estudantil da UFSC se preocupa mais em cumprir a agenda do PSOL e PT do que com as pautas estudantis”, afirmou Taylana Ramos, estudante de odontologia e membro da Chapa Zero.

Rodrigo Coelho, Taylana Ramos, Elinei Cenci (da esq. para a dir.) disputaram as eleições para o DCE da UFSC com a chapa Chapa Zero, que proibiu manifestações partidárias de seus integrantes e usou o slogan “Sem militante! De estudante para estudante” Foto: Caio Cezar / Agência O Globo
Rodrigo Coelho, Taylana Ramos, Elinei Cenci (da esq. para a dir.) disputaram as eleições para o DCE da UFSC com a chapa Chapa Zero, que proibiu manifestações partidárias de seus integrantes e usou o slogan “Sem militante! De estudante para estudante” Foto: Caio Cezar / Agência O Globo
Para quem acreditou na ênfase da Zero no apartidarismo, foi uma surpresa ver Tiago Leal, apoiador da chapa, num ato pró-Bolsonaro em Florianópolis. Zero proíbe seus candidatos ao DCE — os que constam na lista da chapa — de fazer campanha eleitoral. Leal já compôs a chapa em outras eleições, mas, neste ano, argumentou ele, estava livre para pedir voto. “Eu não fui lá representar a chapa. Fui como cidadão, indignado com os problemas nacionais, com sonhos de mudança e torcendo pela alternância de poder”, disse a ÉPOCA. No entanto, a participação dele no ato pró-Bolsonaro — que foi explorada em vídeo pela chapa Canto Maior, de esquerda — causou desconforto. “Fizemos o vídeo para mostrar como é perigoso o discurso do apartidarismo. Não existe neutralidade, nem na política, nem na universidade”, disse um membro — que preferiu não se identificar — da Canto Maior, formada por militantes do PT, PSOL, PCdoB e outros coletivos de esquerda. Em 31 de outubro, três dias após a vitória de Bolsonaro, a Canto Maior foi eleita com 5.661 votos, contra 2.387 da Zero.

A defesa do que chamam de pluralidade é outra característica dos vários grupos da direita universitária. Os estudantes reclamam que seus cursos estão cheios de filósofos críticos do capitalismo — como Karl Marx, Antonio Gramsci e Jürgen Habermas — e carecem de liberais, conservadores e outros defensores da liberdade dos indivíduos e dos mercados. “A menor minoria é o indivíduo”, citou Pedro Damasceno, ex-presidente do Ateneu Pernambucano, grupo que reúne liberais, conservadores e libertários na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A autora da frase é a filósofa russo-americana Ayn Rand (1905-1982), ferrenha opositora do coletivismo e da intervenção estatal na vida social e econômica. Rand defendia o “egoísmo ético”, ou seja, a busca dos interesses individuais como imperativo moral. A Escola Austríaca também faz sucesso entre os liberais universitários. Economistas austríacos como Ludwig von Mises (1881-1973) e Friedrich Hayek (1899-1992) defendiam a organização espontânea dos preços, que seriam determinados por critérios subjetivos, e não objetivos, como defendem os marxistas, que associam o preço à quantidade de matéria-prima e ao trabalho humano investido em determinada mercadoria. Os liberais clássicos, como os filósofos ingleses John Locke (1632-1704) e John Stuart Mill (1806-1873), também constam nas leituras da direita, mas deles até a esquerda gosta, uma vez que ajudaram a consolidar as liberdades democráticas que permitiram, por exemplo, as lutas sindicais. Uma das bandeiras do Ateneu Pernambucano é alargar a bibliografia universitária de modo a incluir Rand, Mises, Hayek e até Olavo de Carvalho, o guru de Bolsonaro. O Ateneu se posicionou em algumas discussões nacionais, o que a direita universitária costuma evitar. Foi favorável ao impeachment de Dilma Rousseff, à PEC do Teto de Gastos, mas também participou da Marcha da Maconha no Recife. “Quisemos contestar a crença de que a direita é sempre conservadora. Fomos lá pautar o liberalismo: a liberdade de mercado e a liberdade individual de se entorpecer”, disse.

Se depender do Movimento Brasil Livre (MBL), a direita universitária vai expandir ainda mais sua presença nas universidades. No dia 23 de novembro, uma sexta-feira, durante o quarto congresso emebelista, foi lançado oficialmente o MBL Estudantil, que havia sido anunciado nas redes sociais em 30 de outubro e, um mês depois, contava com cerca de 11 mil jovens inscritos, de mais de 3 mil escolas e universidades de todo o país. Lá, eram vendidos bonés e camisetas com dizeres como “Menos Marx Mais Mises” e “Lula tá preso, babaca”. Havia alguns modelos femininos, como uma baby look com a frase “Lugar de mulher é no tanque” e o desenho de um tanque de guerra.

Desde que surgiram o MBL e as chapas universitárias antiesquerdistas, especula-se muito sobre o papel que organizações internacionais e institutos liberais tiveram na organização da nova direita brasileira. O Instituto Mises Brasil, por exemplo, ajudou a ampliar a biblioteca da direita ao editar as obras de economistas ultraliberais que hoje estampam camisetas de jovens conservadores. A organização americana Estudantes pela Liberdade (SFL, na sigla em inglês), que atua no Brasil desde 2012, funciona como uma rede que congrega grupos estudantis liberais dispersos pelo país. A SFL conta com 1.037 “líderes” em todas as unidades federativas. Eles recebem formação por meio de eventos, palestras e cursos on-line.

O cientista político Luis Felipe Miguel, professor da UnB, afirma que não é possível dissociar a proliferação de direitistas nos campi universitários da atuação de fundações e institutos liberais que se estabeleceram no país há mais de uma década. “Houve um investimento na formação de lideranças acadêmicas que aconteceu ao mesmo tempo que as políticas afirmativas de democratização do ensino superior. O aumento da diversidade na universidade contribuiu para a emergência de conflitos que estavam adormecidos quando a academia era mais homogênea”, disse Miguel, o primeiro acadêmico a oferecer cursos sobre o impeachment de Dilma Rousseff, que ele chama de “golpe”. Miguel questiona a tese de que os liberais não têm espaço na universidade. Ele mesmo trabalha em seus cursos de ciência política autores liberais, como Locke e Hayek.

O filósofo Luiz Felipe Pondé, ardoroso defensor de uma direita mais festiva, afirmou que erros da esquerda universitária — o “autoritarismo”, em especial — contribuíram para o avanço da direita nos campi . “Antes, os jovens liberais só queriam discutir economia e fazer dinheiro no mercado financeiro. Economia é uma ciência triste. Para ganhar adeptos, eles precisam saber discutir literatura, música e cinema”, disse.

Nem todo mundo bota fé no crescimento da direita universitária. “Confio muito na consciência da juventude brasileira, ela não cairá nessa”, afirmou Mariana Dias, presidente da UNE. “Quando o MBL, ou qualquer outro grupo, fizer campanha na universidade pública defendendo o fim da gratuidade, quero ver quantos votos eles vão conseguir.”

+ sobre o tema

Rotina de professoras negras será retratada em documentário sobre Diáspora Africana

Podemos construir uma escola que valorize a ancestralidade africana?...

Oxfam e FNPI lançam bolsa de jornalismo sobre desigualdade

Bolsa de US$ 5 mil está com inscrições abertas...

Kaya Thomas criou um app que te ajuda a encontrar livros de autores negros

A alfabetização da comunidade negra foi um dos gritos...

para lembrar

13 Possíveis temas de Redação do Enem 2016

Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior precisam...

Escola de elite, a R$ 8 mil por mês, será inaugurada em São Paulo

Alunos de 5 anos são fluentes em mandarim e...

Qual a nota de corte para cursos no Sisu, Prouni e Fies no Enem?

Uma das grandes dúvidas dos participantes do Enem2016 é...

Retrocesso

Queda brusca nas matrículas em tempo integral no ensino...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=