Abdias na Serra da Barriga

 

 

A família de Abdias Nascimento e o Ipeafro, instituição que ele criou, marcaram o dia 13 de novembro para realizar o desejo dele, expresso em vida, de suas cinzas serem levadas à Serra da Barriga, local histórico da construção da vida em liberdade dos africanos e seus descendentes no Brasil e nas Américas.

Durante o velório, recebemos a proposta do movimento negro e da sociedade civil a proposta de se erguer um marco no local e de se plantar um pé de baobá. Na missa de sétimo dia rezada pela Ordem Terceira Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em Salvador, surgiu a idéia de se plantar também um pé de iròkò. Nosso desejo é acolher essas sugestões.

Pessoas representativas de todos os setores do movimento social negro e de outras instâncias da sociedade civil manifestaram o desejo de participar desse momento de depósito dos restos mortais de Abdias na Serra da Barriga. Para nós será um comforto estar com nossos amigos, amigas, companheiras e companheiros.

 

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

para lembrar

Semana da Consciência Negra 2010: Museu do Rio Cuiabá

Os apreciadores da arte poderão conferir durante o...

CAMISU DEKRIOULA 2010

Moda, Cultura e Tradições, Homenagem as Mulheres da Cultura...

Carta de Apoio a Candidatura de Jurema Werneck á Presidência do Conselho Nacional de Saúde

  Nós, redes e organizações do movimento negro e movimento...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=