Abertura da Quinzena da Mulher Negra é realizada na prefeitura de Rio Branco

Para ampliar e fortalecer as organizações de mulheres negras no Estado, o governo do Acre, em ação conjunta com a prefeitura de Rio Branco e instituições, promove entre os dias 16 e 31 deste mês a Quinzena da Mulher Negra. A abertura ocorreu na manhã desta terça-feira, 16, no auditório na prefeitura.

A Quinzena da Mulher Negra é alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. A data foi designada em 1992 para propor uma reflexão do papel das mulheres negras nesses continentes. Sabendo das dificuldades que a classe ainda enfrenta no que se refere à discriminação de gênero e raça, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPMulheres), tem o objetivo de dar maior visibilidade ao dia. “O evento propõe uma série de atividades que vão tratar as especificidades de cada problema que envolve as mulheres negras e demandam políticas públicas”, explica a diretora de Direitos Humanos da secretaria, Joelda Paes.

Para a primeira-dama do município, Gicélia Viana, é preciso enfatizar a importância de se continuar defendendo as causas referentes à mulher negra em todas as configurações sociais. “O racismo ainda é um problema a ser vencido. É impossível concebermos que a discriminação prevaleça, e por isso é uma honra poder participar de eventos como esse, que lutam pela igualdade para essas pessoas que representam o povo brasileiro”, afirmou.

A ação, que tem o objetivo de fortalecer a cultura afro-brasileira, foi uma iniciativa do Fórum Permanente de Educação Étnico Racial (FPEER) e contou com a ajuda de parceiros para a elaboração de uma agenda extensa para a construção de estratégias de enfrentamento ao racismo, discriminação, preconceito e outras desigualdades raciais e sociais.

As atividades também estão sendo levadas para Brasileia e Xapuri. “A maior intenção aqui é tornar visível a situação das mulheres negras, expor as dificuldades e, principalmente, promover a acessibilidade delas às políticas públicas, tendo em vista que cada ação, como essa que se realiza, melhora vidas”, destaca a coordenadora do Fórum, Almerinda Cunha.

Segundo a secretária Adjunta da Mulher em Rio Branco, Graça Lopes, as discussões voltadas para a temática existem há cinco anos. “O governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco, junto às suas secretarias, já levantam essas discussões há cinco anos, e cada vez mais elas ganham proporção – no ano passado, por exemplo, tivemos a Semana da Mulher Negra, e este ano já realizamos a quinzena. A ideia é abranger ainda mais esse leque de discussão e envolver as instituições nisso”, diz.

A realização do evento conta com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores do Acre (Sinteac), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Universidade Federal do Acre (Ufac), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Adjunta de Juventude, Secretaria Adjunta da Mulher, Secretaria de Estado de Política para Mulheres (Sepmulheres), Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Secretaria Adjunta de Políticas e Promoção da Igualdade Racial, Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e outros órgãos.

 

Fonte: Agência

+ sobre o tema

Duas médicas explicam porque aceitaram o Mais Médicos

Duas médicas do grupo de 45 profissionais que passará...

Fármaco brasileiro mostra bons resultados contra anemia falciforme

Por Karina Toledo Agência FAPESP – Um fármaco...

Maria da Ilha, um retrato da catarinense Antonieta de Barros em crônicas

Professora e política, ela também fundou jornais e escreveu...

Vamos para onde os brasileiros não vão, diz cubano vaiado por médicos

Um dos médicos cubanos vaiados na noite de...

para lembrar

Homens e mulheres concordam: o preconceito de gênero interfere no salário

De 13 perguntas da pesquisa Mitos & Verdades, feita...

Mulher Negra Brasileira Um Retrato – Rebecca Reichmann

A opinião publica brasileira raramente reconhece ou critica os...

Diálogos Feministas: Análise de conjuntura e desafios para a defesa da democracia

Esta publicação traz uma síntese do debate realizado: uma...

Thorning-Schmidt é nomeada primeira-ministra da Dinamarca

A líder dos social-democratas dinamarqueses, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=