Abertura das Olimpíadas

A emoção de ver Gilberto Gil e Caetano Veloso sendo reverenciados na maior festa do esporte mundial só foi superada por ouvir, pela primeira vez, Paulinho da Viola cantando o Hino Nacional. A emoção não parou por aí: tivemos Elza Soares e Jorge Ben Jor, fazendo qualquer pessoa apreciar um dos poucos legados positivos que os Anos de Chumbo deixaram: uma geração de vários talentos musicais brasileiros que emergiram no período da Ditadura Militar.

Por Maurício Pestana Enviado para o Portal Geledés

A abertura das Olimpíadas, que tanto nos encantou, mostrou ao planeta que outro mundo é possível. E que esta nação tão diversa, tão desigual e tão carente daquilo que muitos países já deram aos seus – como os direitos básicos à cidadania, educação, cultura e oportunidades iguais – pode, ainda sim, fazer uma festa esplendorosa como o Carnaval ou uma abertura de Olimpíadas.

Quando o talento e a genialidade são requisitos necessários, não tem para ninguém no mundo. Seja na cultura popular ou no esporte, mesmo estando em baixa em algumas modalidades, percebemos talentos aflorarem, como caso de Marta e Cristiane no presente e Pelé e Garrincha no passado, só para citar o futebol dentre outros esportes.

Por outro lado, quando analisamos nossas melhores universidades, o poder judiciário e a direção de grandes empresas ou conglomerados industriais, essa diversidade tão bonita apresentada nas Olimpíadas não se faz presente.

Esperamos que um dia este país, que já provou que quando coloca seu talento à prova não tem concorrentes no mundo, também estenda as mesmas oportunidades a outros espaços da nossa sociedade para quem sabe assim, também possamos garantir medalhas de ouro na política, na ciência, na tecnologia, na medicina e um dia até alcançar um Nobel, feito que ainda não conquistamos.

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...