Ação social inaugura segunda biblioteca em São Bernardo 

Um espaço pequeno, olhinhos atentos e um mundo de coisas acontecendo na imaginação. A contação de história na Biblioteca Carolina Maria de Jesus, na Favela da Paz, divisa entre São Bernardo e Diadema, é o momento mágico da semana. O equipamento, que está funcionando desde dezembro, é fruto de parceria entre a Cufa-São Bernardo (Central Única das Favelas) e a Ciranda do Saber. A segunda unidade será inaugurada no dia 5, na Favela Capelinha, na Rua Benedito da Silva, 112. O equipamento vai se chamar Biblioteca Sueli Carneiro, homenagem à filósofa, escritora e ativista antirracismo do movimento social negro brasileiro.

A Ciranda do Saber é empresa criada há cinco anos em São Bernardo que tem como missão captar doações de livros e repassar para escolas, creches e montagens de bibliotecas como as unidades que estão sendo implementadas na cidade. A empreendedora social e uma das idealizadoras da empresa, Meire Nascimento, explica que 30% dos livros que são captados são vendidos para manter a operação; 60% são doados e cerca de 10% do que é recebido é enviado para a reciclagem, porque não têm condições de uso. Já foram movimentados cerca de 150 mil livros. “Já dei aulas em escolas públicas e sei o quanto a leitura tem o poder de transformar pessoas”, afirmou a empreendedora. “Dizem que brasileiros não gostam de ler, mas isso é uma inverdade. Quando os livros chegam até as pessoas, elas gostam, querem, se interessam”, completou.

Levar o livro para dentro das comunidades é o objetivo das bibliotecas que estão sendo montadas. A operação é feita por voluntários. O acervo inicial é de cerca de 3.000 exemplares, além de uma brinquedoteca, tudo com material doado. Quem cuida da primeira unidade da cidade é a dona de casa Maria Juciele de Aquino Castro, 37 anos. A comunidade já é ajudada pela Cufa e foi o presidente da central, Alex Ferreira, o Alex Camburão, quem sugeriu que Maria Juciele ficasse à frente da biblioteca. “Na hora aceitei. Desde o ano passado a gente faz em um espaço café da manhã e almoço (também com itens de doação) para as crianças da comunidade. Aqui é todo mundo carente. E, agora, elas vêm se alimentar e também pegar livros”, contou.

Maria Juciele confirma a percepção de Meire: a de que as pessoas gostam de ler. “Não esperava que a procura ia ser tão grande. As crianças querem ver, até quem não sabe ler leva para casa”, contou. As refeições estão sendo servidas duas vezes por semana, mas o objetivo é que seja, em breve, de segunda à sábado. “Não é um projeto, não é nada. É só a gente tentando ajudar a comunidade”, explicou Maria Juciele.

O presidente da Cufa explicou que o objetivo da parceria é montar uma biblioteca por mês nas outras 40 comunidades da cidade. “Temos conversado com muita gente para recebermos doações dos livros, pessoas físicas, empresas e tudo pode ser trazido para a nossa sede ou a gente também pode buscar”, afirmou. No dia da inauguração da biblioteca no Capelinha haverá apresentações musicais, contação de histórias e lanches. Também serão distribuídos kits com absorventes higiênicos, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Há um ano, a Cufa mantem o projeto “Todo Mês Vem”, de distribuição dos itens. 

As doações de livros, alimentos, absorventes ou qualquer outro item para a Cufa pode ser feita no (11) 98112-3905. Para a Ciranda do Saber o contato é o site www.cirandadosaber.com.br. Doações para as refeições das crianças da Favela da Paz podem ser agendadas no telefone (11) 94027-1185.

Foto em destaque: Reprodução/ Diário do Grande ABC

+ sobre o tema

Estudante da UFRJ comove a internet com declaração do pai semianalfabeto

Por Daniel Silveira Do G1 Ela criticou quem debocha das pessoas...

II Edital Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra

Vários estudos mostram que há resultados educacionais significativamente piores...

Cerimônia de formatura em MT reúne 43 índios de 32 etnias diferentes

Formandos do curso de Pedagogia Intercultural que reúne 32...

Aluno da primeira turma de cotistas raciais da UFPR defende tese de doutorado

A UFPR agendou para a próxima terça feira (7)...

para lembrar

spot_imgspot_img

USP libera mais de 900 livros para baixar de graça; faça o download

A grana está curta para comprar livros? Temo uma excelente notícia! A Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza uma biblioteca virtual com mais de 900 livros...

“Perda de aulas por tiroteios na Maré agrava desigualdade”

Desde 2014 à frente da editora Caixote, a jornalista e escritora carioca Isabel Malzoni mergulhou no universo das violências sofridas por crianças e adolescentes que moram no complexo...

Bonaventure Ndikung será o curador da Bienal de São Paulo de 2025

Camaronês radicado em Berlim, Bonaventure Soh Bejeng Ndikung foi anunciado nesta terça-feira (2) como o curador da Bienal de São Paulo de 2025. Diretor e curador geral da...
-+=