Acesso à mamografia é ampliado em São Paulo

Por: Marli Moreira

Começa na segunda-feira (17), uma campanha do governo paulista de diagnóstico precoce do câncer de mama como parte do Programa Mulheres de Peito. Em 300 unidades da rede estadual de saúde, serão atendidas mulheres com idade entre 50 e 69 anos para efetuar exame de mamografia. As interessadas não precisarão apresentar a solicitação médica para se submeter ao exame, mas o agendamento neste ano é destinado às aniversariantes do mês nascidas em anos pares.

Neste mês serão marcados os exames das nascidas em janeiro e fevereiro. Para as mulheres que nasceram em anos ímpares, o atendimento ocorrerá em 2015. Haverá exceção, no entanto, para as que estão nesse grupo e há mais de dois anos sem fazer o check-up.

A espera prevista é de 45 dias e se for constatada alguma alteração com necessidade de uma investigação médica mais aprofundada ou indícios de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do Sistema Único de Saúde.

O anúncio foi feito hoje (5), em cerimônia no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, com a presença do governador Geraldo Alkmin e do secretário estadual da saúde, David Uip entre outras autoridades do setor. Os dois defenderam que o rastreamento identificando a doença no início aumentam as chances de cura. Os exames poderão ser feitos tanto nas unidades de saúde convencionais como nos locais conveniados e nas unidades móveis.

De acordo com o governador, uma carreta colocada no bairro de Santo Amaro já possibilitou que fossem feitos 1,2 mil exames dos quais 19 tiveram encaminhamento. Serão colocadas mais duas carretas, na região do ABC paulista, uma em Diadema e outra em São Bernardo do Campo. Há previsão ainda de mais uma em Bauru.

“A detecção precoce de qualquer neoplasia faz com que a doença tenha um prognóstico muito bom [ajudando] a salvar muitas vidas porque o câncer tem aumentado, mas se for tratado logo no início tem cura”, defendeu Alckmin.

Davi Uip admite que há uma demanda reprimida, porém, acentuou que a estrutura montada irá atender proporção de mulheres em pelo menos 80%, nível acima da meta estabelecida como objetivo do Ministério da Saúde que é 70%. Além disso, complementou: “estamos tentando acabar com os pacientes itinerantes, criando unidades de atendimento mais próximas das residências”.

Mulheres terão mamografia grátis sem pedido médico no mês do aniversário

 

Fonte: Agência Brasil

+ sobre o tema

para lembrar

Fatima Oliveira – Um dilema brasileiro: a Saúde da Mulher na encruzilhada

Como espaço de concertação e definição de rumos, chegou...

Ministério da Saúde apresenta a Carta dos Direitos dos Usuários em Saúde

A Carta dos Direitos dos Usuários em Saúde foi...

SUS: perspectiva integral e acesso universal e igualitário – Por: Fátima Oliveira

As demandas de atenção à saúde em um país...

Aborto não é questão de opinião: um artigo da escritora Clara Averbuck

Publicado no site Lugar de Mulher. A autora, Clara...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...
-+=