Advogada denuncia possível fraude nas urnas eletrônicas

Descoberta foi feita por um jovem recém-formado pela UnB, que identificou uma forma de instalar programas fraudados dentro do sistema das urnas eletrônicas; segundo a advogada Maria Aparecida Cortiz, as denúncias de irregularidades foram enviadas ao TSE como petição, mas o caso não virou processo e foi arquivado; ela acusa o ministro Dias Toffoli de omissão e ainda o desaparecimento de quatro páginas do documento; “É o crime perfeito. O réu julga suas próprias ações”, constata; leia entrevista ao Jornal GGN

A dois dias do segundo turno das eleições, o Jornal GGN, do jornalista Luís Nassif, traz à tona a denúncia de uma advogada sobre a possibilidade de fraudar as urnas eletrônicas. A descoberta foi feita por um jovem hacker, recém-formado na Universidade de Brasília.

As denúncias de irregularidades foram levadas como uma petição ao TSE, segundo a advogada Maria Aparecida Cortiz, mas o caso não virou processo e foi arquivado por um juiz da Secretaria de Informática. Cortiz denuncia omissão do ministro presidente do tribunal, Dias Toffoli, e ainda o desaparecimento de quatro páginas do documento.

Leia abaixo a introdução da matéria do portal GGN e aqui a íntegra da entrevista da advogado.

O TSE e a descoberta do programa de fraude nas urnas eletrônicas

Jornal GGN – Há menos de três meses, um jovem hacker recém formado pela Universidade de Brasília acessou o sistema das urnas eletrônicas no TSE e descobriu, entre 90 mil arquivos, um software que possibilita a instalação de programas fraudados: o “Inserator CPT”. A ação foi planejada pela CMind (Comitê Multidisciplinar Independente), formado por especialistas em tecnologia.

A advogada Maria Aparecida Cortiz, que participa do grupo, articulou a estratégia dentro do Tribunal Superior Eleitoral, representando o PDT, depois que o presidente da Corte Dias Toffolli anunciou que não abriria edital para testes nas urnas das eleições 2014. “Não vai fazer teste? Então vamos por um hacker lá dentro para descobrir o que tem de errado”, disse em entrevista ao GGN.

Cortiz descobriu outra brecha no sistema: além do Inserator, o programa comandado pela empresa Módulo Security S/A – conforme relato do GGN a única proprietária do serviço por 13 anos com contratos irregulares – é transmitido de Brasília para os estados por meio da insegura rede da Internet.

As denúncias de irregularidades foram enviadas ao TSE em uma petição. Entretanto, a petição não virou processo e foi arquivada por um juiz da Secretaria de Informática. Além da omissão do próprio ministro Dias Toffoli, a advogada ainda denuncia o desaparecimento de quatro páginas do documento. “É o crime perfeito. O réu julga suas próprias ações”, conclui.

 

 

Fonte: Brasil 247

+ sobre o tema

Sakamoto: Depois de muito tempo, este blog desce do pedestal e responde a um leitor

por Leonardo Sakamoto Detesto fazer o que chamo...

TIRIRICA E SARNEY

Por: Luis Fernando Veríssimo Richard Nixon certa vez...

Fica MUF: Museu de Favela está perdendo seu espaço

A ONG Museu de Favela - MUF é uma...

para lembrar

O primeiro grande debate presidencial via TV

Por Cidinha da Silva Dilma é, de longe, a candidata...

Dilma vence em 15 estados; Aécio é o mais votado em dez

Com mais de 99,7% das urnas apuradas, os candidatos...

O risco de um retrocesso na luta antirracista

Independente das limitações do governo atual, não há como...

Encontro discute os direitos humanos no novo cenário político

O debate desta segunda-feira vai tratar do processo eleitoral e...

Entre o Vermelho e o Azul, o Brasil elegeu o branco

A mais acirrada disputa presidencial das últimas décadas suscitou discussões acaloradas sobre um país que se dividiria entre o vermelho, do PT, e o...

Jean Wyllys: “Nas últimas eleições, 326 parlamentares foram financiados por empreiteiras”

“Nas últimas eleições, 326 parlamentares tiveram suas campanhas financiadas por empreiteiras (nenhum do PSOL!). E, entre eles, 255 receberam dinheiro das envolvidas na operação...

Para os que querem abandonar o Brasil

Leonardo Boff É espantoso ler nos jornais e mensagens nas redes sociais e mesmo em inteiros youtubes a quantidade de pessoas, geralmente das classes altas...
-+=