Afastamento de promotoras das investigações da morte de Marielle Franco preocupa a Anistia Internacional Brasil.

Enviado por / FonteAnistia Internacional

A Anistia Internacional Brasil acompanha com preocupação a notícia acerca do afastamento das promotoras Simone Sibílio e Leticia Emile da Força Tarefa criada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) para investigar os assassinatos da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes. As promotoras, que conduzem as investigações desde 2018, supostamente teriam optado voluntariamente pelo afastamento de seus cargos.   

Três anos sem respostas sobre quem mandou matar Marielle e por quê, é tempo demais. Neste período quatro delegados diferentes assumiram a condução das investigações. Os acusados de serem os responsáveis pela execução de Marielle e Anderson, Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, ainda não foram jugados pelo Tribunal do Juri.

 Toda e qualquer suspeita de que a investigação possa sofrer interferências indevidas deve ser investigada. Exigimos das autoridades responsáveis transparência e respostas sobre a lisura na condução desse processo.  

A Anistia Internacional Brasil atua no caso Marielle Franco desde o primeiro dia, mobilizando pessoas no mundo inteiro para exigir justiça pela defensora de direitos humanos e por seu motorista, Anderson Gomes. 

Relembramos que há 130 dias enviamos, em conjunto com o Instituto Marielle Franco (IMF), um ofício ao Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, solicitando uma reunião online. Não tivemos respostas! É fundamental que as autoridades possam dialogar com as famílias de vítimas de violações de direitos humanos, assim como com as organizações que as apoiam, para que possam demonstrar quais as providências têm adotado, a partir de seus papéis e funções, para garantir que as investigações sejam realizadas segundo os mais altos parâmetros de direitos humanos. 

+ sobre o tema

Vereadora Marielle Franco denuncia racismo no Aeroporto de Brasília

A vereadora Marielle Franco (PSOL) fez um desabafo no...

Movimento negro fecha Radial Leste (SP) por Marielle Franco

Movimento negro fecha Radial Leste (SP) por Marielle Franco. Ativistas...

O efeito Marielle na política brasileira

A policial civil Joelma Santos, de 36 anos, tenta...

Mangueira anuncia samba-enredo em homenagem à Marielle e mulheres que lutaram por direitos

  A Mangueira anunciou para 2019 um samba-enredo que homenageia...

para lembrar

Brasileiros são os que mais temem tortura na prisão

Oito em cada dez brasileiros temem ser vítimas de...

Para Anistia Internacional, Nobel da Paz encorajará mulheres de todo o mundo

A organização humanitária Anistia Internacional (AI) destacou nesta sexta-feira...

Para Anistia Internacional, Brasil deve punir responsáveis por crimes cometidos na ditadura

RIO - A Anistia Internacional divulgou nesta quarta-feira uma...
spot_imgspot_img

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Anistia Internacional lança campanha Escreva por Direitos, no Rio

A organização não governamental (ONG) Anistia Internacional Brasil lançou neste domingo (29) a campanha Escreva por Direitos, no Festival Mulheres do Mundo - WOW...

Mulheres negras representam 62% das vítimas de feminicídio no Brasil, aponta Anistia Internacional

A escalada da violência contra a mulher em todo o Brasil é um dos alertas contidos no novo relatório da Anistia Internacional. A organização...
-+=