África do Sul legaliza casamentos homossexuais

A adopção da nova lei foi já considerada um passo histórico pelas associações de defesa dos direitos dos homossexuais

Por: ANTONIO LACERDA

 

O Parlamento sul-africano aprovou hoje uma lei que autoriza os casamentos homossexuais, tornando-se no primeiro país do continente africano a legalizar a união entre duas pessoas do mesmo sexo.

A lei foi aprovada com 230 votos, 41 contra e três abstenções, após um debate aceso e polêmico sobre a legislação relativa à união civil.

A nova legislação, que autoriza a oficialização das uniões entre pessoas do mesmo sexo pelo casamento ou pela união civil, foi contestada pelas organizações religiosas, conservadores e tradicionalistas.

Apesar da contestação, o Governo sul-africano considera que a nova legislação faz parte do seu compromisso de combater toda a forma de discriminação contra os homossexuais em matéria de matrimônio. “Rompendo com o nosso passado, necessitamos de lutar e resistir a todas as formas de discriminação e preconceitos, incluindo a homofobia”, afirmou a ministra do Interior sul-africana, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, antes da votação da lei.

A adopção da nova lei já foi saudada pelas associações de defesa dos direitos dos homossexuais, como a Joint Working Group, uma coligação nacional formada por 17 grupos de lésbicas, homossexuais e bissexuais.

“A lei simboliza a rejeição das tentativas de classificar as lésbicas e homossexuais como cidadãos de segunda categoria”, defendeu, em comunicado, Kikile Vilakazi, porta-voz da Joint Working Group. Para a coligação, a decisão de hoje “é uma demonstração de empenho dos parlamentares em garantir que todos os seres humanos são tratados com dignidade”.

A alteração legislativa começou a ganhar forma depois de o Tribunal Constitucional do país ter considerado inconstitucional a anterior lei do casamento, baseada na “união entre um homem e uma mulher”, por ser contrária ao preceito constitucional que garante os mesmos direitos para todos os cidadãos.

A África do Sul é o quinto país a autorizar casamentos homossexuais, depois de Holanda, Bélgica, Espanha e Canadá. O estado norte-americano do Massachussets também autoriza casamentos entre pessoas do mesmo sexo. A legislação do Reino Unido não contempla a possibilidade de se realizarem casamentos entre pessoas do mesmo sexo, embora tenha sido aprovada no ano passado a figura de parceria civil, que oferece aos casais homossexuais praticamente os mesmos direitos e deveres presentes num casamento.

 

 

Fonte: Publico 

+ sobre o tema

Dia a dia com o machismo

“Ela acordou cedo, já sentia os efeitos físicos da...

Entrega do Prêmio Bertha Lutz motiva apelos por mais ações por igualdade para as mulheres

Personalidades que contribuíram para a luta pelos direitos da...

Conheça 10 pastoras, teólogas e ativistas que discutem o machismo

O que essas mulheres fazem é profecia. Denunciar as...

“O pai da minha filha é gay e a criamos em um lar cheio de amor”

Os professores Juliana Fernandes, 28, e Rafael Fernandes, 28,...

para lembrar

Jessica Jones e a possibilidade de se enxergar em uma heroína

Como o seriado Jessica Jones ajudou a colocar o...

Mulher expõe chantagista virtual nas redes

Taruna Aswani é uma mulher indiana, residente nos EUA,...

Violência contra a mulher está se tornando ‘endemia’, com 19 mil casos

Números são preocupantes e em Campo Grande já foram...

O Feminismo sem carteira!

Não falamos protagonismo, não achamos que os homens devem...
spot_imgspot_img

Maria da Conceição Tavares: quem foi a economista e professora que morreu aos 94 anos

Uma das mais importantes economistas do Brasil, Maria da Conceição Tavares morreu aos 94 anos, neste sábado (8), em Nova Friburgo, na região serrana do Rio...

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Novas pesquisas mostram que meninas nos EUA estão tendo sua primeira menstruação mais cedo. A exposição ao ar tóxico é parcialmente responsável. Há várias décadas, cientistas ao redor do...

Leci Brandão recebe justa homenagem

A deputada estadual pelo PC do B, cantora e compositora Leci Brandão recebe nesta quarta (5) o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do...
-+=