África do Sul legaliza casamentos homossexuais

A adopção da nova lei foi já considerada um passo histórico pelas associações de defesa dos direitos dos homossexuais

Por: ANTONIO LACERDA

 

O Parlamento sul-africano aprovou hoje uma lei que autoriza os casamentos homossexuais, tornando-se no primeiro país do continente africano a legalizar a união entre duas pessoas do mesmo sexo.

A lei foi aprovada com 230 votos, 41 contra e três abstenções, após um debate aceso e polêmico sobre a legislação relativa à união civil.

A nova legislação, que autoriza a oficialização das uniões entre pessoas do mesmo sexo pelo casamento ou pela união civil, foi contestada pelas organizações religiosas, conservadores e tradicionalistas.

Apesar da contestação, o Governo sul-africano considera que a nova legislação faz parte do seu compromisso de combater toda a forma de discriminação contra os homossexuais em matéria de matrimônio. “Rompendo com o nosso passado, necessitamos de lutar e resistir a todas as formas de discriminação e preconceitos, incluindo a homofobia”, afirmou a ministra do Interior sul-africana, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, antes da votação da lei.

A adopção da nova lei já foi saudada pelas associações de defesa dos direitos dos homossexuais, como a Joint Working Group, uma coligação nacional formada por 17 grupos de lésbicas, homossexuais e bissexuais.

“A lei simboliza a rejeição das tentativas de classificar as lésbicas e homossexuais como cidadãos de segunda categoria”, defendeu, em comunicado, Kikile Vilakazi, porta-voz da Joint Working Group. Para a coligação, a decisão de hoje “é uma demonstração de empenho dos parlamentares em garantir que todos os seres humanos são tratados com dignidade”.

A alteração legislativa começou a ganhar forma depois de o Tribunal Constitucional do país ter considerado inconstitucional a anterior lei do casamento, baseada na “união entre um homem e uma mulher”, por ser contrária ao preceito constitucional que garante os mesmos direitos para todos os cidadãos.

A África do Sul é o quinto país a autorizar casamentos homossexuais, depois de Holanda, Bélgica, Espanha e Canadá. O estado norte-americano do Massachussets também autoriza casamentos entre pessoas do mesmo sexo. A legislação do Reino Unido não contempla a possibilidade de se realizarem casamentos entre pessoas do mesmo sexo, embora tenha sido aprovada no ano passado a figura de parceria civil, que oferece aos casais homossexuais praticamente os mesmos direitos e deveres presentes num casamento.

 

 

Fonte: Publico 

+ sobre o tema

Serena Williams vence Sevastova e chega à final do Aberto dos EUA

Serena saiu da quadra Arthur Ashe com um aceno...

Ensaio expõe a obsessão pelas características das mulheres negras

Cada vez mais as mulheres brancas norte-americanas fazem cirurgias...

Masculinidades femininas: não somos lésbicas, somos goby!

Farei, neste texto um pouco longo, algumas reflexões sobre...

para lembrar

Impostora ou apenas negra? É preciso ressignificar nossa história

Uma vez por mês, abro o espaço da minha...

STJ decide não federalizar Caso Marielle Franco, que segue com MP do Rio

Por unanimidade —oito votos a zero—, o STJ (Superior...

Sobre cabelos, relacionamentos e outras coisas!

Após uma atividade na minha universidade em celebração ao...

O combate ao racismo também está em fortalecer profissionais negras

Quando foi instituído o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana...
spot_imgspot_img

Joyce Ribeiro será nomeada embaixadora de Cidade Velha, em Cabo Verde

A apresentadora da TV Cultura Joyce Ribeiro será nomeada a embaixadora no Brasil para a cidade de Ribeira Grande, em Cabo Verde. Mais conhecida como Cidade Velha,...

Liniker é o momento: ‘Nunca estive tão segura, não preciso mais abaixar a cabeça. Onde não couber, vou sair’

É final de inverno em São Paulo, mas o calor de 33 graus célsius não nega a crise climática. A atmosfera carregada de poluição...

Homenagem nos EUA marca o resgate internacional de Carolina Maria de Jesus

Meio século depois de ser traduzida para o inglês, Carolina Maria de Jesus voltará a ser resgatada no plano internacional. Neste mês, eventos vão...
-+=