Afrodescendentes: grito unânime contra a exclusão

Havana (Prensa Latina) A paradisíaca cidade hondurenha de La Ceiba, habitada por garífunas faz mais de dois séculos, foi testemunha da Primeira Cúpula Mundial de Afrodescendentes, concluída com a reivindicação unânime de pôr fim ao racismo e a exclusão.

A reunião desenvolveu-se de 18 a 20 de agosto com a presença a mais de mil representantes de 70 países.

Dela saiu a exigência de pôr fim à discriminação racial e a demanda internacional de consertar os danos ancestrais provocados às comunidades de descendentes africanos.

Para o representante do Senegal, Mamadou Diouf, deve existir um reparo ético por tantos séculos de escravatura, e em segundo lugar conhece-se a magnitude e gravidade desse fenômeno, que trouxe um número indeterminado de africanos à América.

Defendeu a inclusão no sistema educativo da imagem completa da escravatura e da violência, e por fim, exigiu o reparo econômico, pois a seu julgamento a pobreza e a riqueza têm raízes históricas.

Durante a Cúpula, inaugurada pelo presidente de Honduras, Porfírio Lobo, em companhia de seu homólogo da Guatemala, Álvaro Colom, discutiram-se temas sobre saúde, educação, juventude, desemprego, discriminação racial, justiça e direito à terra, entre outros.

O relatório final instou a comunidade internacional a assegurar a integridade e continuidade dos territórios habitados por estas comunidades, a proteger os descendentes de africanos de deslocações por conflitos militares e planos urbanísticos, e de desastres naturais que atentem contra sua existência.

Na “Declaração de La Ceiba, I Cúpula Mundial dos e das Afrodescendentes”, os presentes pediram um Fórum Permanente na Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a União Européia (UE).

Entre os temas mais sensíveis esteve a análise das demandas e necessidades dos jovens afrodescendentes na agenda pública latino-americana e a situação das mulheres negras no contexto atual.

A este respeito, a diretora regional para América Latina e Caribe do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Marcela Suazo, sublinhou que urge a incorporação destes jovens nas políticas públicas da região e em espaços internacionais.

Assim mesmo, destacou que dos 150 milhões de mulheres que vivem na América Latina e no Caribe, a metade sofre condições de desigualdade preocupantes.

As expressões de racismo e discriminação na contramão das mulheres afrodescendentes são muito marcadas em alguns países, onde sofrem a marginalização política e carecem de acesso à educação orientada a revalorizar suas culturas e capacidades, afirmou.

Por outra parte, a subdiretora da Organização Pan-americana da Saúde, Socorro Gross-Galiano, assinalou que os mais de 150 milhões de afrodescendentes na região “enfrentam condições críticas”.

Admitiu que a exclusão na saúde está estreitamente vinculada à pobreza, à marginalidade e à discriminação racial, social e de gênero.

A população da América Latina passou de 166 milhões de pessoas em 1950 a 513 milhões em 2000, e espera-se que seja de mais de 800 milhões em 2050.

20 por cento dessa população está formada por afrodescendentes, cuja maioria carece de empregos, de rendimentos permanentes, e não dispõe de serviços básicos de água potável, eletricidade nem benefícios educativos.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), um bilhão de pessoas morrem no mundo de fome e 40 por cento deles são africanos e descendentes.

Apesar de tal desvantagem social, Céleo Álvarez, líder da Organização de Desenvolvimento Étnico Comunitário -que organizou o evento com o apoio da ONU-, considerou que “a reunião culminou com um novo contrato social com a humanidade depois de séculos de invisibilidade”.

Não queremos discursos políticos de compromisso sem concretizar. Este encontro é para exigir maior inclusão de nossas demandas e direitos, expressou.

A próxima cúpula de afrodescendentes se realizará dentro de três anos na Costa Rica.

A CONTRA-CÚPULA

Bem perto do recinto sede deste evento, organizações sociais hondurenhas realizaram uma “contra-cúpula”, denominada Fórum sobre o monopólio de territórios na África e América Latina”.

A reunião paralela foi preparada pela Organização Fraternal Negra (Ofraneh), a Coordenadora Nacional de Organizações Negras de Honduras e a Aliança 2-14, entre outras.

Miriam Miranda, integrante da Ofraneh, explicou que a iniciativa reuniu organizações marginalizadas pelo oficialismo da Cúpula e aglutinou cerca de 700 membros de comunidades afrodescendentes de Honduras.

“É um evento muito importante que serviu para que as comunidades excluídas do fórum mundial pudessem elevar suas vozes sobre a situação atual dos afrodescendentes”, disse Luther Castillo, médico hondurenho fundador do primeiro centro de saúde garífuna no país.

Estão-nos despojando de nossas terras e estamos sofrendo o terceiro desterro de nossa história, denunciou.

Na contra-cúpula instalaram-se mesas com temas como o despojo de territórios, segurança alimentária, transgênicos e apropriação da rede alimentar, exploração e expropriação de combustíveis fósseis, água como direito humano, neocolonialismo e soberania, e mudança climática.

As comunidades garífunas de Honduras habitam os departamentos de Cortés, Atlántida, Colón, Islas de la Bahía e Gracias a Dios, territórios que, acometidos pela pobreza e pela falta de serviços básicos, são testemunhas dos enormes desafios dessa etnia para a melhoria de sua qualidade de vida e manutenção da língua, gastronomia, práticas religiosas, danças e outros costumes.

*Jornalista da Redação América Central e Caribe da Prensa Latina.

Fonte: Prensa Latina

+ sobre o tema

Rede social para negros quer dar visibilidade a políticos e empreendedores

A Black & Black, uma rede social brasileira indicada...

Exposição na Casa França Brasil conta a história do negro no Rio

Mostra reúne 500 peças, como bronzes do Benin, máscaras...

Quilombolas entrarão na justiça por danos morais

Federação Nacional de Associações Quilombolas (FENAQ) entrará com uma...

para lembrar

Zumbi é homenageado em cavalgada pela liberdade

Doze horas a cavalo pelas serras da Barriga...

ONU aprova Década do Afrodescendente a partir de 2013

Luciano Nascimento Repórter da Agência Brasil Brasília - O ano de...

HILTON COBRA – Novo Presidente da Fundação Palmares

Hilton Cobra, é o novo  presidente da Fundação Cultural...

Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana

A íntegra da política já está disponível para download. Lançado...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Com discurso de Lula e da ministra Anielle Franco no Fórum de Afrodescendentes na ONU, Geledés aponta que o Brasil está no caminho certo...

“Para Geledés, o Fórum Permanente de Afrodescendentes é extremamente importante, porque pode construir, no sentido mais amplo, compromissos de enfrentamento ao racismo global. Sobre...

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...
-+=