Agência de modelos gera polêmica ao publicar anúncio para cliente: ‘pele branca’.

Internautas revoltados tomaram conta da página, no Facebook. Veja como tudo aconteceu.

Por Gênica Alexandre Do Blastingnews

A LB Agência está passando por uma saia justa nas redes sociais. Tudo começou quando um anúncio foi publicado. Na divulgação em busca de modelos pluz size, que a empresa afirma ser para um cliente, a exigência era clara, as candidatas precisavam ter a “pele branca”. O assunto logo correu pela rede e muitas pessoas saíram contra a declaração e outros se manifestaram a favor, com o argumento de que a agência é livre para contratar quem desejar.

O post que gerou a polêmica foi apagado pela empresa, assim que o manifesto começou a ganhar força. Em seguida, publicaram uma nota pedindo desculpa pelo ocorrido: “Nunca foi essa nossa intenção”. O responsáveis ainda destacaram que “[…] Os perfis postados sempre foram de exigência das marcas contratantes e não uma escolha dos profissionais da agência[…].

Mesmo tentando remediar o fato, muitos internautas não se deram por satisfeitos. Uma mulher chegou a dizer: “Vcs não possuem um departamento jurídico não? Atirou no pé hein, crime caracterizado”. A indignação tomou conta da “fanpage” da LB Agência, porém, nem todos consideraram o ato discriminatório, um usuário destacou o seguinte: “Vocês e suas representadas contratam quem bem quiserem, a empresa é de vocês”.

Em virtude dessa movimentação, outros posts também chegaram a ser analisados pelos internautas que não curtiram muito a forma como os anúncios foram disseminados. Uma das participantes descreveu: “Corpo fitness”, “corpo saudável” , “panicat”, “bonita/linda de rosto”. E depois vem pedir desculpa muito mal dadas. Me poupe”. Uma delas destacou a falta de comunicação eficaz da empresa, frente às redes sociais e sugeriu: “…Contratem um PROFISSIONAL para dar um jeito nisso aí”.

O que diz a lei

Um texto publicado no site do Conselho Nacional de Justiça, em 2015, destaca as diferenças entre a injúria racial e o racismo, com base no Art. 7º, do Código Penal. De acordo com o material, “o crime de racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça”. Ainda que no ‘mundo da moda’ essa prática seja comum, segundo o texto da lei é vedada a “proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.

 

+ sobre o tema

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

para lembrar

Ator é vítima de racismo durante espetáculo:’Isso não pode ficar impune’

Uma espectadora interrompeu a peça e deu uma banana No...

Racismo filho do fascismo

A luta para acabar com as repetidas manifestações de...

Minas registra um novo caso de racismo a cada 22 horas e 16 minutos

Expressivo, número de crimes raciais levados aos tribunais está...

Estudantes do Congo acusam Brigada Militar de racismo no Rio Grande do Sul

Africanos acusam BM de racismo e constrangimento por Jessica...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=