Agência Iyabá reposiciona o imaginário da mulher preta através da cultura em curso online gratuito

São Paulo, novembro de 2020 – A agência Iyabá promove em novembro RE(ORÍ)ENTAR – Novas imaginários. O projeto propõe reposicionar o imaginário da mulher negra, das mulheres não-brancas, e das relações sociais que as perpassam através de um trabalho de repolitização da mulher não-branca através da cultura.

A primeira ação acontece dias 19 e 20 de novembro, das 19h às 00h, e consiste em projetar no centro de São Paulo textos, poemas e pensamentos de escritoras negras brasileiras como forma de resgate do protagonismo das mulheres negras em própria história, contada sempre por outras pessoas e por outras óticas. A ação busca disseminar a ideia de que resgatar, entender e contar nossa própria história é um devir revolucionário.

Nos dias 25, 26 e 27 de novembro, das 19h às 20h, acontece a segunda etapa do projeto. Um curso voltado para profissionais não-brancas do setor cultural e da economia criativa, ou quem deseja se profissionalizar, sendo transmitido ao vivo pelo Youtube. É gratuito, mas precisa fazer inscrição no site do projeto. Propõe a reflexão sobre como organizar, estruturar e planejar uma carreira artístico-cultural, além de entender a importância do planejamento estratégico, posicionamento, valores e as possíveis formas de compartilhar subjetividades raciais para o público e clientes.

“Para reposicionar o imaginário das mulheres negras e das relações sociais que as perpassam, é imprescindível fazer um grande trabalho de repolitização dessas mulheres através da cultura afro-brasileira e do conceito do (orí), que diz respeito a essência divina de cada ser. Assim essa mulher desperta a (orí)potência dela, se torna dona da própria história e a conta. Ela desperta uma (orí)presença e se posiciona como a Iyabá que ela é ”, explica Raiany Fernandes, diretora de planejamento da Iyabá.

PROGRAMAÇÃO

Projeções @ Centro de São Paulo

Data: 19 e 20 de novembro

Horário: 19h às 00h

Local: Av São João, 1728 – Santa Cecília

Novas Formas: Planejamento de Carreira para Artistas @ Youtube

Aula 1 – Novos imaginários: Raça, etnia e gênero no empreendedorismo

Profissionais: Marta Carvalho e Raiany Fernandes

Data: 25 de novembro

Horário: 19h às 20h

Carga Horária: 40 minutos

Sinopse: Refletir sobre a realidade negro-brasileira, as esferas de preconceito racial e racismo estrutural; analisar a importância da cultura e das instituições culturais na luta antirracista. Discutir acerca da necessidade de valorização das mulheres, dos povos originários e afrobrasileiros na formação da identidade nacional. Discutir o protagonismo das mulheres, dos povos originários e afro brasileiros por meio de ações culturais que estimulem o empoderamento e a autoestima.

Aula 2 – Novas formas planejamento de carreira para artistas

Profissionais: Michelle Serra e Raiany Fernandes

Data: 26 de novembro

Horário: 19h às 20h

Carga Horária: 40 minutos

Sinopse: Panorama e peculiaridades da atividade de produção cultural nos diferentes ramos da cultura e da comunicação: música e artes visuais. Planejamento um produto artístico: imaginação, criatividade e viabilidade. Planejamento estratégico para carreiras artísticas e componentes culturais, sociais, políticos, legais e econômicos. Organização e diagnósticos de subjetividades. Planejamento, análise de resultados. Procedimentos de pesquisa e de sondagem de públicos culturais. Públicos culturais e produção cultural. Públicos culturais como diferencial importante para a imaginação e realização de lançamentos. Públicos e mercados culturais. Os mercados culturais e a produção cultural.

Aula 3 – Marketing digital para artistas

Profissionais: Raiany Fernandes

Data: 25 de novembro

Horário: 19h às 20h

Sinopse: Introdução ao marketing digital. Plataformas e canais. Construção de posicionamento digital. Construção de persona. Construção de linha editoral, conteúdo, lançamentos.

SERVIÇO @ RE(ORÍ)ENTAR – NOVOS IMAGINÁRIOS

Projeções

Data: 19 e 20 de novembro

Horário: 19h às 00h

Local: Av São João, 1728 – Santa Cecília

Gratuito

Novas Formas: Planejamento de Carreira para Artistas

Data: 25, 26 e 27 de novembro

Horário: 19h às 20h

Inscrição: https://www.iyaba.com.br/reorientar

Mais informações: [email protected]

Gratuito

Imagem de divulgação do projeto aqui

SOBRE IYABÁ

A Iyabá é uma agência de gestão, de comunicação e comunidade de conteúdo criativo de suporte para mulheres criativas não-brancas. Temos como objetivo apoiar essas mulheres em suas demandas de conhecimento, de fortalecimento de seus pensamentos e de desenvolvimentos sociais, pessoais e profissionais. Buscamos promover mudanças nas estruturas da economia criativa, e da sociedade, oferecendo conhecimento para o acesso dessas mulheres e criando um ambiente acolhedor para as mesmas.

No seu histórico de atuação a Iyabá apoiou a carreira de artistas não-brancas como Brisa Flow e Rosa Luz, disseminando sua mensagem para palcos como o Vão do MASP, Festival de Inverno de Guaranhus, em instituições como casas de cultura e fábricas de cultura das periferias de São Paulo e projetos especiais de marcas como Casas Bahia. Ainda, realizamos projetos em co-criação com o MAM- Museu de Arte Moderna de São Paulo com participação de artistas e criativas não-brancas transsexuais.

https://www.instagram.com/iyabaagencia

https://www.facebook.com/iyabaagencia

SOBRE MARTA CARVALHO

Mulher preta e vinda da periferia do DF, atua há mais de 30 anos no mercado da cultura como atriz e produtora cultural, sendo considerada uma das mulheres negras mais influentes na produção cultural do país.

Curadora da Natura Musical 2020, palestrante do Womens Music Event, em sua trajetória produziu projetos de grande expressão nas áreas de cinema, música, teatro, dança e formação de jovens, possuindo larga experiência na gestão de festivais nacionais e internacionais. Idealizou o Festival Satélite061, o Conexões Urbanas Impressões Femininas na Cultura de Rua, e o Movimento Diversa.

É diretora de produção na agência Iyabá e também é Lead Producer na agência Ogivly.

https://www.instagram.com/martacrioula/

SOBRE MICHELLE SERRA

Atua há mais de 15 anos na área comercial em diferentes segmentos, e encontrou na arte sua vocação.

É produtora de campo, tour manager e booker. Fez parte do conselho gestor da Casa de Cultura da Brasilândia e é diretora comercial na agência Iyabá.

Trabalhou na Ócio Cultura Brasil e no projeto Amplifica Music (selo internacional).  Em 2019 produziu o projeto Chefs e Líderes em 8 Cidades pelo Brasil atuando na Fiat, Jeep e Chrysler pela empresa Isla Criativa

https://www.instagram.com/michelleserracultura/

SOBRE RAIANY FERNANDES

Raiany Fernandes é diretora de planejamento na Iyabá, bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense/UFF, atualmente estuda pós-graduação em Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais na Universidade de São Paulo/USP e faz o Bootcamp de planejamento e estratégia na Miami Ad School.

Foi agente da cantora Bia Ferreira, em sua trajetória  produziu projetos como Vento Festival e I Encontro Internacional da Coalizão Negra por Direitos. Foi assistente de produção na série Hack the city da FoxLab em parceria com a Yourmama Filmes, série sobre diversidade ganhadora do award silver no Festival of Media Global Winners 2019, e ganhadora do Emmy Internacional 2019 na categoria short-film.

https://www.instagram.com/rayfernandx/

 

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

 

+ sobre o tema

Luiza Bairros (1953-2016)

Morreu no 12 de julho 2016 a grande Luiza...

Jurema Werneck: ‘Ser mulher negra no Brasil de hoje é sinônimo de luta’

Em entrevista ao HuffPost Brasil, diretora da Anistia Internacional...

Mulher, negra e feminista: conheça a nova secretária-geral da UNE

Mariana Jorge é estudante de jornalismo da UFBA e...

para lembrar

XII Marcha da Consciência Negra – Zumbi mais 20 (1995 – 2015)

CONTRA O GENOCÍDIO, EM DEFESA DA DEMOCRACIA, PELO DIREITO...

Encontro Internacional Afro-Feminismos De Abya Yala: Uma aposta crítica para o agora

A partir de experiências de mulheres negras de diferentes...

Atividades do Novembro Negro na UnB começam nesta segunda-feira (7/11)

A Universidade de Brasília (UnB) divulgou o calendário das atividades do Novembro...
spot_imgspot_img

Unicamp abre 16 cursos gratuitos online; veja como se inscrever

Quer começar o ano dando uma turbinada no currículo? A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece vagas em 16 cursos gratuitos totalmente para estudantes...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Influências africanas ilustram painéis artísticos que integram monumento que será inaugurado em São Luís

A Praça das Mercês abrigará o Monumento à Diáspora Africana, que busca visibilizar a contribuição do povo negro para a cultura e a identidade...
-+=