Agências da ONU treinam voluntários para estudo sobre estigma e HIV no Brasil

Uma parceria entre o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) iniciou uma série de treinamentos para a realização de um estudo sobre estigma e discriminação contra pessoas vivendo com HIV no Brasil.

Do Nações Unidas

Realizada pela ONG Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero, a capacitação ocorre em sete capitais brasileiras, onde cerca de 60 voluntários são treinados para a aplicação dos questionários entre pares, com a proposta de levantar informações relevantes sobre estigma e discriminação em relação a essa população, hoje estimada em quase 900 mil pessoas no Brasil.

A aplicação dos questionários está prevista para abril de 2019, com o objetivo de alcançar mais de 2 mil pessoas. Foto: UNAIDS

Uma parceria entre o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) iniciou uma série de treinamentos para a realização de um estudo sobre estigma e discriminação contra pessoas vivendo com HIV no Brasil.

O estudo, denominado “Índice de Estigma em Relação às Pessoas Vivendo com HIV”, tem como objetivo fazer com que indivíduos e comunidades afetadas pela epidemia de AIDS compreendam experiências de discriminação em suas localidades.

Realizada pela ONG Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero, a capacitação ocorre em sete capitais brasileiras, onde cerca de 60 voluntários são treinados para a aplicação dos questionários entre pares, com a proposta de levantar informações relevantes sobre estigma e discriminação em relação a essa população, hoje estimada em quase 900 mil pessoas no Brasil.

Os primeiros treinamentos foram realizados em novembro e dezembro deste ano, em Recife (PE) e Salvador (BA). Entre janeiro e março de 2019, os treinamentos seguem em Manaus (AM), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).

A aplicação dos questionários está prevista para abril de 2019, com o objetivo de alcançar mais de 2 mil pessoas.

Serão entrevistados indivíduos maiores de 18 anos vivendo com HIV na região metropolitana das sete cidades em que são realizados os treinamentos. Todas as informações são sigilosas, e a análise dos dados será feita em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com previsão de publicação para o segundo semestre de 2019.

De acordo com o gerente de projeto na área de saúde do PNUD Brasil, Joaquim Fernandes, toda a base de informações serve para oferecer subsídios à formação de políticas públicas voltadas para a resposta ao HIV e à AIDS, uma vez que mostra onde e como atuar nos serviços de saúde para que essa população tenha acesso ao sistema de forma não discriminatória.

“O índice pode mensurar isso e, ao mesmo tempo, direcionar onde a atuação deve ocorrer de forma mais incisiva para que se comece a mudar as estimativas de baixo acesso dessa população aos serviços de saúde.”

Para a diretora do UNAIDS no Brasil, Georgiana Braga-Orillard, o índice mostra, a partir de um processo metodológico sério, que o preconceito e a discriminação existem na vida real.

“Precisamos de dados que afirmem a necessidade de políticas públicas para as populações-chave. Mas, para além do resultado, eu acredito que o processo todo já empodera as pessoas vivendo com HIV”, destaca.

Essa metodologia já foi aplicada em mais de 100 países e contou com a participação de mais de 100 mil pessoas desde a sua criação, em 2008.

“Estamos muito animados com a implementação do levantamento, pois precisamos desses dados para enfrentar a falta de espaço que ainda existe em nossa sociedade para falar sobre o tema”, afirma a diretora da Gestos, Alessandra Nilo.

O estigma representa uma das principais barreiras ao acesso de pessoas que vivem com HIV a tratamentos e sistemas de saúde.

+ sobre o tema

As brasileiras que sequenciaram o genoma do coronavírus

Pesquisadoras da USP lideraram estudo feito em tempo recorde...

Justiça determina registro obrigatório de raça em casos da covid-19

A Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou que...

A saúde mental da população negra importa! Por que ainda precisamos afirmar?

*Este artigo é uma produção do GT Racismo e...

São Paulo vacinou 3 vezes mais pessoas identificadas como brancas do que negras

A vacinação contra a Covid-19 na população começou há...

para lembrar

Paraíba registra mais de seis mil casos de Aids em 11 anos

Há 30 anos, o dia 1º de dezembro foi...

Câncer do pulmão atinge cada vez mais mulheres e a culpa é do cigarro

O número de pacientes com câncer não para de...

Aborto em Portugal cai 3%. Lá, procedimento não é crime desde 2007

Depois da criminalização em 2007, o número de abortos...

Maioria dos mortos por novo coronavírus em Nova York são latinos

A maioria dos mortos pelo novo coronavírus na cidade...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...
-+=