Guest Post »
Agressão não! Atriz faz vídeo sobre relacionamento abusivo
Créditos da foto: Reprodução / Instagram

Agressão não! Atriz faz vídeo sobre relacionamento abusivo

Evelyn Félix, de 19 anos, compartilhou o vídeo em seu Instagram e recebeu mensagens de pessoas de todo o mundo

Por Priscilla Geremias Do Marie Claire

Atriz Evelyn Félix, de 19 anos, fez vídeo sobre relacionamento abusivo (Foto: Reprodução / Instagram)

O femicídio é, infelizmente, uma realidade para mulheres brasileiras. Assassinatos de mulheres aumentaram 6,4% nos últimos 10 anos e as negras são as principais vítimas, de acordo com o Atlas da Violência 2018. Um vídeo da atriz Evelyn Félix, de 19 anos, sobre o tema viralizou nas redes sociais e contribuiu com o debate.

Em conversa com a Marie Claire, Evelyn conta que quem teve a ideia do vídeo foi sua mãe Alzira Félix, de 45 anos. “Ela encontrou esse poema na internet que fala sobre feminicídio, de autoria desconhecida, e foi aí que começamos a pensar no vídeo.”

Além do poema, relatos de outras mulheres inspirou Evelyn. “Assisti vídeos no Instagram e no Youtube de depoimentos de mulheres que já passaram e passam por isso. E eu li algumas matérias que abordam esse assunto para tentar entender essa triste realidade.”

“Recebi inúmeras mensagens de pessoas me questionando sobre o real motivo de ter feito a interpretação de um assunto tão importante, se eu nunca havia vivenciado um caso. Esse é, na verdade, o papel de uma atriz, poder interpretar e viver o personagem em situações nunca vividas na vida real”, explica Evelyn.

O vídeo viralizou e alcançou grandes números. São 1.536.860 visualizações e 15,1 mil comentários até o momento. Evelyn conta que, para sua surpresa, as pessoas reagiram ao vídeo de várias maneiras.

“O que mais mexeu comigo foram as mensagens de pedido de socorro de filhos que vivem nessa situação”, diz Evelyn (Foto: Reprodução / Instagram)

“Recebi mensagens de homens e mulheres de várias regiões do Brasil e do mundo, como Estados Unidos, México, Coréia e outros. O que mais mexeu comigo foram as mensagens de pedido de socorro de filhos que vivem nessa situação e não sabem como lidar, preferem
silenciar, protegendo seu pai, ao invés de denunciar e vê-lo preso. Talvez por remorso ou por medo. Há também muitos depoimentos de mulheres que ainda estão aprisionadas e de mulheres que conseguiram se libertar de seus agressores. Foram milhares de homens me dando apoio, pessoas elogiando e agradecendo pelo trabalho no vídeo”, conta Evelyn.

A atriz completa: “são dois motivos pelo qual é importante interpretar e não só falar como é uma relação, o primeiro é porque a mulher que passa por essa situação normalmente
não fala, evitando exposição por medo, e, ficam fechadas no seu mundo, reféns das agressões e de suas consequências; e o segundo motivo é que a interpretação com a linguagem gestual torna a mensagem universal.”

Artigos relacionados