Alagoas é o Estado com mais mecanismos voltados à mulher do País

 

O Governo de Alagoas desenvolve ações estratégicas para a redução de crimes contra a mulher e adota medidas protetivas em parceria com diversos órgãos do Estado. Segundo a secretária da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, Alagoas é o Estado com mais organismos voltados à mulher do País, com 22 órgãos espalhados pelos municípios, como delegacias, superintendências e conselhos.

“O Estado está fazendo sua parte. Temos adquirido imóveis para fazer os equipamentos necessários para a defesa das mulheres. Precisamos protegê-las de forma rápida, pois quando elas fazem a denúncia, são vítimas de ameaças e precisam de segurança imediatamente”, afirmou Kátia Born.

O Governo de Alagoas conseguiu, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, o recurso de R$1,5 milhão para fazer o Centro de Monitoramento de Informação em cinco municípios polos. “O governador Teotonio Vilela liberou mais R$2 milhões e meio para que estruturássemos toda a rede com computadores, impressoras e internet. Dessa forma, vamos acompanhar cada mulher desde a primeira denúncia”, destacou.

Entre as ações realizadas, está o desenvolvimento da rede de proteção à mulher, que conta com mais de 1.800 pessoas, entre policiais civis e militares e colaboradores das Secretarias da Saúde, Assistência Social, Educação e Defesa Social, além da parceria com instituições não governamentais.

“Este ano fizemos uma parceria com o secretário Dário César (Defesa Social) para preparar os recursos humanos das delegacias e criar núcleos que vão ajudar as mulheres a fazerem as denúncias em São Miguel – que deve ser inaugurado em outubro -, Delmiro Gouveia e Maragogi. Esperamos verbas do Governo Federal para que possamos abrir outros núcleos em outras delegacias”, disse a secretária da Mulher, Cidadania e Dos Direitos Humanos, Kátia Born.

As mulheres vítimas de violência ou que estão sofrendo ameaças contam também com a proteção da Casa Abrigo, em Maceió. De acordo com Kátia Born, mais duas casas estão sendo construídas, sendo uma na capital e outra em Arapiraca.

“Essas casas são sigilosas, portanto, não podem ter inauguração. As mulheres que tem a proteção da Casa Abrigo passam pela Delegacia, depois vão para o Centro de Referência, e então são encaminhadas para a unidade. É uma dinâmica para qual toda a rede está preparada, contando com o apoio da Defensoria Pública do Estado e Ministério Público do Estado”, explicou a secretária.

Quilombolas e indígenas

Esse ano quase 400 mulheres indígenas e quilombolas foram preparadas no projeto Mulher e Cidadania, mostrando a elas seus direitos: a educação, saúde, geração de emprego e renda, acesso, entre outros. O próximo passo é preparar mais de 200 mulheres para o projeto de artesanato nas comunidades quilombolas.

Fonte: Primeira Edição

+ sobre o tema

Deputada Leci Brandão Propõe a criação da Semana Estadual do Hip-Hop

    De acordo com o Projeto de Lei 306/2012 ,...

Câmara realiza homenagem ao Professor Eduardo de Oliveira

Sessão solene realizada em comemoração aos 86 anos do...

Ministra da igualdade racial participa de caminhada contra intolerância religiosa no Rio

Mobilização reuniu no domingo (16), milhares de candomblecistas, católicos,...

para lembrar

O depoimento dessa mãe é mais do que um debate: é uma aula essencial sobre feminismo

Ser mãe é daquelas coisas difíceis de explicar, gente:...

Guevedoces: o estranho caso das ‘meninas’ que ganham pênis aos 12 anos

Condição parece ligada a uma deficiência genética comum em...

O crack, a maternidade e o poder público

Adoção de crianças e, mais que tudo, adoção de...

Seminário internacional Brasil/EUA debate violência contra mulher

Evento aborda programas para homens autores de violência Do MPSP O...
spot_imgspot_img

Vamos a desprincesar! Reflexões sobre o ensino de história à partir da presença de María Remedios del Valle na coleção Antiprincesas

Lançada em 2015 em meio à profusão de movimentos feministas, a coleção de livros infantis Antiprincesas da editora argentina independente Chirimbote se tornou um...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...
-+=