Aliança conservadora para Prefeitura de São Paulo vai dando água

A aliança conservadora para a disputa da Prefeitura de São Paulo está cada vez mais distante. A possibilidade de uma aliança entre o PSDB e PSD tem dado sinais negativos a partir dos últimos movimentos dos tucanos. No debate realizado na noite de segunda-feira entre os pré-candidatos do PSDB, a gestão de Gilberto Kassab foi atacada.

As críticas mais incisivas à gestão, da qual o PSDB também faz parte, partiram principalmente do secretário de meio ambiente do governo paulista Bruno Covas. Porém, os outros pré-candidatos também fizeram críticas.

Covas atacou os que defendem apoio ao candidato de Kassab e são contra a candidatura tucana, “aqueles que estão perto das benesses oficiais, mas longe do pulsar das ruas, estão tentando trabalhar contra, mas não vão conseguir”, disse.

O encontro, o primeiro de quatro que o partido pretende realizar na capital antes de realizar as prometidas prévias do partido, reuniu os secretários estaduais de Energia, José Aníbal, Meio Ambiente, Bruno Covas, e Cultura, Andrea Matarazzo, além do deputado federal Ricardo Tripoli.

Cabeça de chapa

O principal motivo de desavença entre os dois partidos é saber quem encabeça a possível aliança. Antes ventilada como possível, a candidatura do vice-governador Afif Domingos, ex-DEM e agora no PSD, agora é descartada por Alckmin. Em reunião no Palácio dos Bandeirantes, no sábado, com os quatro pré-candidatos tucanos, Alckmin descartou ceder a cabeça de chapa para o PSD na aliança pela Prefeitura. Foi a primeira fez que negou o acordo de maneira categórica.

O governador teria dito no encontro que o acordo para ceder a cabeça de chapa “só interessa a Kassab”. Lembrou que seu partido, o PSDB, tem uma aliança tradicional com o DEM – os tucanos trabalham ainda para fechar coligações com PP, PDT e PSB.

Serra

A desavença que ficou explícita nos últimos dias, mostra acima de tudo a disputa no próprio ninho tucano. Mais do que efeitos municipais, ela interfere no quadro político estadual e nacional. O ex-governador José Serra defende a aliança, inclusive a possibiliadade de ceder a cabeça de chapa ao PSD. Padrinho político de Kassab, interessa a Serra que ele saia fortalecido na disputa, o que também traz bônus para seu futuro político.

Na eleição de 2008 para a prefeitura, Serra, então governador de São Paulo, apoiou veladamente Kassab, naquela época no DEM. Alckmin foi condidato do PSDB contra a vontade de Serra, mas amparado por lideranças nacionais tucanas, como Aécio Neves. Kassab passou para o segundo turno e venceu a candidata petista Marta Suplicy, Alckmin ficou em terceiro.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura

Em 39 cidades brasileiras, os eleitores já sabem que...

Prostituição e direito à saúde

Alexandre Padilha errou. Realizar campanhas de saúde pública é...

Gay pode colocar parceiro como dependente no IR

Receita Federal aprovou parecer com origem em pedido...

Estudo mostra que pais podem ajudar a criar pequenos narcisistas

Se você acha que seu filho é ‘mais especial’...

para lembrar

Obama ‘perdoa’ peru e o livra do forno à véspera de Ação de Graças

Presidente cumpriu tradição na Casa Branca com as filhas,...

‘Demos mole’, diz fundador do PV sobre Rede de Marina Silva

  Alfredo Sirkis lamenta rejeição à criação do...

Aquilo que não te mata torna você mais forte

Fonte: The New York Times - Mary J. Blige...

Tucanos se complicam após lançamento de livro sobre esquema de corrupção no governo FHC

 A situação nacional do maior partido da direita brasileira,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=