Aluno da Udesc de Joinville é considerado o melhor do país pela sétima vez

Estudante recebeu o Certificado de Mérito Acadêmico, do Ministério das Relações Exteriores, que premia estrangeiros que se destacam

Do A Notícia

Foto: Jonas Porto,Udesc,divulgação

O estudante, Naloan Coutinho Sampa, 24 anos, do campus da Udesc em Joinville, recebeu pela sétima vez, o Certificado de Mérito Acadêmico, do Ministério das Relações Exteriores. O aluno apresentou as melhores notas do País entre os integrantes do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) do governo federal.

Natural da República de Guiné-Bissau, na costa ocidental da África, Naloan estuda em Joinville desde 2008 e deve concluir os estudos ainda neste ano.

Além do excelente rendimento em sala de aula, o aluno da décima fase do curso de engenharia civil já atuou como voluntário no projeto de extensão de coleta seletiva e desde o segundo semestre de 2010 participa como bolsista de pesquisa do CNPq, na área de materiais.

— Naloan é um exemplo a ser seguido, pelas dificuldades encontradas e pela perseverança em atingir os seus objetivos —, afirma a professora-chefe do departamento de engenharia civil, Sandra Denise Kruger Alves.

Filho de professora, Naloan tem mais 12 irmãos. Tímido, admite ter enfrentado dificuldades para se adaptar ao Brasil, mas aos poucos conquistou a admiração dos professores e companheiros de classe.

— Fiz muitos amigos aqui e hoje me sinto em casa —, conta Naloan.

A Bolsa Mérito do Ministério das Relações Exteriores repassa auxílio financeiro no valor de R$ 622 por seis meses para os alunos do PEC-G. Além de Naloan, há outros cinco alunos estrangeiros estudando na Udesc Joinville, vindos do Paraguai, Bolívia e Angola. Estes estudantes não concorrem com os candidatos ao vestibular, são selecionados pelo Ministério da Educação (MEC) e amparados pela norma que concede uma parcela de vagas aos estudantes de outros países conveniados.

 

 

+ sobre o tema

Fuvest divulga prova e gabarito da primeira fase do vestibular

Exame foi aplicado neste domingo (28). Lista de aprovados será...

STJ suspende todas liminares do Enem e Sisu

As liminares concedidas em todo o país garantindo...

Cai qualidade das escolas estaduais do Grande ABC

Por: Camila Galvez     O Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação...

Sancionada lei que prevê apoio a indígenas na educação superior

O apoio ao acesso de povos indígenas ao ensino...

para lembrar

Projeto leva carimbós a alunos da rede pública

A Amazônia é quase uma entidade. Estende-se por...

Prazo para pedir correção invertida do Enem termina nesta sexta-feira

Sistema ficará no ar até as 23h59. Cabeçalhos do...

ProUni encerra inscrições nesta terça para 123 mil bolsas de estudo

Programa oferece mais de 123 mil bolsas em universidades...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=