Aluno de escola pública de PE consegue nota máxima na redação do Enem 2016

Um estudante da rede pública estadual está entre os três candidatos que tiraram a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, em Pernambuco. Morador de Carpina, Mata Norte do estado, Victor Josuan, 19, fez a prova pela segunda vez e tenta uma vaga no curso de Medicina, um dos mais concorridos nas universidades do país. Ao todo, 6,1 milhões de pessoas fizeram as provas e, destes, apenas 77 obtiveram nota 1.000 no Brasil.

Por Pedro Alves, G1

Pernambucano Victor Josuan obteve nota 1.000 na redação do Enem 2016 (Foto: Victor Josuan/Acervo pessoal)

Ex-aluno do curso de Redes de Computadores na Escola Técnica Estadual Maria Eduarda Ramos de Barros, em Carpina, Victor explica que não esperava a nota máxima na redação e que o sentimento agora é de satisfação. Como preparação, ele fez um curso privado de redação, mas estudou em casa para as outras disciplinas do exame. Para ele, a preferência é uma vaga na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no campus Recife.

“Eu não conseguia ver a nota do Enem e, quando soube da nota na redação, não sabia o que fazer. Gritei muito e meu primeiro reflexo foi mandar uma mensagem para minha professora. Acredito que minha ousadia durante o desenvolvimento do tema foi crucial para a nota máxima”, disse.

A preparação para o exame incluiu, ainda, fazer cerca de três redações por semana, treinando diversos possíveis temas e fortalecendo a argumentação, o que ele acredita ter facilitado na hora de realizar o exame.

Reprodução/Facebook

No Facebook, a postagem com o print da nota recebeu mais de 230 curtidas. “1000 na redação do Enem. Valeu Mainha, valeu Fernanda. OBRIGADO POR TUDO!!”, postou Victor, fazendo referência à professora de redação Fernanda Pessoa. Sobre a rotina de estudos, ele explica que dedicava ao menos três horas por dia à preparação para as provas, com uma hora de teoria e outras duas de resolução de exercícios.

Neste ano, o tema da primeira edição da redação do Enem foi ‘Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil’. Para basear a argumentação, Victor conta que utilizou-se do pensamento da filósofa gaúcha Márcia Tiburi e um poema de Carlos Drummond de Andrade no fechamento do texto. “O pensamento da filósofa discute sobre uma certa ‘moda’ em odiar, como uma anticultura, e foi nisso que prendi meu argumento”, explicou.

Sobre a expectativa de aprovação, Victor conta que, apesar do bom desempenho, não dá por garantida a vaga em Medicina. “Esse curso é sempre uma caixinha de surpresas, mas estou confiante. Sempre quis Medicina e estou satisfeito com meu resultado”, comemorou.

Sisu

Em Pernambuco, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 14.785 vagas em instituições públicas de ensino em Pernambuco para a edição do primeiro semestre de 2017, de acordo com dados repassados pelo Ministério da Educação. As inscrições ocorrem entre esta terça (24) e sexta-feira (27). A Universidade de Pernambuco (UPE), que já divulgou o listão do Sistema Seriado de Avaliação, preenche 1.730 vagas restantes através do Sisu.

Na UPE, são 63 cursos ofertados. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferece 6.952 vagas, distribuídas entre 102 cursos, enquanto a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) conta com 3.580, divididas entre 68 graduações. No interior do estado, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) oferta 1.530 vagas, em 28 cursos.

Os Institutos Federais também aderiram ao Sisu como forma de ingresso ao ensino superior. No IFPE, são 384 vagas, divididas em 10 cursos, enquanto no IFSertão são 609, distribuídas em 20 cursos.

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Núcleo da UNEB oferece curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em...

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais

Em 2003, pesquisa mostrava que taxa não chegava a...

para lembrar

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...

ENEM: OAB orienta candidatos do Enem a procurar MP e não descarta pedir anulação

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio...

Faltam professores qualificados no ensino médio

Por: Cinthia Rodrigues Docentes desta etapa lidam com várias...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=