Amazônia e educação

É necessário produzir políticas públicas capazes de serem moduladas às configurações de vulnerabilidade e potencialidade no território

‘Tire o pé do chão e mantenha a Amazônia de pé”. Esse é o mote de uma campanha que celebra o Dia da Amazônia, comemorado no próximo dia 5, e que promoverá ao longo da semana oito festivais e mais de 500 ações espalhadas pelo país. Mais do que um slogan restrito a ambientalistas, esta deveria ser uma meta de todos, afinal, o modo como o Brasil lida com este bioma tem significativos impactos sociais, econômicos e geopolíticos em diversos setores.

Internacionalmente, a Amazônia já nos deu protagonismo na agenda ambiental — como na Eco-92 e no Acordo de Paris de 2015. Mas hoje, diante do desmonte promovido pelo atual governo, somos vistos como “pária global”. É necessário resgatar a condição de liderança, mas precisamos ir além. A agenda a ser trabalhada vai da valorização da biodiversidade a compromissos com o enfrentamento da emergência climática, o fim do desmatamento ilegal, o combate à exploração criminosa de minérios.

E todas as ações devem priorizar povos locais originários, ribeirinhos, quilombolas, urbanos e rurais, que enfrentam situações de múltiplas vulnerabilidades, em regra mais graves e intensas que no resto do país. O olhar para a população amazônida, considerando sua heterogeneidade e suas vozes, é condição central para os caminhos de desenvolvimento local e sustentável.

Dentro desse pacote, a educação é também fundamental. A Amazônia Legal (composta por Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e alguns municípios do Maranhão) enfrenta dificuldades maiores do que outras regiões, sobretudo na educação infantil e no ensino médio.

Dados do relatório “Educação na Amazônia Legal” — conduzido pelo projeto Amazônia 2030 e produzido em 2021 pelas economistas Tássia Cruz e Juliana Portella — apontam que o acesso a creches é menor na região comparativamente aos demais estados brasileiros (26% e 45%, respectivamente). Padrão similar é observado no ensino médio, cuja taxa de escolarização bruta corresponde a 73% na Região Amazônica contra 82%, em média, dos demais estados brasileiros.

Parte da alta evasão verificada é explicada também pela dificuldade de acesso às escolas, posto que mais de 23% da população da Amazônia Legal vive na zona rural, mas apenas 14% das vagas do ensino médio encontram-se nessas regiões. Além disso, longas distâncias e o tempo necessário nos deslocamentos — que são, em sua maioria, realizados via transporte fluvial na área rural — exigem investimentos maiores do que em outras regiões.

Dados do relatório “Radar educacional amazônico”, de 2022, produzido pela Fundação Amazônia Sustentável em parceria com o Instituto Unibanco, mostram, no entanto, que o valor médio do investimento-aluno na região é apenas 84% do restante do país.

Felizmente, apesar da magnitude do desafio, há um cardápio de experiências exitosas locais que merecem ser reconhecidas. O Programa Família Que Acolhe, criado em 2013 pela prefeitura de Boa Vista (RR), é exemplo de política integrada para a primeira infância mundo afora. Significativos avanços de aprendizagem ocorreram na rede municipal de Manaus (AM) entre 2015 e 2019, que saiu do 20º lugar para o 9º lugar entre as capitais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O ineditismo do Centro de Mídias no Amazonas — responsável por fornecer, desde 2007, acesso a tecnologias informacionais a mais de 300 mil estudantes do ensino médio em regiões distantes e isoladas — é também referência nacional e internacional.

Bons exemplos não faltam, mas ainda são insuficientes. Para avançar em escala, é necessário produzir políticas públicas multissetoriais e multinível, mais integradas, capazes de serem moduladas às múltiplas configurações de vulnerabilidade e potencialidade no território.

É também fundamental que haja desenvolvimento in loco de estratégias específicas, que lidem com os desafios logísticos e incorporem ativamente as demandas das comunidades, com iniciativas que apontem caminhos para a universalização da educação básica, definindo o tipo de financiamento necessário para assegurar o acesso e permanência dos estudantes.

Infelizmente o Brasil segue de costas para a Amazônia. Por fim, às vezes é preciso enfatizar o óbvio: não existe saída para a Amazônia que não passe rigorosamente pelos amazônidas.

PS: A programação dos festivais pode ser acessada em festivaisdiadaamazonia.com.br

+ sobre o tema

Abertas inscrições para o Sisu do 2º semestre

Estudantes de todo o país podem se inscrever a...

Carta à Sociedade Brasileira

Brasil, 06 de outubro de 2022. No dia 5 de...

para lembrar

Livro Popular – incentivar leitura e ampliar investimentos são prioridades para 2012

Cultura: incentivar leitura e ampliar investimentos são prioridades para...

Livro – ‘Griot’ narra conflitos religiosos

Livro infanto-juvenil narra as dores e os desafios de...

MEC amplia currículo alternativo para tirar ensino médio público da crise

Reprovação é a mais alta desde 1999, segundo divulgou...

Educação, raça e gênero: Relações Imersas na Alteridade

Educação, raça e gênero: Relações Imersas na Alteridade NILMA LINO...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....
-+=