Ana Luiza Flauzina: Resistência e extermínio

 

A resistência negra cristalizou-se como a grande ameaça a rondar o sono das elites brasileiras.

Das imagens aguerridas de Palmares aos retratos distorcidos das periferias urbanas, os vultos de corpos negros impondo-se frente ao racismo deflagram o terror de Estado como resposta patente. Nessa agenda de postura genocida, o grande apetite pela carne negra é saciado de maneira mais visível na movimentação dos aparatos policiais.

Mas não percamos tempo com esse tipo de denúncia saturada. Afinal, a construção da imagem da polícia racista, como o grande alvo de críticas de uma sociedade de bem, serve há muito para a manutenção desse campo minado cavado em torno da juventude negra desse país.

A narrativa usual é apaziguadora de consciências: uma pequena parcela de policiais, “as maçãs podres das corporações”, são os algozes dos extermínios noticiados.

Na imagem da TV, o capitão promete proceder uma investigação severa. Nos jornais, organizações de direitos humanos se posicionam contra esse tipo de prática. No sossego dos lares blindados, experimenta-se o alívio pela extirpação de mais um suspeito na guerra que se renova e intensifica.

Nessa equação, o racismo quer se apresentar como problema episódico, incidental, sendo negado seu papel estruturante das relações sociais no Brasil. A responsabilidade pela produção em série de mortes daqueles que, no dizer de Frank Wilderson, parecem ter a “capacidade de magnetizar balas”, passa a ser de policiais desrespeitosos de uma cultura institucional legítima.

Como se as polícias pudessem prescindir de sua postura homicida para cumprir a agenda política das elites. Como se as corporações policiais não tivessem a função do extermínio, levada a cabo por agrupamentos eleitos para tal fim, como uma de suas missões institucionais. Como se grande parcela da sociedade não sustentasse essa cultura policialesca da morte e da tortura justificando-a sempre como necessidade, nunca como escolha.

Em regra, poucas alternativas são apresentadas a esse quadro que parece querer se cristalizar como inevitável. Na contramão dessa tendência, o projeto de lei nº 4.471/2012 abre um pequeno, mas significativo espaço para novas perspectivas.

 

Ana Luiza Flauzina: Resistência e extermínio

 

A proposta versa sobre a instauração de inquérito nos casos em que o emprego de força policial resultar em morte ou lesão corporal. Na prática, busca-se coibir as ações de extermínio e execução sumária sistematicamente classificadas como “resistência seguida de morte” ou “auto de resistência”.

Na conjuntura atual, em que as forças políticas se reorientam frente a onda de mobilizações e protestos, talvez seja essa uma oportunidade ímpar de se verificar compromissos. Afinal, que lugar ocupa o extermínio sistemático da juventude negra brasileira nas plataformas que pleiteiam a moralização do poder público? Qual a resposta efetiva de um Congresso Nacional à busca de legitimação frente a esse quadro insustentável?

Perguntas com respostas em aberto que já sinalizam a adoção do tom conservador historicamente assumido. Na Câmara dos Deputados, o projeto não foi posto na pauta de votação na última semana, já que a matéria “ficou prejudicada por outras prioridades”, nas palavras do presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves, do PMDB-RN.

Enquanto o poder dá sentido às suas prioridades, a resistência negra segue apontando para urgências flagrantes, sendo a preservação da vida uma de suas principais agendas. Diante dessa situação-limite, busca-se fazer com que as pilhas de corpos que se amontoam sejam dignas de algum tipo de justificativa e censura. Pretende-se, em última instância, quebrar a tendência histórica que sustenta o assalto à vida negra como norma que não precisa ser fundamentada.

ANA LUIZA FLAUZINA, 33, é doutora em direito e pesquisadora associada do Departamento de Estudos Africanos e da Diáspora Africana da Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos)

 

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

Gostoso como um abraço? – Por Maria Rita Casagrande

Por Maria Rita Casagrande para as Blogueiras Negras Feche...

para lembrar

Número de mulheres eleitas prefeitas no 1º turno aumenta 31,5% no país

Candidatas alcançaram posto em 663 cidades, mas apenas uma...

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

Jessé Souza: Escravidão é o que define sociedade brasileira

Reescrever a história dominante de que a corrupção é...

Mano Brown e Iceblue gravam com Fernando Haddad

por Walber Silva O candidato a prefeitura de São...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=