Análise: Obama sai combativo da crise da dívida

O presidente americano, Barack Obama, saiu mais agressivo e combativo da crise que acabou com o acordo, aprovado nesta terça-feira pelo Senado americano, para a elevação da dívida dos Estados Unidos.

Obama foi humilhado e desviado de seu curso pela vitória republicana, que obrigou ele e seu partido a engolirem profundos cortes de gastos.

Mas ele usou seu curto discurso após a aprovação para insistir que o aumento de impostos deve ser parte de uma eventual solução.

É exatamente por isso que o Tea Party está resmungando sobre o que parecia uma vitória clara para eles.

Eles temem golpes baixos e, após um relatório produzido por uma comissão especial, eles vão ser obrigados a escolher entre aumento de impostos ou cortes na defesa.

Obama disse que o cortes não poderiam ser feitos tão abruptamente e que os gastos em educação e ciência devem prosseguir.

Ele pediu uma abordagem ‘justa’ e ‘equilibrada’: acabar com os incentivos fiscais para os ricos e as companhias de petróleo.

Isso foi como acenar a bandeira vermelha para um furioso touro republicano – e tinha mesmo a intenção de ser exatamente isso. Quanto mais o Tea Party ferve, mais o partido de Obama tem a sensação de que o acordo não foi uma derrota tão grande.

O presidente prometeu colocar a criação de empregos como prioridade, dizendo que o corte de gastos não era a única coisa que importava, e pediu que o Congresso chegasse a um acordo nos próximos meses sobre estender a isenção para a classe média, algo que os congressistas não colocaram no acordo.

O acordo foi um golpe duro para o presidente, mas ele reagiu de forma certeira, pelo menos em termos de retórica.

Foi a resposta certa, politicamente. No entanto, ninguém duvida que, quando estimulado, o presidente pode fazer um bom discurso.

Ainda resta dúvida se ele pode tornar a postura desafiadora de hoje em uma atitude duradoura e uma estratégia vitoriosa para a eleição presidencial de 2012.

BBC Brasil – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

 

 

Fonte: MSN

+ sobre o tema

CUIABÁ – Bolsas Universitárias – LOCAL DA PROVA

- Veja lista do local da prova no anexo...

Juiz determina saída de Lula após 580 dias da prisão

Ministros decidiram que ninguém pode ser considerado culpado até...

O Brasil real e a imprensa nativa: um desencontro marcado

-"A liberdade de imprensa é um bem maior que...

Pesquisa mostra que brasileiros usam a internet para se informar sobre política

Pesquisa do Instituto Ibope, divulgada nesta quinta-feira, mostra que...

para lembrar

Horário de verão termina à meia-noite de sábado

Relógios devem ser atrasados em uma hora. Medida entrou...

Foi mal… Por Michel Blanco

Não há preconceito racial no Brasil. Tudo não passa...

LULA VS. SERRA

Sob o título "Tucano alfineta Lula ao entregar estação...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

Suspeito de invadir o Capitólio é preso com material para explosivos perto da casa de Obama, diz jornal

Um homem com materiais para fazer explosivos foi preso perto da casa de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, nesta quinta-feira (29), segundo os portais CBS...

CPMI dos Atos Golpistas: o eixo religioso

As investigações dos atentados contra a democracia brasileira envolvem, além dos criminosos que atacaram as sedes dos três Poderes, políticos, militares, empresários. Um novo...
-+=