Angela Ro Ro abandona show acusada de racismo e homofobia em festival no Ceará

Cantora se defendeu via Facebook com texto que ataca travestis: ”É bom ser carioca e mulher original de fábrica”

Do UAI

A cantora Angela Ro Ro interrompeu sua apresentação na abertura do 9º For Rainbow, festival de cinema voltado para a diversidade sexual, realizado em Fortaleza, na noite desta quinta-feira, 1º. Angela teria batido boca com o público e com produtores do evento, usando palavras como “viadinhos”, “bichinhas” e “caboclinho”.

O relato foi feito pela advogada e ativista Luanna Marley no Facebook. Em post sob o título “O show de racismo de Angela Ro Ro”, a advogada conta que subiu ao palco para intervir. “A tal ‘cantora’ antes e durante o seu show, chamou a plateia cearense de bandidinhos, chutava pessoas que estavam próximas ao palco, chamou um rapaz de viadinho e por fim jogou água gratuitamente no técnico de som agredindo-o e chamando-o de ‘caboclinho’ (vale ressaltar que o rapaz era negro). Como se não bastasse, chegou a dizer: ‘isso é que dá distribuir ingressos de graça’ (…) ‘isso é perigoso’, escreve a advogada.

Em seu próprio perfil pessoal (que foi retirado do ar), Angela Ro Ro lamentou o ocorrido. “Sinto muito, mas tenho que transmitir a vocês a decepção para meu Maestro, eu e grande parte da plateia do Festival For Rainbow em Fortaleza quando fui diversas vezes agredida por alguns homens bêbados e o For Rainbow não havia providenciado nenhuma segurança! O que é descumprimento do contrato e total falta de competência para produzir um evento! Volto para o Rio com a tristeza de meu querido Ceará e minha linda Fortaleza ter sido o cenário desta agressão sofrida enquanto eu trabalhava cantando para a alegria das pessoas!! Até um rapaz da técnica de som me agrediu! Esta foi a 9 edição do For Rainbow… e espero junto aos meus advogados que seja a última”, escreveu, sugerindo que vai tomar ações judiciais contra a produção.

Em outro post, também apagado, Ro Ro escreve que não entende “como travestis que reivindicam direitos humanos praticam atos agressivos contra uma mulher… justo o que eles dizem querer ser ou aparentar (…) não levem a mal!! é bom ser Carioca e Mulher Original de Fábrica” — numa referência irônica ao número de travestis e transexuais presentes no festival, dedicado a diversidade sexual.

Relatos dão conta de que a cantora não estava confortável desde o início da apresentação, e pediu para que as pessoas não se encostassem no palco. Um homem teria feito isso e então agredido fisicamente pela artista, e revidado. Um problema semelhante teria acontecido com um produtor do evento.

A produtora de Angela Ro Ro não quis se alongar sobre o assunto, mas disse que a artista estava muito decepcionada com o evento. Os pedidos de entrevista não foram respondidos até às 15h45 desta sexta-feira, 2.

O For Rainbow também emitiu uma nota sobre o ocorrido, pedindo “sinceras desculpas sobre o espetáculo lamentável que aconteceu”: “Repudiamos com veemência todas as declarações ditas ao público pela cantora Angela Ro Ro. O For Rainbow é um festival feito por gays, lésbicas, travestis, transexuais e heterossexuais. Por negras e negros, por brancos e brancas, por brasileiros e brasileiras, estrangeiros e estrangeiras”.

+ sobre o tema

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 que foram...

Começa convocação de estudantes em lista de espera do Sisu

Os candidatos selecionados pela lista de espera do Sistema...

para lembrar

Cotas Raciais na USP

Em meados dos anos 1990, antes de qualquer outra...

Sobram bolsas para brasileiros em Harvard, MIT e Stanford

Ciência sem Fronteiras vai oferecer 500 bolsas este ano...

Curso de inglês gratuito para negros está com as inscrições abertas

Para se inscrever, os candidatos devem estar cursando qualquer...
spot_imgspot_img

Chance de faculdade para jovem de classe média-alta é mais que triplo da registrada por pobre

A probabilidade de um jovem de classe média-alta cruzar a barreira do ensino médio e ingressar em uma universidade é mais que o triplo da registrada...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024 poderão sacar R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia, do governo...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá um importante passo rumo à ampliação da  diversidade em seu quadro de servidores(as). A Procuradoria-Geral...
-+=