Angola: Lilian Thuram apresenta em Luanda sua visão sobre racismo

Luanda – O antigo jogador da selecção francesa de futebol, Lilian Thuram, orientou, na noite de terça-feira, em Luanda, uma conferência, sobre o tema “A Banda Desenhada Contra o Racismo”, no qual apresentou a sua visão sobre o racismo e a posição da instituição que dirige na luta contra o referido fenómeno.

No Portal Angop 

O ex-futebolista francês e presidente da “Fundação Lilian Thuram – Educação Contra o Racismo” participou na palestra no âmbito do ate-projecto do Festival Luanda Carton, a decorrer na segunda quinzena de Agosto, na capital angolana.

Segundo o orador, “ninguém nasce racista. As pessoas tornam-se racistas. Esta verdade é a pedra angular da actividade da Fundação Educação contra o Racismo”.

“O racismo é uma construção intelectual e, sobretudo, politica”, defende Lilian Tuhuram.

Na ocasião, o antigo jogador da selecção francesa de futebol fez também o lançamento da sua obra de banda desenhada autobiográfica denominada “Notre histoire” (A nossa história), uma evocação das suas raízes e das figuras negras que o inspiraram.

O livro, publicado em 2014, retrata ainda o percurso do escritor, sua infância, a experiência da migração, do Guadalupe a França, entre outros aspectos e acontecimentos.

A cerimónia teve lugar no Instituto Camões, junto a Embaixada de Portugal, a cargo da Alliance Française de Luanda (AFL), em colaboração com o “Estúdio Olindomar”, parceiro co-organizador do Festival, e aquela Instituição cultural ligada a missão diplomática lusa.

Para hoje, de acordo com o programa, no período da manhã, visita a sede do Clube 1º de Agosto e a Academia de Futebol de Angola (AFA), e a tarde, desloca-se a Galeria dos Desportos, estando previsto a realização de uma conferência de imprensa naquela recinto na Cidadela desportiva, segundo responsáveis da missão do internacionalista francês ao país.

O antigo jogador da selecção francesa de futebol lança ainda, quinta-feira, também na capital do país, na Mediateca de Luanda, a obra de ensaio intitulada “As Minhas Estrelas Negras”.

A cidade de Luanda acolheu, recentemente, de 14 a 21 de Março, a “Semana da Francofonia e da Língua Francesa – 2015”, que envolveu a realização de diversos eventos, entre os quais concurso sobre ambiente, oficinas de narração, música, palestras, gastronomia (Noite dos Sabores Francófonos) e actividades comunitárias e académicas.

+ sobre o tema

“Papáveis” africanos disputam para suceder Bento XVI

Bento XVI apresentará sua renúncia oficial ao Pontificado...

Descolonização continua a ter «sentido negativo» para muitos portugueses

Quase quatro décadas depois, a palavra descolonização continua...

Europa caminha para o estado de mal-estar social

Tese é do sociólogo Boaventura Sousa Santos; ele...

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

para lembrar

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45,...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

As Relações Sociais das Festividades N.S do Rosário dos Homens Pretos na Coroação do Rei Congo na década de 1840

Introdução A presença de africanos no Brasil contribuiu maciçamente com religiosidade presente na em diversas regiões do país quando se trata de cultura de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...
-+=