Angola: Lilian Thuram apresenta em Luanda sua visão sobre racismo

Luanda – O antigo jogador da selecção francesa de futebol, Lilian Thuram, orientou, na noite de terça-feira, em Luanda, uma conferência, sobre o tema “A Banda Desenhada Contra o Racismo”, no qual apresentou a sua visão sobre o racismo e a posição da instituição que dirige na luta contra o referido fenómeno.

No Portal Angop 

O ex-futebolista francês e presidente da “Fundação Lilian Thuram – Educação Contra o Racismo” participou na palestra no âmbito do ate-projecto do Festival Luanda Carton, a decorrer na segunda quinzena de Agosto, na capital angolana.

Segundo o orador, “ninguém nasce racista. As pessoas tornam-se racistas. Esta verdade é a pedra angular da actividade da Fundação Educação contra o Racismo”.

“O racismo é uma construção intelectual e, sobretudo, politica”, defende Lilian Tuhuram.

Na ocasião, o antigo jogador da selecção francesa de futebol fez também o lançamento da sua obra de banda desenhada autobiográfica denominada “Notre histoire” (A nossa história), uma evocação das suas raízes e das figuras negras que o inspiraram.

O livro, publicado em 2014, retrata ainda o percurso do escritor, sua infância, a experiência da migração, do Guadalupe a França, entre outros aspectos e acontecimentos.

A cerimónia teve lugar no Instituto Camões, junto a Embaixada de Portugal, a cargo da Alliance Française de Luanda (AFL), em colaboração com o “Estúdio Olindomar”, parceiro co-organizador do Festival, e aquela Instituição cultural ligada a missão diplomática lusa.

Para hoje, de acordo com o programa, no período da manhã, visita a sede do Clube 1º de Agosto e a Academia de Futebol de Angola (AFA), e a tarde, desloca-se a Galeria dos Desportos, estando previsto a realização de uma conferência de imprensa naquela recinto na Cidadela desportiva, segundo responsáveis da missão do internacionalista francês ao país.

O antigo jogador da selecção francesa de futebol lança ainda, quinta-feira, também na capital do país, na Mediateca de Luanda, a obra de ensaio intitulada “As Minhas Estrelas Negras”.

A cidade de Luanda acolheu, recentemente, de 14 a 21 de Março, a “Semana da Francofonia e da Língua Francesa – 2015”, que envolveu a realização de diversos eventos, entre os quais concurso sobre ambiente, oficinas de narração, música, palestras, gastronomia (Noite dos Sabores Francófonos) e actividades comunitárias e académicas.

+ sobre o tema

Estudantes africanos criam sabonete capaz de evitar a malária

Uma dupla de estudantes africanos criou um sabonete capaz...

Artista jamaicano brinca com folclore afro-caribenho e ficção científica

Mistura entre ficção científica, cultura africana, folclore afro-caribenho e...

O Crioulo e a língua do Crioulo. Lorenzo Dow Turner no Brasil.

Lorenzo Dow Turner, brilhante etnolinguísta é, tardiamente ‘descoberto” pela...

para lembrar

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro suelai[email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Geledés Instituto da Mulher Negra lança livro e documentário Projeto Rappers – A Primeira Casa do Hip Hop Brasileiro – História e Legado, narrando...

Com prefácio de Sueli Carneiro e autoria de Clodoaldo Arruda, MC Sharylaine e Jaqueline Lima Santos, livro tem evento de lançamento com debates e...

Sucessos na juventude tornam mais prováveis os sucessos na vida adulta

Os primeiros anos de vida têm expressivos desdobramentos na determinação do futuro de uma criança. Nas últimas décadas, houve um forte crescimento da agenda...

“Ó Paí, Ó 2” segue em primeiro lugar nos complexos de Salvador e alcança um público de 120 mil pessoas em todo o país

"Ó Paí, Ó 2" estreou em todo o país no dia 23 de novembro e segue, por dois finais de semanas consecutivos, sendo a maior...
-+=