“Angú Incubado” Por: Zulu Araujo

Para quem não sabe, Angu é uma comida típica da culinária afro brasileira. A palavra de originária do idioma fon – Àgun (África Ocidental-Congo) referia-se, antigamente, a uma papa de inhame sem tempero, muito comum naquela região africana. No Brasil e em particular na Bahia ganhou sobreme (incubado) pois esconde uma série de iguarias no seu interior, tais como pedaços de carne, frango, lingua, miúdos do boi, etc e é preparado geralmente com fubá (farinha de milho) ou farinha de mandioca. É muito apreciado no nordeste brasileiro e além de saboreado, sua nomenclatura é utilizada para mil e umas ironias, pois nunca aparenta o que é.

Por Zulu Araujo no log do Zulu

Foto: Margarida Neide/ A Tarde

É mais ou menos assim que anda a política brasileira no momento – um verdadeiro angu incubado. Os sinais de que nada é o que parece ser começaram a surgir em junho, quando milhões de jovens foram para as ruas, aparentemente sem razões objetivas, gritando slogans anti tudo, chutando lixeiras reais e simbólicas e execrando a tudo isto que aí está . Até hoje, passados alguns meses da esbórnia de cidadania, nenhum intelectual, político ou cientista social conseguiu encontrar uma razão lógica para aquela explosão. O governo se assustou, o parlamento ídem, a grande mídia como sempre tentou manipular o fenomeno a seus interesses inconfessáveis, mas o fato é que as razões que levaram a esta indignação coletiva não está nem de longe resolvida e ninguém sabe o que vem por aí. O Governo tenta fazer cara de paisagem colocando a culpa no Congresso, o Congresso tenta maquiar fazendo reforminhas inconsequentes ou aprovando projetos absolutamente inócuos e o povão de olho, melhor dizendo, olhando de soslaio, “com a boca escancarada cheia de dentes, esperando a morte chegar”, ou as eleições.

Outro sinal inquietante, ao menos para os governantes de plantão, é a movimentação de Marina Silva, na sua luta desesperada para ter um partido que possa chamar de seu e que pavimente seu vôo rumo ao planalto. Em segundo lugar nas pesquisas eleitorais, Marina é vista ora como um fenomeno, ora como um assombro, tanto à direita como à esquerda, mas em verdade ninguém sabe o que pode vir a ocorrer nas eleições que se avizinham. Já pensou se o eleitorado resolve brindá-la com um mandato presidencial ? Vai ser um deus nos acuda, pois verdadeiramente ela é um ponto fora da curva e ninguém sabe o que pode vir a dar.

Neste cenário já meio conturbado, surge agora, com força e determinação a candidatura de Eduardo Campos, cujo partido, o PSB acaba de sair do governo, fazendo um esforço enorme para manter uma relação civilizada com o PT que não tem ajudado em nada neste sentido. Esta postura ousada dos socialistas pode fazer estragos monumentais tanto na campanha petista quanto na tucana, se o povão tomar gosto por esta ousadia, no mínimo, poderemos imaginar, um segundo turno eletrizante. É bem verdade, que os socialistas vão enfrentar um jogo pesado tanto do governo, cujo pior dos mundos seria enfrentá-los num segundo turno quanto dos tucanos que não pretendem abrir mão do seu pseudo lugar cativo neste espaço.

Mas, apesar de todas estas variáveis, incógnitas e cenários tão distintos, há uma dúvida atroz – pra onde vai a classe média brasileira ? É perceptível que este imenso contingente de eleitores está insatisfeito, indignado e muitas vezes irado, mas ninguém sabe, com certeza que rumo ele vai tomar. E quando esta definição vier, se vier, poderá definir os rumos do Brasil para o século XXI. Não é à toa que todo mundo está querendo se posicionar na cabeceira da pista para não perder a oportunidade, por menor que seja. Ninguém está afim de ficar aguardando a fila andar, (como se fosse uma profecia divina). E quem não se tocar e ficar esperando a generosidade alheia vai ficar pelo caminho choramingando.

Enfim, parece ou não, um angu incubado, essa próxima eleição ?

Axé !

Toca a zabumba que a terra é nossa !

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Escravidão e discriminação

Por Margareth Menezes     Neste momento, em...

Presidente Lula anuncia investimento em catadores de materiais recicláveis

Fonte: G1- Trabalhadores terão carros elétricos para coleta de...

Lula para Gaviões: ‘esta é uma das maiores homenagens que recebo em toda minha vida’

Presidente Lula, internado no Hospital Sírio Libanês, grava uma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=