Anielle Franco apresenta Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial a prefeitas durante encontro em Brasília

Todas as cidades do Brasil podem e devem aderir ao sistema, gerido pelo Ministério da Igualdade Racial

A ministra da Igualdade Racial Anielle Franco apresentou o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o Sinapir, às gestoras presentes na Reunião de prefeitas e ministras de Estado, nesta terça-feira, 28, em Brasília. Com o tema “Construindo caminhos para a superação da pobreza nos municípios brasileiros”, o encontro faz parte da programação da Marcha de Prefeitos e reuniu ministras, prefeitas e deputadas para uma troca de experiência sob a perspectiva de gênero na política.

“Em 2010, com a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial, foi criado o SINAPIR – Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Este sistema tem o propósito de organizar e articular a implementação de políticas e serviços prestados pelo Poder Executivo Federal, visando superar as desigualdades raciais existentes no Brasil”, disse a ministra.  

Nesta quarta-feira (29), a ministra e equipe do MIR farão um corpo a corpo com os prefeitos durante a Marcha, para que façam parte do sistema e contribuam com a institucionalização do combate ao racismo em seus municípios.

Dentro dos 100 dias, o Ministério da Igualdade Racial irá estruturar um grupo de trabalho para reformulação do SINAPIR. A integração entre Executivo federal e as unidades federativas está contemplada no Estatuto da Igualdade Racial.

Ao aderir ao Sinapir, estados, o Distrito Federal e municípios contribuem com os processos de criação de fortalecimento de órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial no âmbito regional e local e fortalecendo o pacto federativo na promoção da igualdade racial.  

Municípios que desejem aderir ao sistema, podem fazê-lo manifestando interesse por meio do formulário: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=eLGl-_E6IESWa79RY-ax2vXplFK0ixlEvrKARgqYS3BURThTMUJINllCRTk3SjJLRU5FUjcwRkZZOS4uParticiparam do evento, além da ministra, a secretária-executiva Roberta Eugênio, e secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal, e a diretora de articulação interfederativa do MIR, Isadora Bispo.

+ sobre o tema

Frente de Direitos Humanos recebe apoio de entidades religiosas

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (25), na...

Morador de rua queimado enquanto dormia tem estado de saúde estável

De acordo com depoimentos, Edivan foi atacado por...

para lembrar

Uma nova visão para a luta pelos direitos reprodutivos no Brasil

Nos últimos dias, as redes sociais e os principais...

Nem tiro, nem enchentes, o povo negro quer viver!

Iniciamos a semana passada com a triste notícia do...

Anielle Franco é eleita uma das mulheres do ano pela revista Time

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi eleita pela...

Audiência aborda a igualdade e o combate ao racismo

Uma nova audiência foi marcada para dia 26 de...
spot_imgspot_img

Projeto Kiriku busca apoio do Ministério da Igualdade Racial para construção de novas afrotecas

A convite do Ministério da Igualdade Racial (MIR), o coordenador do projeto Kiriku e do Grupo de Pesquisa em Literatura, História e Cultura Africana,...

Plano Juventude Negra Viva será lançado em Ceilândia (DF) nesta quinta-feira (21)

O Plano Juventude Negra Viva (PJNV) será lançado pelo Ministério da Igualdade Racial nesta quinta-feira (21) em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal. O...

‘Vitória’, diz ministra Anielle Franco sobre IBGE apontar maioria da população parda

Na tarde desta sexta-feira (22), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, classificou como "vitória" o resultado do Censo 2022, que demonstrou que o Brasil...
-+=