Anielle Franco apresenta Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial a prefeitas durante encontro em Brasília

Todas as cidades do Brasil podem e devem aderir ao sistema, gerido pelo Ministério da Igualdade Racial

A ministra da Igualdade Racial Anielle Franco apresentou o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o Sinapir, às gestoras presentes na Reunião de prefeitas e ministras de Estado, nesta terça-feira, 28, em Brasília. Com o tema “Construindo caminhos para a superação da pobreza nos municípios brasileiros”, o encontro faz parte da programação da Marcha de Prefeitos e reuniu ministras, prefeitas e deputadas para uma troca de experiência sob a perspectiva de gênero na política.

“Em 2010, com a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial, foi criado o SINAPIR – Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Este sistema tem o propósito de organizar e articular a implementação de políticas e serviços prestados pelo Poder Executivo Federal, visando superar as desigualdades raciais existentes no Brasil”, disse a ministra.  

Nesta quarta-feira (29), a ministra e equipe do MIR farão um corpo a corpo com os prefeitos durante a Marcha, para que façam parte do sistema e contribuam com a institucionalização do combate ao racismo em seus municípios.

Dentro dos 100 dias, o Ministério da Igualdade Racial irá estruturar um grupo de trabalho para reformulação do SINAPIR. A integração entre Executivo federal e as unidades federativas está contemplada no Estatuto da Igualdade Racial.

Ao aderir ao Sinapir, estados, o Distrito Federal e municípios contribuem com os processos de criação de fortalecimento de órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial no âmbito regional e local e fortalecendo o pacto federativo na promoção da igualdade racial.  

Municípios que desejem aderir ao sistema, podem fazê-lo manifestando interesse por meio do formulário: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=eLGl-_E6IESWa79RY-ax2vXplFK0ixlEvrKARgqYS3BURThTMUJINllCRTk3SjJLRU5FUjcwRkZZOS4uParticiparam do evento, além da ministra, a secretária-executiva Roberta Eugênio, e secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal, e a diretora de articulação interfederativa do MIR, Isadora Bispo.

+ sobre o tema

Feliciano reabrirá ao público sessões de comissão, diz líder do PSC

  Pressionado pela cúpula da Câmara e pelo próprio partido,...

Manifestantes em prol dos direitos humanos fazem protesto em Cuiabá

Membros de institutos, ONGs e estudantes fizeram protesto na...

Ex-vítimas de trabalho escravo ganham vida nova em estádio da Copa

José Divino da Silva, de 58 anos, ainda...

para lembrar

Julho das Prestas: Instituto Marielle Franco lança historia em quadrinhos

No mês em que se celebra o aniversário de...

Anielle Franco será anunciada como ministra da Igualdade Racial do governo Lula

A ativista Anielle Franco, irmã de Marielle, será a ministra da Igualdade Racial do...

O Brasil se movimenta a partir das mulheres negras

Pela primeira vez celebramos o julho das pretas num Brasil com...
spot_imgspot_img

‘Vitória’, diz ministra Anielle Franco sobre IBGE apontar maioria da população parda

Na tarde desta sexta-feira (22), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, classificou como "vitória" o resultado do Censo 2022, que demonstrou que o Brasil...

Diferenças não podem significar desigualdade de direitos, diz Anielle

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, defendeu a igualdade de direitos e oportunidades para o povo negro, bem como seu acesso à educação,...

Anielle defende punição mais rígida para crimes de racismo

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse, nesta quarta-feira (1º), que é preciso fazer com que os brasileiros passem a ter consciência racial....
-+=