Anielle Franco apresenta Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial a prefeitas durante encontro em Brasília

Todas as cidades do Brasil podem e devem aderir ao sistema, gerido pelo Ministério da Igualdade Racial

A ministra da Igualdade Racial Anielle Franco apresentou o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o Sinapir, às gestoras presentes na Reunião de prefeitas e ministras de Estado, nesta terça-feira, 28, em Brasília. Com o tema “Construindo caminhos para a superação da pobreza nos municípios brasileiros”, o encontro faz parte da programação da Marcha de Prefeitos e reuniu ministras, prefeitas e deputadas para uma troca de experiência sob a perspectiva de gênero na política.

“Em 2010, com a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial, foi criado o SINAPIR – Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Este sistema tem o propósito de organizar e articular a implementação de políticas e serviços prestados pelo Poder Executivo Federal, visando superar as desigualdades raciais existentes no Brasil”, disse a ministra.  

Nesta quarta-feira (29), a ministra e equipe do MIR farão um corpo a corpo com os prefeitos durante a Marcha, para que façam parte do sistema e contribuam com a institucionalização do combate ao racismo em seus municípios.

Dentro dos 100 dias, o Ministério da Igualdade Racial irá estruturar um grupo de trabalho para reformulação do SINAPIR. A integração entre Executivo federal e as unidades federativas está contemplada no Estatuto da Igualdade Racial.

Ao aderir ao Sinapir, estados, o Distrito Federal e municípios contribuem com os processos de criação de fortalecimento de órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial no âmbito regional e local e fortalecendo o pacto federativo na promoção da igualdade racial.  

Municípios que desejem aderir ao sistema, podem fazê-lo manifestando interesse por meio do formulário: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=eLGl-_E6IESWa79RY-ax2vXplFK0ixlEvrKARgqYS3BURThTMUJINllCRTk3SjJLRU5FUjcwRkZZOS4uParticiparam do evento, além da ministra, a secretária-executiva Roberta Eugênio, e secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal, e a diretora de articulação interfederativa do MIR, Isadora Bispo.

+ sobre o tema

A mulher negra é historicamente empreendedora – Tati Sacramento

Entrevistei uma mulher poderosa, mulher negra, seguindo a linha...

Que país é esse?, por Egon Heck

Soldados com escudos e artefatos contra motim fechavam a...

Concursos com inscrições abertas reúnem 42,3 mil vagas em todo o país

Salários chegam a R$ 25.125,39 na Câmara dos Deputados,...

Juíza determina reintegração e beneficia assassino confesso de indígena

Guarani Kaiowá, de 15 anos, morador de uma...

para lembrar

Salário de branco pobre é 46% maior do que o de negro pobre

Relatório da ONG Oxfam revela que desigualdades sociais aumentaram...

Espaço Público recebe a ministra Luiza Bairros

Na pauta, as políticas de promoção para a igualdade...

Os índios, nossos mortos

Os índios, nossos mortos. O Brasil, país racista e...

Mídia e Relações Raciais no Brasil

Cooperação internacional e sociedade civil discutem mídia e relações...
spot_imgspot_img

“O racismo molda a distribuição desigual de recursos e oportunidades”

Barbara Reynolds, presidente do Grupo de Trabalho de Especialistas da ONU sobre Afrodescendentes, fez uma fala contundente nesta segunda-feira, 2, durante a abertura da...

Por que a batalha contra o HIV e a Aids tem sido mais lenta?

Redução global nas infecções e mortes, prevenção e tratamento eficaz: a luta contra o HIV e a Aids avançou consideravelmente nas últimas décadas, mas o fim...

Violência aumenta risco de internação psiquiátrica entre jovens

Crianças, adolescentes e jovens com baixa renda, vítimas de violência, têm cinco vezes mais risco de precisar de uma internação psiquiátrica, de acordo com...
-+=