Antônio Bento de Souza e Castro: O Chefe dos Caifazes

Escrita por Luiz Antônio Muniz de Souza e Castro, seu bisneto, e por Debora Fiuza de Figueiredo Orsi, “A Redenção de Antônio Bento” (Reality Books) é a primeira biografia do juiz branco abolicionista que ajudava negros escravizados a fugirem do cativeiro em São Paulo. No texto abaixo, o autor fala um pouco sobre ele:

“Sem dúvida alguma somos, Débora e eu, hoje no Brasil as pessoas mais habilitadas a falar sobre Antônio Bento, meu bisavô, depois de mais de uma década de pesquisas sobre a obra e vida deste herói tão pouco valorizado pela historiografia do Brasil. Podemos garantir que os leitores e estudiosos ficarão encantados com o que encontrão na biografia, pois nem só conhecerão detalhes que até hoje permaneceram sepultados em documentos da época, como também vem de forma definitiva esclarecer equívocos sobre sua vida que por falta de pesquisa foram sendo repetidos ao longo dos anos.

“Esse descuido, perdoável por parte dos historiadores,  nos proporcionou a chance de  apresentar aos leitores uma verdadeira e inquestionável biografia de um, se não o maior, abolicionista humanista da história deste pais, isso não dito somente por nós, mas por as mais altas personalidades brasileiras que conviveram com Antônio Bento nesse período infeliz da nossa história como, Júlia Lopes D’Almeida; Raul Pompeia; Joaquim Nabuco;  Antônio Gomes de Azevedo Sampaio; Rui Barbosa; José do Patrocínio; Coelho Neto e outros tantos, que tiveram seus testemunhos compilados e  apresentados na A Redenção de Antônio Bento.

“A reconstrução de uma sociedade tem preço inestimável, isso porque, nesse processo, concorrem valores humanos significativos, bem mais elevados do que na sua construção, e são poucos os abnegados que se habilitam à empreitada de refazer algo danificado e com alta probabilidade de ser destruído novamente. Na reedificação, contribuem princípios como firmeza de decisão e perseverança no objetivo de concluí-la, bem como bravura no enfrentamento de terríveis e insidiosos inimigos durante as atividades. Assim foi com Antônio Bento.

“A vida e obra de Antônio Bento, seu exemplo e suas ações ficaram gravados nas páginas da história de São Paulo e do Brasil. Ele foi o sustentáculo da luta abolicionista, soube conduzir-se e conduzir, em sua conhecida modéstia, com atitudes e coragem, desprendimento e resignação, feitos épicos e gloriosos.

‘Em 8 de dezembro de 2020, dia da Justiça, faz 122 anos do falecimento de Antônio Bento e nossa historiografia não pode mais esconder um personagem de tamanha importância para o primeiro movimento popular do história do Brasil, por isso buscamos resgatar a memoria de meu bisavô, não só como ilustre brasileiro que dedicou sua vida em auxilio aos doentes e necessitados e à libertação dos escravos, transformando-se em ícone da causa abolicionista desta Nação, mas como também como ser humano, com seus ideais, paixões, desprendimentos, luta, sofrimentos e vitórias. A vida e trajetória do brilhante batalhador contra uma triste realidade que ainda hoje envergonha a História do Brasil.

Por que não Antônio Bento?”

+ sobre o tema

13 de maio: Comemorar o que?

O Brasil, ultimo país a abolir a escravidão nas...

Navio negreiro trouxe malária para a América do Sul

Uma equipe de cientistas descobriu que o mais comum...

Série “Negros da Contracosta” mostra a beleza de Moçambique

Durante quase 400 anos, a ilha foi a capital...

‘Amistad’: O navio negreiro, porão do liberalismo

Flávio Ricardo Vassoler* O Amistad O navio negreiro singra através do Atlântico....

para lembrar

Brasil: Uma história inconveniente

Portugal, Brasil e diversas nações africanas foram responsáveis pela...

Escravidão no Brasil em vídeo

A escravidão, também conhecida como escravismo ou escravatura, foi...

13 de maio: 127 anos após o fim da escravidão, racismo divide a sociedade

Negros relatam seus dramas e mostram que o problema...

Reparações e compilações – Sueli Carneiro

O jornal O Tempo, de Belo Horizonte, procurou-me, esta...
spot_imgspot_img

Caso de dona Maria de Moura pede urgência no combate ao crime de escravidão

Quantas pessoas brancas alguém aqui conhece que passou um, dez, 20, 40, 72 anos em regime análogo à escravidão? Tenho curiosidade em saber. Conte-me nos...

ENTREVISTA: Minha família enriqueceu com a escravidão

De uma carreira como intérprete profissional e professora universitária, aos 56 anos Branca Vianna deu uma guinada para fundar, em 2019, a Rádio Novelo,...

Escravidão pode custar R$ 6,2 bi à Igreja Anglicana

O órgão supervisor independente Oversight Group aconselha a Igreja Anglicana a decuplicar, para 1 bilhão de libras esterlinas (1,17 bilhão de euros, R$ 6,28 bilhões), o fundo criado...
-+=