Aos 25 anos, Richard Musinguzi é considerado o ‘Walt Disney de Uganda’

Enviado por / FonteDo Opera Mundi

Richard Musinguzi, um artista de 25 anos, foi classificado pela imprensa internacional de o “Walt Disney de Uganda”. Autodidata e com poucos recursos, ele criou o personagem de desenho animado Katoto, que faz sucesso nas redes sociais.

Musinguzi possui um estúdio em Kampala, na capital do país. Ele se formou em arquitetura pela Universidade Mártires de Uganda. “A arquitetura veio naturalmente a mim por causa do meu amor pelas artes”, disse ele ao jornal ugandense The Monitor, na última terça-feira (26/01).

Katoto, em um dos episódios de suas aventuras - Reprodução YouTube
Katoto, em um dos episódios de suas aventuras – Reprodução YouTube

Mas, seu sonho era fazer animações, algo que não pode concretizar de imediato por não ter dinheiro para pagar a mensalidade do Instituto de Artes da Califórnia, principal escola de animação dos EUA.

“O curso (de dois anos) iria me custar US$ 60.000 (cerca de R$ 240 mil) por ano, então eu não conseguiria pagar e seria difícil até explicar isso pros meus pais”, disse ele ao diário, cujos três irmãos são engenheiros e técnicos.

Richard Musinguzi desenhando - Reprodução Facebook
Richard Musinguzi desenhando – Reprodução Facebook

Assim, ele buscou aprender por outros meios. Disse ter pesquisado “como fazer animações” e, em 2010 encontrou um tutorial que o ajudou a praticar e melhorar suas habilidades na área.

Foi por volta dessa época que ele criou Katoto, um personagem cômico que se envolve em diferentes aventuras e confusões junto do filho e da esposa. No ano passado, Katoto ganhou um canal no YouTube de nome homônimo. Cada um de seus vídeos tem dezenas de milhares de visualizações na plataforma de compartilhamento de vídeos.

O desenho animado, em que cada cena requer cerca de 700 esboços, é dublado em uma das línguas locais de Uganda e possui legendas em francês e inglês.

+ sobre o tema

Rapper Yzalú lançará novo álbum. Confira!

O álbum completo sai, virtualmente, apenas no próximo dia...

para lembrar

L’Ecole des Sables: o “chão” da dança contemporânea africana

Pés descalços no chão de areia. O calor senegalês...

Migrações negras no pós-abolição do sudeste cafeeiro (1888-1940)

O presente artigo tem por objetivo analisar o processo...

África do Sul lança campanha nacional em homenagem a Mandela

Hospitalizado há quase um mês e prestes a completar...

Avança candidatura do Cais do Valongo a patrimônio mundial

Por ser o único ponto de desembarque do tráfico...
spot_imgspot_img

 Interprete da trilha sonora da novela Renascer, Xenia França participa do disco de José James

Vencedora do Grammy Latino de 2023 com seu disco "Em nome da Estrela" e intérprete da canção “Lua Soberana”, trilha sonora da novela Renascer...

Jordan Peele faz anúncio misterioso nas redes sociais

Jordan Peele tem planos para outubro. Ele publicou uma foto com a data de 23 de outubro deste ano em fundo preto e não acrescentou...

Sambista ligada ao rap, Leci Brandão rebate críticas de Ed Motta: ‘Elitista’

Leci Brandão, 79, rebateu com estilo as recentes declarações de Ed Motta, que chamou de "burros" os fãs de hip hop, "sem exceção". Sem citar...
-+=