quinta-feira, dezembro 8, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaEntretenimentoAos 25 anos, Richard Musinguzi é considerado o 'Walt Disney de Uganda'

Aos 25 anos, Richard Musinguzi é considerado o ‘Walt Disney de Uganda’

Richard Musinguzi, um artista de 25 anos, foi classificado pela imprensa internacional de o “Walt Disney de Uganda”. Autodidata e com poucos recursos, ele criou o personagem de desenho animado Katoto, que faz sucesso nas redes sociais.

Musinguzi possui um estúdio em Kampala, na capital do país. Ele se formou em arquitetura pela Universidade Mártires de Uganda. “A arquitetura veio naturalmente a mim por causa do meu amor pelas artes”, disse ele ao jornal ugandense The Monitor, na última terça-feira (26/01).

Katoto, em um dos episódios de suas aventuras - Reprodução YouTube
Katoto, em um dos episódios de suas aventuras – Reprodução YouTube

Mas, seu sonho era fazer animações, algo que não pode concretizar de imediato por não ter dinheiro para pagar a mensalidade do Instituto de Artes da Califórnia, principal escola de animação dos EUA.

“O curso (de dois anos) iria me custar US$ 60.000 (cerca de R$ 240 mil) por ano, então eu não conseguiria pagar e seria difícil até explicar isso pros meus pais”, disse ele ao diário, cujos três irmãos são engenheiros e técnicos.

Richard Musinguzi desenhando - Reprodução Facebook
Richard Musinguzi desenhando – Reprodução Facebook

Assim, ele buscou aprender por outros meios. Disse ter pesquisado “como fazer animações” e, em 2010 encontrou um tutorial que o ajudou a praticar e melhorar suas habilidades na área.

Foi por volta dessa época que ele criou Katoto, um personagem cômico que se envolve em diferentes aventuras e confusões junto do filho e da esposa. No ano passado, Katoto ganhou um canal no YouTube de nome homônimo. Cada um de seus vídeos tem dezenas de milhares de visualizações na plataforma de compartilhamento de vídeos.

O desenho animado, em que cada cena requer cerca de 700 esboços, é dublado em uma das línguas locais de Uganda e possui legendas em francês e inglês.

YouTube video

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench