Aos 25 anos, Richard Musinguzi é considerado o ‘Walt Disney de Uganda’

Enviado por / FonteDo Opera Mundi

Richard Musinguzi, um artista de 25 anos, foi classificado pela imprensa internacional de o “Walt Disney de Uganda”. Autodidata e com poucos recursos, ele criou o personagem de desenho animado Katoto, que faz sucesso nas redes sociais.

Musinguzi possui um estúdio em Kampala, na capital do país. Ele se formou em arquitetura pela Universidade Mártires de Uganda. “A arquitetura veio naturalmente a mim por causa do meu amor pelas artes”, disse ele ao jornal ugandense The Monitor, na última terça-feira (26/01).

Katoto, em um dos episódios de suas aventuras - Reprodução YouTube
Katoto, em um dos episódios de suas aventuras – Reprodução YouTube

Mas, seu sonho era fazer animações, algo que não pode concretizar de imediato por não ter dinheiro para pagar a mensalidade do Instituto de Artes da Califórnia, principal escola de animação dos EUA.

“O curso (de dois anos) iria me custar US$ 60.000 (cerca de R$ 240 mil) por ano, então eu não conseguiria pagar e seria difícil até explicar isso pros meus pais”, disse ele ao diário, cujos três irmãos são engenheiros e técnicos.

Richard Musinguzi desenhando - Reprodução Facebook
Richard Musinguzi desenhando – Reprodução Facebook

Assim, ele buscou aprender por outros meios. Disse ter pesquisado “como fazer animações” e, em 2010 encontrou um tutorial que o ajudou a praticar e melhorar suas habilidades na área.

Foi por volta dessa época que ele criou Katoto, um personagem cômico que se envolve em diferentes aventuras e confusões junto do filho e da esposa. No ano passado, Katoto ganhou um canal no YouTube de nome homônimo. Cada um de seus vídeos tem dezenas de milhares de visualizações na plataforma de compartilhamento de vídeos.

O desenho animado, em que cada cena requer cerca de 700 esboços, é dublado em uma das línguas locais de Uganda e possui legendas em francês e inglês.

+ sobre o tema

Heidi Klum e Seal renovam os votos de casamento pela sexta vez

O casal marcou seu sexto aniversário de casamento com...

Festival Back2Black traz Prince ao Brasil após 20 anos

O cantor Prince foi anunciado nesta segunda-feira (11) como...

Novo disco de Shakira terá sons africanos

Shakira começou a trabalhar em seu oitavo álbum. A...

Snoop Dogg pode estrelar sitcom do canal NBC

Snoop Dogg pode estrelar uma comédia no canal norte-americano...

para lembrar

Naomi Campbell aparece de cadeira de rodas após ser atacada em assalto em Paris

A supermodelo Naomi Campbell rompeu um ligamento da perna...

Mart’nália sobre o pai: “Ele tem as mulheres dele e eu as minhas”

Tranquilidade e bom humor são os lemas com que Mart’nália,...
spot_imgspot_img

Veja o trailer de “Uma Dobra no Tempo”, de Ava DuVernay

Saiu o aguardadíssimo primeiro trailer de Uma Dobra no Tempo, filme dos estúdios Walt Disney dirigido por Ava DuVernay, conhecida principalmente por Selma – Uma Luta...

Oprah está simplesmente divina no 1º trailer de ‘Uma Dobra no Tempo’

Já estamos ansiosos para o filme! Saiu o primeiro trailer oficial do novo filme da Disney, Uma Dobra no Tempo, e já estamos ansiosos para a estreia...

Pantera Negra – Atriz fala sobre “mulheres guerreiras” de Wakanda: “Elas são o FBI por lá”

A atriz Danai Gurira, conhecida dos fãs de The Walking Dead como a durona Michonne, vai interpretar outra mulher forte em Pantera Negra: a líder das...
-+=