Aos 49 anos, mãe Hildelice assume terreiro de Mãe Hilda

Somente em 2011 o histórico terreiro do Ilê Axé Jitolu, na Ladeira do Curuzu, terá uma festa regida por Hildelice Benta dos Santos, mãe Hildelice, que domingo se tornou a nova responsável pelo terreiro que foi comandado por mãe Hilda até setembro do ano passado, quando morreu aos 86 anos.

Um dos terreiros mais importantes para a comunidade do candomblé Jeje na Bahia, o Ilê Axé Jitolu passará por uma reforma após a conclusão do Axexê – ritual realizado após a morte para indicação de sucessor.

No Axexê realizado no terreiro que foi captaneado por mãe Hilda, sua filha biológica, Hildelice, que é filha de Oxalá, foi escolhida pelos Orixás para ser a responsável pela casa que esteve praticamente fechada desde a morte da ialorixá mãe Hilda.

Apesar dos laços sanguíneos com a antiga matriarca, foi através dos búzios que mãe Hildelice, de 49 anos, foi escolhida como sucessora na tradicional casa.

Iniciada no candomblé como iaô (praticante recém-iniciado), aos 20 anos, ela conta que sempre acompanhava a mãe, por quem nutria profunda admiração pela forma como conduzia as relações entre terreiro e comunidade. Caberá a mãe Hildelice a representação como guia espiritual de toda uma comunidade pioneira na afirmação da beleza negra, que fincou suas raízes no mais africano dos bairros de Salvador, a Liberdade.

Entrevista: Sucessora de mãe Hilda promete continuidade

Como aconteceu a cerimônia de escolha como sucessora?
Não estava esperando, foi surpresa para todos os presentes. Foi uma cerimônia aberta, todos os iniciados foram convidados para ficar no barracão (chão sagrado onde são realizados as festas do terreiro). Quem jogou os búzios foi pai Flaviano, uma pessoa bem antiga no candomblé. Ele é do terreiro de Ilê Axé Obanã, em Areia Branca. No primeiro jogo ele apenas leu e não se manifestou. Foi no terceiro jogo que ele perguntou: Quem é de Oxalá aqui? Eu respondi: a filha de Oxalá sou eu. Me levantei e sentei próximo a ele. As coisas foram feitas de uma maneira bem clara, para quem estava lá ouvir e entender. Teve muito choro, muita emoção. Foi um momento de alegria.

Ser filha biológica de mãe Hilda interferiu na decisão ?
Pelo que eu percebo, tinha que ser uma pessoa da família. Mas foi surpresa para todos os presentes. Foram jogados os búzios e a gente só ficou sabendo na hora.

O que representa para a senhora ser a sucessora de uma pessoa importante para todo o movimento negro e para a religião?
Minha mãe sempre teve esse lado de combater e conversar muito sobre nossas origens. Eu vou dar continuidade a todo esse trabalho que foi feito. Eu estou assumindo um cargo que foi dela. Tenho que representar. Estou alegre e satisfeita porque a herança que ela deixou foi isso. Dar continuidade a tudo de bonito que ela fez.

Qual a energia que deseja passar para o bloco Ilê Aiyê, que foi tão difundido por sua mãe, nos próximos anos?
Acima de tudo, a energia positiva. A saída do Ilê será do mesmo jeito. Manteremos a tradição que é o nosso orgulho.

Fonte: Correio

+ sobre o tema

Pra cima com o esforço, moçada

Não sei em qual momento a ideia do esforço...

Proposta sobre ‘cura gay’ é aprovada em comissão presidida por Feliciano

Sob o comando do deputado federal Marco Feliciano...

SPM prorroga, até 30/8, inscrições para o Pró-Equidade de Gênero e Raça

Empresas e instituições privadas e públicas que promovem...

O Movimento Negro e o Pacto Nacional – por Sérgio São Bernardo

A presidenta Dilma anunciou medidas de peso em...

para lembrar

Para comunidade quilombola, trabalhar significa ficar longe da família

por Júlia Dias Carneiro Adelvan da Paixão, de 30...

Militantes do Educafro fazem greve de fome em frente ao Palácio do Planalto

Yara Aquino   Brasília - Cinco militantes do Educafro,...

Cúpula dos Povos: afro-religiosos debaterão justiça ambiental

  No mesmo período em que o Rio...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=