Apenas 3 em cada 10 educadores têm autores negros na grade, diz levantamento

Enviado por / FonteCNN, por Silvana Freire

Segundo a pesquisa da Associação Nova Escola, 98% dos entrevistados acham importante debater sobre racismo em sala de aula

Mesmo que 98% dos educadores achem importante debater sobre racismo, apenas três em cada dez trabalham com autores negros em sua grade curricular, segundo a pesquisa da Associação Nova Escola – uma organização de impacto social sem fins lucrativos – cedida com exclusividade para a CNN.

O levantamento ouviu 1.854 educadores, e metade disse já ter presenciado situações de racismo em ambiente escolar. A média dos profissionais pretos e pardos que vivenciaram situações de racismo é maior que a média nacional. Quase 14% dos educadores declararam ter sido vítimas de discriminação; entre pretos e pardos, esse percentual sobe para 23,71%.

Dentre os entrevistados, 47,1% se classificaram como pretos ou pardos, e 78,4% são do sexo feminino. O maior percentual de profissionais que se declararam pretos ou pardos está nas regiões Norte e Nordeste – 75,9% e 74,5%, respectivamente.  No Sul, apenas 24,5% se declararam pretos ou pardos. Já no Sudeste, foram 42,1% e no Centro-Oeste, 55,2%.

Cerca de 85% dos professores sabem que existe uma lei que exige a inclusão do ensino de história e cultura afro-brasileira na grade, mas seis em cada dez professores não sabem ou afirmam que não existe investimento para a promoção dessas disciplinas em suas escolas.

O levantamento mostra ainda que a preocupação em trabalhar o tema Educação Antirracista existe, de acordo com 67,21% dos educadores. No entanto, mais de 55% não souberam responder ou disseram não ter referências da pedagogia africana ou afro-brasileira em sua prática escolar.

Segundo a pesquisa, apenas dois em cada dez profissionais citaram referências de autores usados em sala de aula. Entre os nomes aparecem Machado de Assis, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Milton Santos e Djamila Ribeiro.

+ sobre o tema

para lembrar

spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=