Apesar do racismo, jovens se reafirmam negros e buscam representatividade

“As pessoas abraçam a ideia de que o Brasil é uma país que preza pela democracia racial, mas qualquer pessoa que colocar o pé aqui sabe que isso não existe.” A avaliação é feita pelo estudante Alban Amindu, 28 anos. Ele veio há três anos do Benin, país da região ocidental da África, para fazer intercâmbio na Universidade de Brasília (UnB). A  opinião se repete. “O olhar para com o negro é diferente. Nunca tinha passado por isso”, conta Aicha Dioe, 37. Ela veio para o Brasil há nove meses acompanhar o marido, que é diplomata. O casal é do Senegal.

Por Otávio Augusto, do Correio Braziliense

16/11/2017. Credito: Ana Rayssa/Esp.CB/D.A. Press. Brasil. Brasília – DF. Dia da consciencia negra. Alban Amindo.

As declarações podem causar estranheza, mas os negros que vivem no país são categóricos. A democracia racial brasileira é uma farsa. Na segunda-feira é celebrado o Dia da Consciência Negra. O fim de semana na capital terá uma extensa programação cultural que chama a atenção para a valorização da cultura e o reconhecimento da contribuição do povo negro para a história (veja Programe-se). Para marcar a data, o Correio conversou com dois imigrantes africanos para debater a questão racial no Brasil.

Ao declarar a Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024), a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu que os povos afrodescendentes precisam ter os direitos humanos promovidos e protegidos. O objetivo é proporcionar uma vida igualitária. É o que sonham Alban e Aicha, os personagens que o leitor conheceu no início da reportagem. “O preconceito foi tão traumático que em duas semanas eu tive vontade de ir embora. O olhar, a forma de tratamento e as desconfianças que as pessoas têm com o negro são assustadores”, conta Alban.

 

Ao caminhar pelos corredores da UnB, ele explica. “As pessoas querem dizer que são amigas de preto, que convivem, mas não respeitam sua cultura, não valorizam sua contribuição para a sociedade. Tornou-se bonito defender o negro, mas poucos são aqueles que se preocupam realmente com seus problemas e querem mudar essa situação”, pondera o rapaz, que vive em um apartamento com outros estudantes africanos.

 

Mas o que difere o Brasil de países como Benin e Senegal? A conclusão de Alban e Aicha é que, apesar de sermos a segunda maior nação negra do mundo — 54% da população é negra, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) —, desprezamos as nossas raízes africanas. “Em Benin, a cor da pele não é motivo para diferenciar as pessoas”, destaca.

Representatividade

No próximo ano, a Lei Áurea completa 130 anos. O passar do tempo não bastou e a igualdade racial ainda é uma utopia no país. “A juventude negra é assassinada diariamente. Não se pode tratar esse assunto como apêndice. Isso deve fazer parte do projeto de governo para o país. Tratar o negro como minoria é uma violência”, critica Jacira da Silva, uma das organizadoras no DF do Movimento Unificado Negro.

 

A entidade realizou no começo do mês o 18º Congresso Nacional do Movimento Negro Unificado, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Mais de 200 representantes de todos as unidades da federação participaram. “O que precisa ser feito é reconhecer a importância da contribuição negra para o país. O processo de conscientização está acontecendo, mas precisamos intensificar a representatividade do negro”, conclui Jacira.

Conscientização

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro porque essa é a data da morte, em 1695, de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares. Criado em 2003 e instituído em âmbito nacional em 2011, a comemoração é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

 

Programe-se

Veja a programação especial para a semana da Consciência Negra

 

Festival São Batuque

 

Encontro de Batuqueiros

Quando? Hoje

Onde? Praça Zumbi dos Palmares (Conic)

A que horas? Das 18h às 21h

Entrada franca

 

Sernegra

A Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça (Sernegra), com exibição de filmes como Mulheres negras: projetos de mundo e Das raízes às pontas, além de roda de conversa com as diretoras Day Rodrigues e Flora Egécia.

 

Quando? 20, 21 e 23 de novembro

A que horas? Às 16h (domingo), às 9h30 (segunda-feira) e às 9h30 (quarta-feira)

Onde? Cine Brasília

Entrada franca

 

Espetáculo Mosoró Dayo — Grupo Obará

Trazendo aos palcos a nossa ancestralidade por meio da corporeidade, o Grupo Cultural Obará realiza uma nova temporada com o espetáculo Mossoró Dayo, no qual apresenta dança, teatro, cantos em iorubá e a música para falar do negro e da cultura afro-brasileira.

 

Quando? 22 e 23 de novembro

A que horas? Às 15h

Onde? Teatro Unip Ulysses Guimarães, SGAS Quadra 913, s/nº, Conjunto B

Entrada franca

 

Palestra Racismo Institucional

O evento tem como objetivo a capacitação para servidores do Metrô sobre a promoção da igualdade racial, bem como difusão do conhecimento básico a respeito de normas e leis pertinentes ao combate ao racismo institucional, com o professor Mário Theodoro

 

Quando? 23 de novembro

A que horas? Às 10h

Onde? Auditório da Sede do Metrô-DF, na Av. Jequitibá, 155, Águas Claras.

Entrada franca

 

Desfile Beleza Negra

A iniciativa tem como missão o combate ao racismo e à discriminação no mercado da moda e na mídia de um modo geral

 

Quando? 23 de novembro

A que horas? Às 17h

Onde? Estação Central do Metrô

Entrada franca

 

Denuncie

Se você sofreu alguma discriminação, denuncie. O Disque Racismo funciona no número 156, opção 7.

+ sobre o tema

Deputada Leci Brandão Propõe a criação da Semana Estadual do Hip-Hop

    De acordo com o Projeto de Lei 306/2012 ,...

Câmara realiza homenagem ao Professor Eduardo de Oliveira

Sessão solene realizada em comemoração aos 86 anos do...

Ministra da igualdade racial participa de caminhada contra intolerância religiosa no Rio

Mobilização reuniu no domingo (16), milhares de candomblecistas, católicos,...

para lembrar

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho....

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre novas turmas do Curso de Multimídia online e para todo Brasil 

O projeto de comunicação do Geledés – Instituto da Mulher Negra está abrindo novas turmas de formação em multimídia em parceria com o Zoom...

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho. A informação divulgada nesta quarta-feira (9) foi confirmada pela equipe da cantora. Nesta sexta-feira (12),...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...
-+=