Apio ao escracho

Por Lia

Os comentarios contra o escracho e a inversão dos fatos

Sobre a necessidade de ser amado e o pacto com agressores!


Pensando no escracho e nas posiçoes de pessoas, que assim como eu, não fica quieta, não compactua, e não se faz de mansinha quando assiste cenas de agressões, machistas, classistas ou racistas percebi algo em comum que acontece quando anunciamos aquilo que esta em nossa frente: a violência, a agressão e etc muitas vezes é invertida e colocada naquele que faz o anuncio (caso do escracho).

Deixa explicar melhor : andamos numa rua e tem uma bosta bem fedida na calçada, ai uma pessoa chega e diz : olha a bosta alí. Muitas vezes, o outro que escutou você dizer que a bosta estava lá sai reclamando que a pessoa que anunciou que a bosta estava na rua é o culpado por acabar com o passeio feliz e cheiroso. Ou ainda, é como se este tivesse criado a bosta, e não que a bosta já estava lá. Estas pessoas são acusadas de estar acabando com a harmonia, ou com a convivência feliz, ou pelo menos com o dia bonito do outro, assim ao invés de acharem que é um absurdo cagar na rua e a bosta estar lá, acham um absurdo alguém apontar que cagaram na rua.

Assim é com o machismo, bem como com o racismo. Você aponta que há uma violência ou um agressor na sua frente e plim ! como uma mágica a inversão esta feita ! você vira o agressor ! Isto tem nome : Efeito retorção : O ?efeito de retorsão constitui-se quando ?um contendor se coloca no terreno discursivo e ideológico do adversário e o combate com as armas deste, as quais, pelo fato de serem usadas com sucesso contra ele, deixam de pertencer-lhe, pois que agora jogam pelo adversário. A retorsão opera, assim, de uma só vez, uma retomada, uma revirada e uma apropriação-despossessão de argumentos: ela tem por objetivo impedir ao adversário o uso de seus argumentos mais eficazes, pelo fato de utilizá- los contra ele? (Pierucci, 2000, p. 52). A lógica é que disto saem argumentos assim : as cotas são racistas, o movimento feminista é opressor , e blábláblá !!!

Alem disto não podemos esquecer que combater o racismo e o machismo não é apenas falar disto, é mais que isto, é abrir mão dos privilégios materiais , simbólicos e psíquicos que estes trazem. Ou seja, em geral nós nos constituímos com um aparelho psíquico que faz que nossa humanidade e dignidade seja construída através de algo chamado ?reconhecimento? que pode ser traduzido como amor. Em uma sociedade machista e racista o grupo que é representado por homens, e por brancos são aqueles que tem mais reconhecimento social, não a toa homens ganham salários maiores que mulheres na mesma posição e brancos mais que negros. São os representantes da ?beleza? e da ?inteligência?, não a toa as propagandas e novelas são repletas da beleza branca e da ?inteligência? masculina.

E, por isto anunciar agressão é difícil, pois além de precisar reconhecer que o machismo e o racismo são de fato agressões e violência, reconhecer que você esta em situação de desigualdade social, também vem com o fato de que você precisa abrir mão de ser amado pelo agressor e dos lugares simbólicos de poder dado ao homem branco na sociedade. E ai esta a cilada, muitos de nós não anunciamos o agressor porque queremos ser amado por eles, queremos ser reconhecidos neste lugar de poder dado a eles, pois em nossa psique se formos amados por estes já é um reconhecimento , não a toa Frantz Fanon descreveu muito bem isto em ? pele negra, mascaras brancas? . A outra cilada que geralmente caímos é que se formos amados pelo agressor, este vai deixar de nos agredir, pois nesta lógica, somos românticos, e pensamos se ele me amar não irá me agredir. Aviso aos navegantes neste trajeto : caso ele te ame, o máximo que você irá ganhar é um agressor te amando, o que pode ser bem pior: assistimos diariamente homens machistas espancado (física e metaforicamente) mulheres por ?amor?.

Assim, acabo este texto dizendo que denunciar agressões também é exigir reconhecimento de outra forma, não pelo pacto, mas sim por aquilo que somos e não deixaremos de ser caso os agressores nos amem : mulheres, negros, gays etc… procurar o amor destes é compactuar e silenciar a agressão, tipo : ? se eu ficar quietinha, pode ser que ele me ame? Saia desta cilada e denuncie ! pois procurar amor de agressor é dolorido, você precisa ficar em silencio, e ainda aceitar a agressão ! E se por acaso você é uma das pessoas que luta contra a opressão, não faça isto, ! E lembre-se no dia que voce denunciar a bosta, e muitos usarem do poder do agressor para tentar dizer que a bosta é você ! denuncie isto também pois é efeito retorsão. Que nos caso dos agressores em geral é uma forma de manter os privilégios, e no caso de quem compactua é para manter o amor destes !

obs: este texto serve para qualquer denuncia de opressão, usei o racismo e o machismo como exemplos, mas pode ser outros. ah, e quando falo em homens e brancos , não me refiro aos sujeitos, mas sim o lugar de representaçao dado a brancos e homens, e a todos àqueles brancos, negros, mulheres, gays, homens e etc … que compactuam com esta estrutura !

 

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

Carta à hebraica

Ter recebido palestrantes de esquerda não é desculpa para...

Sakamoto – Mesmo com proteção, ativista diz que será assassinada

Leonardo Sakamoto A repórter Ana Aranha foi ao Sul...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=