Após foto de Haddad com Maluf, Erundina não será mais vice do petista

 

O presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, confirmou no final da tarde desta terça-feira (19) que a ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina (PSB) não será mais candidata a vice-prefeita na chapa do petista Fernando Haddad. O anúncio foi feito após reunião entre Campos e Erundina e um dia depois de o ex-presidente Lula e Haddad posarem para fotos ao lado do ex-prefeito e procurado pela Interpol, Paulo Maluf. Após o anúncio, “Erundina” foi o termo mais usado pelos brasileiros no Twitter.

Em entrevista coletiva, Campos garantiu, contudo, que a aliança entre PSB e PT segue “não corre qualquer risco” e que a própria Erundina vai continuar apoiando Fernando Haddad. “Erundina vai fazer a campanha da Haddad, mas não vai fazer da coligação com o PP uma crise permanente. Erundina acha Haddad o melhor candidato”, disse Campos.
O presidente do PSB disse que Erundina, que não compareceu à coletiva, pediu que ele esclarecesse que ela vai, inclusive, ajudar Haddad a obter apoio de lideranças sociais. “Ela vai estar à disposição para o palanque, para a televisão, onde for preciso”, ressaltou.

Ele afirmou que o PSB não deve indicar outro nome para a vaga de vice e que não reivindica o cargo. Campos defendeu o apoio de Maluf, afirmando que por tempo de televisão é necessário tomar medidas “polêmicas”. O presidente da sigla disse ainda que a cúpula do partido fez um “diagnóstico rápido” para evitar que um racha entre Erundina e os demais componentes da coligação pudesse ocorrer em meio à campanha.

Segundo o editor da Revista Fórum, Renato Rovai, Erundina já sabia que haveria aliança com Maluf quando aceitou ser candidata a vice. O que desagradou socialista, no entanto, foi o gesto público de Lula e Haddad, de irem à casa de Maluf e tirarem fotos junto com ele. O jornalista afirmou no Twitter que ao bater pé nesta segunda (18), em entrevistas, Erundina esperava algum gesto semelhante do ex-presidente e do candidato a prefeito para com ela.

 

Fonte: Sul 21

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...