Após ser chamado de ‘macaco’, atleta expulsa menina de 13 anos do estádio

Adam Goodes, que atua pelo Sydney Swans no futebol australiano, se diz ‘realmente triste’, mas revela pedido de desculpas da jovem e a exime da culpa

O jogador de futebol australiano Adam Goodes, que atua pelo Sydney Swans, denunciou na última sexta-feira uma ofensa racista de uma menina de apenas 13 anos no meio do jogo contra o Collingwood Magpies, em Melbourne. De origem aborígene, o atleta foi chamado de “macaco” pela torcedora e apontou aos seguranças do estádio a responsável pelo ato preconceituoso. Não demorou para que a garota fosse retirada das arquibancadas. De acordo com policiais da cidade australiana, a jovem foi ouvida por duas horas e acabou sendo liberada.

– Chegar na beira do campo e ouvir uma menina de 13 anos te chamar de macaco – e não é a primeira vez que me chamam de algo parecido – é um insulto – disse o jogador à rede de notícias australiana ABC.

Goodes, que deixou o gramado antes do fim da partida, conta que ficou profundamente magoado por ver o racismo através de uma menina tão nova. Mesmo triste, ele a eximiu da culpa.

– Aquilo me magoou profundamente. Quando me virei e vi aquele rosto jovem… Aquilo foi realmente triste. O racismo tem um rosto, e é o de uma menina de 13 anos. Mas não é culpa dela – disse o atleta ao jornal australiano “Melbourne Herald Sun”.

Mais tarde, o jogador Sydney Swans disse que recebeu um telefonema da torcedora com um pedido de desculpas. Goodes, de 33 anos, revelou ainda ter recebido um “apoio fantástico” depois do episódio.

– Acabei de receber a ligação de uma garotinha pedindo desculpas pelas suas atitudes. Vamos apoiá-la, por favor – afirmou na rede social – Não é uma caça às bruxas, não quero que as pessoas sigam esta jovem. Precisamos educar melhor a sociedade para que isto não aconteça novamente – completou o atleta.

O futebol australiano, também chamado de “aussie rules”, é um esporte largamente praticado na Austrália, sendo um dos mais populares do país, ao lado do rúgbi. A modalidade, que surgiu na cidade de Melbourne no século XIX, mistura características de futebol, futebol americano, futebol gaélico e rúgbi.

 

Austrália propõe mudar lei, mas aborígenes querem mudança real

Austrália terá o primeiro deputado aborígene de sua história

 

 

Fonte: Globo Esporte

+ sobre o tema

Bichas pretas afeminadas: sem direitos, silenciadas na escola e sozinhas na vida

Tem algum tempo que venho me dedicando a escrever...

No Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, senadores pedem fim do preconceito

Ao lembrar o Dia Nacional de Combate à Discriminação...

Denúncias de casos de racismo em Niterói têm subnotificação

Na semana passada, a denúncia de um caso de...

para lembrar

Rio inaugura delegacia especializada em combater crimes raciais e de intolerância

No evento, a campanha "Liberte Nosso Sagrado" cobrou a...

Olho vivo

Entre muitas outras coisas, os atos golpistas do 8 de...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se...

Padre racista e delegada conivente

Conhecido por se envolver em infrações e acidentes de...
spot_imgspot_img

SP: Condomínio é condenado após mandar homem negro para entrada de serviço

O condomínio de alto padrão Quinta do Golfe Jardins, em São José do Rio Preto (SP), foi condenado a indenizar um homem negro em...

Três policiais são considerados culpados no caso de espancamento e morte de homem negro nos EUA

Três policiais acusados ​​de espancar o jovem afro-americano Tire Nichols, em 2023, foram considerados culpados por um tribunal federal, nessa quinta-feira, por manipulação de...

Juízes não seguem o STF e barram cotistas em concursos de universidades com três vagas ou menos

Instituída há dez anos, a lei que reservou a negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos ainda enfrenta obstáculos para ser aplicada em...
-+=