Após ser chamado de ‘macaco’, atleta expulsa menina de 13 anos do estádio

Adam Goodes, que atua pelo Sydney Swans no futebol australiano, se diz ‘realmente triste’, mas revela pedido de desculpas da jovem e a exime da culpa

O jogador de futebol australiano Adam Goodes, que atua pelo Sydney Swans, denunciou na última sexta-feira uma ofensa racista de uma menina de apenas 13 anos no meio do jogo contra o Collingwood Magpies, em Melbourne. De origem aborígene, o atleta foi chamado de “macaco” pela torcedora e apontou aos seguranças do estádio a responsável pelo ato preconceituoso. Não demorou para que a garota fosse retirada das arquibancadas. De acordo com policiais da cidade australiana, a jovem foi ouvida por duas horas e acabou sendo liberada.

– Chegar na beira do campo e ouvir uma menina de 13 anos te chamar de macaco – e não é a primeira vez que me chamam de algo parecido – é um insulto – disse o jogador à rede de notícias australiana ABC.

Goodes, que deixou o gramado antes do fim da partida, conta que ficou profundamente magoado por ver o racismo através de uma menina tão nova. Mesmo triste, ele a eximiu da culpa.

– Aquilo me magoou profundamente. Quando me virei e vi aquele rosto jovem… Aquilo foi realmente triste. O racismo tem um rosto, e é o de uma menina de 13 anos. Mas não é culpa dela – disse o atleta ao jornal australiano “Melbourne Herald Sun”.

Mais tarde, o jogador Sydney Swans disse que recebeu um telefonema da torcedora com um pedido de desculpas. Goodes, de 33 anos, revelou ainda ter recebido um “apoio fantástico” depois do episódio.

– Acabei de receber a ligação de uma garotinha pedindo desculpas pelas suas atitudes. Vamos apoiá-la, por favor – afirmou na rede social – Não é uma caça às bruxas, não quero que as pessoas sigam esta jovem. Precisamos educar melhor a sociedade para que isto não aconteça novamente – completou o atleta.

O futebol australiano, também chamado de “aussie rules”, é um esporte largamente praticado na Austrália, sendo um dos mais populares do país, ao lado do rúgbi. A modalidade, que surgiu na cidade de Melbourne no século XIX, mistura características de futebol, futebol americano, futebol gaélico e rúgbi.

 

Austrália propõe mudar lei, mas aborígenes querem mudança real

Austrália terá o primeiro deputado aborígene de sua história

 

 

Fonte: Globo Esporte

+ sobre o tema

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Padrão de Ladrão ou Assassino

Fonte: Discriminação Racial   No Brasil, sempre se...

Sete pessoas são presas por racismo contra filha de Bruno Gagliasso

Uma adolescente de 14 anos que usava perfil falso...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=