Após ser chamado de ‘macaco’, atleta expulsa menina de 13 anos do estádio

Adam Goodes, que atua pelo Sydney Swans no futebol australiano, se diz ‘realmente triste’, mas revela pedido de desculpas da jovem e a exime da culpa

O jogador de futebol australiano Adam Goodes, que atua pelo Sydney Swans, denunciou na última sexta-feira uma ofensa racista de uma menina de apenas 13 anos no meio do jogo contra o Collingwood Magpies, em Melbourne. De origem aborígene, o atleta foi chamado de “macaco” pela torcedora e apontou aos seguranças do estádio a responsável pelo ato preconceituoso. Não demorou para que a garota fosse retirada das arquibancadas. De acordo com policiais da cidade australiana, a jovem foi ouvida por duas horas e acabou sendo liberada.

– Chegar na beira do campo e ouvir uma menina de 13 anos te chamar de macaco – e não é a primeira vez que me chamam de algo parecido – é um insulto – disse o jogador à rede de notícias australiana ABC.

Goodes, que deixou o gramado antes do fim da partida, conta que ficou profundamente magoado por ver o racismo através de uma menina tão nova. Mesmo triste, ele a eximiu da culpa.

– Aquilo me magoou profundamente. Quando me virei e vi aquele rosto jovem… Aquilo foi realmente triste. O racismo tem um rosto, e é o de uma menina de 13 anos. Mas não é culpa dela – disse o atleta ao jornal australiano “Melbourne Herald Sun”.

Mais tarde, o jogador Sydney Swans disse que recebeu um telefonema da torcedora com um pedido de desculpas. Goodes, de 33 anos, revelou ainda ter recebido um “apoio fantástico” depois do episódio.

– Acabei de receber a ligação de uma garotinha pedindo desculpas pelas suas atitudes. Vamos apoiá-la, por favor – afirmou na rede social – Não é uma caça às bruxas, não quero que as pessoas sigam esta jovem. Precisamos educar melhor a sociedade para que isto não aconteça novamente – completou o atleta.

O futebol australiano, também chamado de “aussie rules”, é um esporte largamente praticado na Austrália, sendo um dos mais populares do país, ao lado do rúgbi. A modalidade, que surgiu na cidade de Melbourne no século XIX, mistura características de futebol, futebol americano, futebol gaélico e rúgbi.

 

Austrália propõe mudar lei, mas aborígenes querem mudança real

Austrália terá o primeiro deputado aborígene de sua história

 

 

Fonte: Globo Esporte

+ sobre o tema

Supremo julga hoje legalidade do ProUni

Após aprovar por unanimidade a política de cotas...

Embu das Artes terá ato contra o Racismo

Na madrugada do último dia 17 de março, Ivan...

Após uma semana, veja perguntas sem respostas sobre a morte de João Victor

Agressão? Parada cardiorrespiratória? Conduta questionável de policiais?. Muitas dúvidas sobre...

para lembrar

Maestro agredido na Espanha chega ao Recife

"Voltei, Recife, foi a saudade que me trouxe pelo...

Homem amarrado e agredido no Grajaú não era bandido, diz polícia

Carlos Santos levou socos e pontapés e teve pés...

O racismo que nos tira a autoestima já na infância

Lembro que, ano passado, ao conversar com a professora...

Observatório registra 459 casos de discriminação no Carnaval

  O crescimento do número de casos de...
spot_imgspot_img

Réus são condenados pela morte do congolês Moïse Kabagambe

O I Tribunal do Júri da Capital condenou, na noite desta sexta-feira, os dois réus pela morte do congolês Moïse Kabagambe, em 24 de...

A segunda morte de George Floyd: governo dos EUA pode perdoar seu assassino

No seu discurso de posse na Casa Branca, o presidente Donald Trump citou o reverendo Martin Luther King Junior para definir a sua ideia de Estado democrático de...

Mortes por policiais crescem 61% em SP em 2024, mas PM faz menos apurações

Mesmo diante do aumento das mortes durante ocorrências policiais, a Polícia Militar de São Paulo registrou queda em todos os índices de investigação interna (procedimentos...
-+=