Após sofrer racismo, jovem se vinga e faz sucesso nas redes sociais

A jovem Tora Shae chamou a atenção da web após contar uma história de“vingança” contra o racismo através de sua conta no Twitter nesta sexta-feira (1).

Do Nação Black 

Em seu perfil, Tora relatou que estava em sua mesa de trabalho quando um colega de profissão, conhecido apenas como Evan, se aproximou e perguntou como se chamava. Em resposta, a jovem apontou para uma placa em cima de sua mesa que levava a grafia de seu nome. Nesse momento o rapaz se “espantou”. “O que está escrito?”, questionou ironicamente.

Mantendo a calma, a moça soletrou seu nome para ajudá-lo a entender, mas, mesmo assim, Evan continuou com a “brincadeira”. “Tanto faz, eu não vou nem tentar [falar o nome]. Todos esses nomes parecem o mesmo”, disse.

Desconfiada, a jovem perguntou. “Como assim? Quais tipos de nomes você está falando?”. “Você sabe, todos esses nomes de mulheres negras da periferia. Eles todos se parecem, então me recuso a tentar pronunciar”, respondeu o rapaz enquanto dava risada.

Irritada, Tora decidiu se vingar. Para isso, ela pediu para que todos os outros funcionários da empresa errassem, intencionalmente, o nome de Evan quando fossem conversar com ele. Jake, Billy, Todd e Josh foram nomes utilizados pelos adeptos da vingança que, no fim, surtiu efeito.

“Finalmente ele veio até minha mesa e pediu pra falar comigo. Ele pronunciou meu nome correto desta vez. Eu respondi ‘claro Sam, o que eu posso fazer por você?’ e ele disse ‘eu entendi, tá? Desculpa. Por favor, pare, apenas isso’”, contou a jovem. “Olhei para ele e disse ‘sabe Steve? Eu vou tentar. Não prometo nada. Nomes de pessoas brancas não me vêm facilmente na cabeça’”, concluiu.

A atitude tomada pela moça recebeu apoio dos internautas. “Você é minha heroína”, comentou uma usuária. “Esse é o melhor jeito de começar 2016”, escreveu outro. No entanto, Tora também recebeu críticas, além de ameaças e xingamentos racistas.

As 14 publicações contendo a história receberam, no total, mais de 30 mil retuítes.

 

+ sobre o tema

5 por dia: Bahia lidera ranking de mortes em ações policiais no primeiro quadrimestre

Enquanto a localização de lideranças criminosas aumentou na Bahia no início...

Ao tentar voltar para casa, rapaz é agredido por taxista e suspeita de racismo 

O auxiliar de limpeza, Fábio Eduardo Camargo, acredita que...

“Preta imunda”, cantam alunos em hino na faculdade de medicina da USP

Para justificar o racismo da canção, entoada pela bateria...

Jim Crow à brasileira: algumas impressões sobre “13ª emenda”

Já ouvi muita gente falar das diferenças entre o...

para lembrar

Entenda a Lei de Cotas nas universidades federais

Há um mês a presidente Dilma Rousseff sancionou o...

Relatório de Human Rights Watch condena violência policial e prisões desumanas no Brasil

Ameaças de instabilidade levam governos de diversos países a...
spot_imgspot_img

Justiça do Rio arquiva investigação contra universitário baleado por PM e mototaxista acusados falsamente de roubo

A Justiça do Rio de Janeiro arquivou a investigação contra o estudante universitário Igor Melo de Carvalho e o motociclista Thiago Marques Gonçalves, acusados falsamente de...

Os incomodados que se retirem

O racismo "dói na alma". Palavras de um jovem atleta que carrega consigo "um defeito de cor" que se sobrepõe ao talento: é negro. Essa é...

A polêmica tem nome: racismo

O carnaval chegou ao fim, tiremos a fantasia. Existe um nome para a polêmica sobre os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial. Sete letras....
-+=