Após sofrer racismo, jovem se vinga e faz sucesso nas redes sociais

A jovem Tora Shae chamou a atenção da web após contar uma história de“vingança” contra o racismo através de sua conta no Twitter nesta sexta-feira (1).

Do Nação Black 

Em seu perfil, Tora relatou que estava em sua mesa de trabalho quando um colega de profissão, conhecido apenas como Evan, se aproximou e perguntou como se chamava. Em resposta, a jovem apontou para uma placa em cima de sua mesa que levava a grafia de seu nome. Nesse momento o rapaz se “espantou”. “O que está escrito?”, questionou ironicamente.

Mantendo a calma, a moça soletrou seu nome para ajudá-lo a entender, mas, mesmo assim, Evan continuou com a “brincadeira”. “Tanto faz, eu não vou nem tentar [falar o nome]. Todos esses nomes parecem o mesmo”, disse.

Desconfiada, a jovem perguntou. “Como assim? Quais tipos de nomes você está falando?”. “Você sabe, todos esses nomes de mulheres negras da periferia. Eles todos se parecem, então me recuso a tentar pronunciar”, respondeu o rapaz enquanto dava risada.

Irritada, Tora decidiu se vingar. Para isso, ela pediu para que todos os outros funcionários da empresa errassem, intencionalmente, o nome de Evan quando fossem conversar com ele. Jake, Billy, Todd e Josh foram nomes utilizados pelos adeptos da vingança que, no fim, surtiu efeito.

“Finalmente ele veio até minha mesa e pediu pra falar comigo. Ele pronunciou meu nome correto desta vez. Eu respondi ‘claro Sam, o que eu posso fazer por você?’ e ele disse ‘eu entendi, tá? Desculpa. Por favor, pare, apenas isso’”, contou a jovem. “Olhei para ele e disse ‘sabe Steve? Eu vou tentar. Não prometo nada. Nomes de pessoas brancas não me vêm facilmente na cabeça’”, concluiu.

A atitude tomada pela moça recebeu apoio dos internautas. “Você é minha heroína”, comentou uma usuária. “Esse é o melhor jeito de começar 2016”, escreveu outro. No entanto, Tora também recebeu críticas, além de ameaças e xingamentos racistas.

As 14 publicações contendo a história receberam, no total, mais de 30 mil retuítes.

 

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

Band humilha garis outra vez. Hélio Costa não vai fazer nada ?

Carta aberta à população (do Sindicato dos Garis e...

RACISMO NA ITÁLIA: Berlusconi: “Menos imigrantes igual a menos crimes”

Polémica em Itália após declarações de Silvio Berlusconi. Para...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=