Após vencer câncer, modelo plus size carioca luta contra ‘gordofobia’ na web

Cláudia Rocha, de 35 anos, tem um canal de vídeos chamado ‘GorDivah’.
Depois de sobreviver a doença, ela diz ser mais do que 3 dígitos na balança.

Por: Lívia Torres

Com 130 kg distribuídos por 1,68m, a funcionária pública e modelo plus size Cláudia Rocha, de 35 anos, se descreve como uma “GorDivah”. Depois de vencer um câncer que quase a levou a morte, a carioca diz ser muito mais do que três dígitos em uma balança. Com um canal de vídeos no Youtube, a também é blogueira dribla a “ditadura” da magreza e combate o que chama de “gordofobia”.

“Em 2013, alguém teceu um comentário sobre a roupa que eu estava usando, me elogiando, e eu respondi: ‘Diva também pode ser gordinha. Eu sou uma gordinha diva.’ Aí, me deu um estalo. Falei para a pessoa: ‘Eu sou uma Gordiva!’ Ali nasceu a GorDivah, que ganhou um “h” no final para me lembrar sempre de ‘oh que linda'”, explicou.

Vitória sobre o câncer
Há dois anos, um câncer de intestino fez Cláudia ganhar peso, fazendo ela chegar a 150 kg na pior fase da doença. Ela, que já foi magra, fez dietas e diversos tratamentos para emagrecer, mas desistiu após sobreviver ao câncer. “Percebi que sou muito mais do que as críticas que recebo pelo meu peso. Recebi uma segunda chance da vida e nunca mais vou deixar de viver nada que eu queria por conta do meu peso, por achar que não tenho valor e não mereço ser feliz por ser gorda.”

gordinha2Em dezembro de 2013, a funcionária pública retornou do evento “Dia de Modelo Plus Size” (sessão de fotos para mulheres que não são modelos profissionais e desejam passar pela experiência de serem produzidas e fotografadas por profissionais) e resolveu gravar um vídeo para compartilhar a experiência. Desde então, novos vídeos com diferentes temas foram criados e estava formado o canal da GorDivah no Youtube. Ela conta que ultimamente tem recebido sugestões por e-mail dos maridos de gordinhas que lutam para convencê-las a ir à praia.

“Eu estava tão empolgada com a produção que fizeram em mim, me sentindo tão linda, que resolvi gravar um vídeo para falar da experiência, mostrar o resultado e estimular outras mulheres a fazerem o mesmo. Antes de sobreviver ao câncer, eu odiava tirar fotos, fugia toda vez que uma câmera aparecia.

A proposta de Cláudia é levar uma reflexão sobre o próprio corpo até as mulheres. Para isso, além do canal de vídeos, ela conta com um blog onde é colaboradora, o “Gordinhas Maravilhosas”, e com um site de perguntas e respostas.

“Fãs de gordinhas enviam suas perguntas sobre como lidar com determinadas situações que acontecem com as gordinhas deles, como convencê-las a vencer o preconceito que sofrem, etc. As pessoas se identificam comigo, pois meu discurso é diferente do que vemos na maioria dos blogs plus size. Eu as estimulo a não aceitarem o preconceito e lutarem por respeito e ter o espaço que merecem”, disse.

gordiva

Cyberbullying
Apesar de incentivar as mulheres que têm sobrepeso, Cláudia por diversas vezes acaba sendo vítima de cyberbullying. Grande parte das pessoas que comentam no blog, segundo ela, não entendem o objetivo de suas publicações.

“Uma parte significativa de quem comenta no blog é gordofóbico. Em muitos casos, me agridem. São pessoas que infelizmente não entendem a minha proposta, que é estimular as mulheres, sejam gordinhas ou magras, a recuperarem o amor próprio, reconstruirem a autoestima, aprenderem a amar seus corpos, despertarem para a beleza real que existe nelas, embora a sociedade dite um padrão diferente.”

Cláudia não está sozinha nem na internet, nem na vida real. Através da página dos “Gordinhos Ousados”, diversos encontros acontecem desde 2011. Eles ocorrem em São Paulo e Rio de Janeiro. No próximo sábado (16), haverá outro no Rio, na Quinta da Boa Vista, Zona Norte da cidade.

“Nos conhecemos através da internet, em páginas voltadas para gordinhos. Nos encontros nós interagimos com o grupo, conversamos, rimos bastante, fazemos novas amizades e quando surge a oportunidade bancamos o cupido”, concluiu.

encontro_gordinhosFonte: G1

+ sobre o tema

para lembrar

Educação pública e a falsa contraposição entre quantidade e qualidade

Por Selma Rocha A necessidade de que a educação pública...

Presidenta da Apeoesp responde Reinaldo Azevedo: “O senhor é mal informado e mente”

“Quanto ao senhor, é assalariado de uma empresa jornalística e...

Enem: A meritocracia e outras fábulas para ninar adultos

Passando perto de um local de realização do Enem,...

“Dez Mandamentos do Professor”, por Leandro Karnal

A sabedoria do mais influente legislador do Ocidente, Moisés,...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=