Árabes que vivem nos Estados Unidos criticaram duramente e acusaram de racismo o anúncio que está sendo utilizado pela Coca-Cola antes do Super Bowl (final do campeonato de futebol americano), que acontece neste domingo, segundo informações do site do jornal Daily Mail. De acordo com a publicação, o Comitê Árabe-Americano (ADC, na sigla em inglês) questiona a empresa perguntando por que os árabes são sempre apresentados como xeques ricos do petróleo, terroristas ou dançarinas do ventre.
O anúncio da marca de refrigerantes mostra uma corrida para se chegar a uma garrafa gigante de Coca-Cola. O vídeo inicia com uma caminhada de árabes por meio de um deserto, quando avistam a grande garrafa. Na “corrida” para chegar até o objeto aparecem ainda vaqueiros, dançarinas e um grupo de saqueadores.
O comercial termina sem um fim para a história e a Coca-Cola disponibiliza o site http://www.cokechase.com/ para que o público possa votar em quem chegará primeiro até garrafa, o que ocasionou outra acusação dos árabes, isso porque eles não estão entre as opções da vitória. No início do comercial o camelo de um deles empaca. O comitê ainda afirma que a Coca-Cola está chamando os árabes de tolos, já que eles não têm chance de vencer a corrida, segundo o jornal.
O comitê pede que a Coca-Cola retire o anúncio do ar antes de domingo, quando cerca de 100 milhões de americanos devem assistir ao Super Bowl. Segundo a publicação, a Coca-Cola afirmou que é uma marca apreciada em todos os locais e que o vídeo foi ilustrado com diversão e felicidade. De acordo com o Daily Mail, o ADC ficou famoso em 1992, quando reclamou que as letras das músicas do filme Aladdin, da Disney, eram racistas.
Fonte: Terra